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Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
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Palavras-chave

Bibliometria. Indicadores científicos. Visualização de informação. Coordenação do aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Pós-Graduação. Ciências econômicas.

Como Citar

ALVES, Mirian Clavico; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de; AMARAL, Roniberto Morato do. Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 324–348, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i2.8646366. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646366. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência e tecnologia. O Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram nove Programas de Pós-Graduação da área de Economia da UNICAMP avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados constituírem-se em um conjunto de indicadores sobre as dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, concluiu-se que é viável utilizar os conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos PPG, com a elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i2.8646366
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