Banner Portal
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
PORTUGUES
INGLES
XML

Palavras-chave

Bibliometria. Indicadores científicos. Visualização de informação. Coordenação do aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Pós-Graduação. Ciências econômicas.

Como Citar

ALVES, Mirian Clavico; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de; AMARAL, Roniberto Morato do. Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 324–348, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i2.8646366. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646366. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência e tecnologia. O Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram nove Programas de Pós-Graduação da área de Economia da UNICAMP avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados constituírem-se em um conjunto de indicadores sobre as dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, concluiu-se que é viável utilizar os conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos PPG, com a elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i2.8646366
PORTUGUES
INGLES
XML

Referências

ALVES, Camila. A infografia como fator de influência na compreensão de temos de C&T. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 11., 2010, Novo Hamburgo. Anais do... Novo Hamburgo: Intercom, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2013/resumos/R8-0995-1.pdf. Acesso em: 2 nov. 2014.

BAUMGARTEN, Maíra. Avaliação e gestão de ciência e tecnologia: Estado e coletividade científica. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 70, 2004. Disponível em: <http://rccs.revues.org/1046>. Acesso em: 26 jun. 2014.

BOMENY, Helena. Um personagem e suas histórias. Cienc. Cult., São Paulo, v. 66, n. 4, Dec. 2014 .

BRAGA, Mariana Moron Saes; VENTURINI, Ana Elisa João Francisco. Endogenia acadêmica em um programa de pós-graduaçao em direito. In: MEZZAROBA, Orides; TAVARES NETO, José Querino; VASCONCELOS, Silvia Andréia (Coord.). Direito, educação, ensino e metodologia jurídicos. Florianópolis: FUNJAB, 2013. p. 91-108 Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=30f0641c041f03d9. Acesso em: 9 fev. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Coleta de dados - conceitos e orientaçoes: manual de preenchimento da Plataforma Sucupira. Brasília: Capes, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/lancamento/manual.jsf;jsessionid=g4CA8Ju0mDUlEsElt776TWeb.sucupira-75. Acesso em: 28 out. 2014.

BRASIL.Ministério da Educação. Pós Stricto Sensu. 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao/pos-graduacao>. Acesso em: 26 de Jun. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Caderno de Indicadores. Brasília: Capes, 2010. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/CadernoAvaliacaoServlet. Acesso em: 10 mar. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de área 2013. Brasília: Capes 2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Economia_doc_area_e_comiss%C3%A3o_16out.pdf . Acesso em: 10 mar. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Planilha de indicadores. Brasília: Capes, 2014. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/resultados/planilhas-comparativas. Acesso em 26 jun. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Resultado Trienal-2013. Brasília: Capes, 2015. Disponível em:http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/. Acesso em: 12 mar. 2015.

DANTAS, Flávio. Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: idéias para (avali) ação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 1, n. 2, 2004. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/46. Acesso em: 29 out. 2014.

DAVYT, Amilcar; VELHO, Léa. A avaliação da ciência e a revisão por pares: passado e presente. Como será o futuro? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 93-116, 2000.

DORTA-GONZÁLEZ, Pablo; DORTA-GONZÁLEZ, María Isabel. Indicador bibliométrico basado en el índice h. Revista Española de Documentación Científica, Espanha, v. 33, n. 2, 2010. Disponível em: http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/553/627. Acesso em: 7 abr. 2014.

FARIA, Leandro Innocentini Lopes de; et al. Análise da produção científica a partir de publicações em periódicos especializados. In: BRETANI, Ricardo Renzo; CRUZ, Carlos Henrique de Brito (Eds.). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo-2010. São Paulo: Fapesp, 2011.

FEW, Stephen. Simple visualization techniques for quantitative analysis. California: Analytics Press, 2009.

FREITAS, Carla Maria dal Sasso; et al. Introdução à visualização de informações. RITA, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2001.

GREGOLIN, José Angelo Rodrigues et al. Análise da produção científica a partir de indicadores bibliométricos. In: LANDI, Francisco Romeu; GUSMÃO, Regina. (Coord.). Indicadores de ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo-2004. São Paulo: Fapesp, 2005. p. 5-43, cap. 5, v.1. Disponível em: http://www.fapesp.br/indicadores2004/volume1/as_iniciais_vol1.pdf Acesso em: 7 abr. 2014.

HORTA, José Silvério Baía; MORAES, Maria Célia Marcondes de. O sistema CAPES de avaliação da pós-graduação: da área de educação à grande área de ciências humanas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 30, p. 95-116, dez. 2005 . Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300008&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 7 abr. 2014.

HORTA, Hugo. Deepening our understanding of academic inbreeding effects on research information exchange and scientific output: new insights for academic based research. Higher Education, Netherlands, v. 65, n. 4, 2012.

HORTALE, Virginia Alonso. Modelo de avaliação Capes: desejável e necessário, porém, incompleto. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n6/a27v19n6.pdf Acesso em: 7 abr. 2014.

LIBERAL, Claudemir. Gonçalves. Indicadores de ciência e tecnologia: conceitos e elementos históricos 1. Ciência & Opnião, Curitiba, v. 2, n. 1/2, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MODOLO, Cristiane Machado. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 12., 2007, Juiz de Fora, Anais... Juiz de Fora: Intercom, 2007. Disponível em: http://ddiprojeto2.xpg.uol.com.br/infograficos_caracteristicas_conceitos_e_principios_basicos.pdf. Acesso em: 16 maio 2015.

MOREIRA, Maria Lígia.; VELHO, Léa. Pós-graduação no Brasil: da concepção “ofertista linear” para “novos modos de produção do conhecimento” implicações para avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 13, n. 3, 2008.

NATIONAL Science Foundation. Disponível em: http://www.nsf.gov/. Acesso em: 22 nov. 2014.

OKUBO, Yoshiko. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. OECD - Science, technology and industry working papers, Paris, n. 1997/01, 70 p., Jan.1997. Disponível em: http://ideas.repec.org/p/oec/stiaaa/1997-1-en.html. Acesso em: 9 mar. 2014.

PAINEL Lattes. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/painelLattes/. Acesso em: 27 de jul. 2016

PACIEVITCH, Th'ais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 2016. Disponível em: http://www.infoescola.com/educacao/coordenacao-de-aperfeicoamento-de-pessoal-de-nivel-superior-capes/. Acesso em 26 de Jun. 2016.

PRESSER, Nadi Helena; SILVA, Eli Lopes da; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Resources to formulate and to visualize indicators to support processes of educational management in hegher education institutes. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 2, 2010.

SCHMITT, Valdenise. A infografia jornalistica na ciência e tecnologia. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Faculdade de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2006. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/schmitt-valdenise-infografia-jornalistica.pdf. Acesso em: 2 nov. 2014.

SCHWARTZMAN, Simon. Uses and abuses of education assessment in Brazil. Prospects, Netherlands, v. 43, n. 3, 2013. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11125-013-9275-9.

SCIMAGO research group. 2011. Disponível em: http://www.excelencia.universia.net/scimago/pt/scimago.jsp. Acesso em: 15 dez. 2014.

SILVA, Celmar Guimarães da. Exploração de bases de dados de ambientes de educação a distância por meio de ferramentas de consulta apoiadas por visualização de informação. 2006. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006.

SOARES, Maria Susana Arrosa (Coord.). A educação superior no brasil. Brasília: Capes, 2002. 304p. ISBN 8588468093.

MEIJIA TRUJILLO, Albeiro. Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Brasília: Unesco, 2013. Disponível em: http://www.catedra.uevora.pt/unesco/index.php/unesco_pt/content/download/881/5575/file/Acordo.pdf. Acesso em: 26 out. 2014.

VLAB4U: Grupo de Pesquisa de Informação. Disponível em: <http://vlab4u.info/. Acesso em 27 jul. 2016

VOLPATO, Gilson Luiz. Metodo lógico para a redação científica. Botucatu: Best Writhing, 2011.

YAU, Nathan. Visualise isto: o guia do flowingdata para design, visualização e estatística. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

ZACKIEWICZ, Mauro. Coordenação e organização da inovação: perspectivas do estudo do futuro e da avaliação em ciência e tecnologia. Parcerias Estratégicas, Brasília, n. 17, 2003. Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewArticle/242. Acesso em: 25 abril 2015.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.