Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia

Palavras-chave: Bibliometria. Indicadores científicos. Visualização de informação. Coordenação do aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Pós-Graduação. Ciências econômicas.

Resumo

O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência e tecnologia. O Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram nove Programas de Pós-Graduação da área de Economia da UNICAMP avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados constituírem-se em um conjunto de indicadores sobre as dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, concluiu-se que é viável utilizar os conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos PPG, com a elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG.

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Biografia do Autor

Mirian Clavico Alves, Universidade Estadual de Campinas
Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (2015), especialização em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista (2008), graduação em Biblioteconomia (2010) e graduação em Ciência da Informação (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua na linha de Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável, Indicadores Científicos, Indicadores Bibliométricos, Administração de Bibliotecas, Produtos e Serviços de Informação e Normalização Bibliográfica. Atualmente é diretora da Biblioteca do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.
Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos

Coordenador Executivo do NIT/Materiais. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Ciência da Informação (DCI). Doutor em Sciences de L'Information et Communication pela Université Paul Cézanne Aix Marseille - França (2001). Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1994)

Roniberto Morato do Amaral, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Atuação em Ciência da informação, Gestão de unidades de informação, Gestão de pessoas por competência, Inteligência competitiva e Indicadores de C&T. Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar (2010). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar (2006). Bacharel em Biblioteconmia e Ciência da Informação pela UFSCar (2003).

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Publicado
2017-04-17
Como Citar
Alves, M. C., Faria, L. I. L. de, & Amaral, R. M. do. (2017). Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 15(2), 324-348. https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i2.8646366

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