Resumo
Introdução: A mensuração e caracterização da produção científica permite medir o grau e a direção do avanço da ciência. Objetivo: O objetivo deste estudo é descrever o comportamento da produção científica de pesquisadores categorizados no Nível III do Programa Nacional de Incentivo a Pesquisadores do Paraguai, no período 2010-2020. Método: Foi proposto um estudo quantitativo, descritivo, não experimental, transversal. Os dados de produção científica foram obtidos do SCOPUS e SciELO. Resultados: Evidenciou-se que cerca de 80% da produção científica estudada correspondia ao SCOPUS. A maior produção foi apresentada nos anos de 2015, 2017 e 2019. As publicações foram em sua maioria escritas em inglês e foram principalmente artigos científicos. Revelou-se que 75% das publicações correspondiam a pesquisadores do sexo masculino e que a faixa etária de 55 a 59 anos concentrava aproximadamente 35% das publicações. A área de publicações que mais se destacou foi a de Ciências Médicas e da Saúde. Conclusão: Os achados indicam que a produção científica dos pesquisadores estudados está canalizada para se posicionar em periódicos de alto impacto, utilizando o inglês como idioma principal e o artigo científico como meio preferencial de publicação, visando, assim, visibilidade internacional. No entanto, há a necessidade de implementar ações que visem a equidade na participação de mulheres pesquisadoras ao mais alto nível de categorização e a aumentar a visibilidade das áreas menos representativas da ciência.
Referências
ABOAL, D. et al. Evaluación de corto plazo del Programa Nacional de Incentivo a los Investigadores (PRONII) de Paraguay. Banco Interamericano de Desarrollo, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3HXODDj. Acesso em: 10 jan. 2022.
BORRELL, C. et al. Las desigualdades de género en la ciencia: gaceta sanitaria da un paso adelante. Gaceta Sanitaria, v. 29, n. 3, p. 161-163, maio 2015. http://dx.doi.org/10.1016/j.gaceta.2015.03.005. Disponível em: https://bit.ly/3u8kNXb. Acesso em: 5 set. 2021.
CONSEJO NACIONAL DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (CONACYT). Estadísticas e Indicadores de Ciencia y Tecnología de Paraguay 2011. Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, 2012. Disponível em: https://www.conacyt.gov.py/sites/default/files/IndicadoresCyT2011.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
CONSEJO NACIONAL DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (CONACYT). Resolución Nº518/2020 “Por la cual se aprueba el Reglamento del Programa Nacional de Incentivo a los Investigadores-PRONII. Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, dez. 2020. Disponível em: https://www.conacyt.gov.py/sites/default/files/upload_editores/u489/Reglamento-PRONII.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.
CONSEJO NACIONAL DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (CONACYT). Indicadores de Ciencia y Tecnología de Paraguay 2019. Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, 2021a. Disponível em: https://www.conacyt.gov.py/sites/default/files/upload_editores/u454/Indicadores-CyT_Paraguay-2019-actualizado-7-mayo-2021.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
CONSEJO NACIONAL DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (CONACYT). Indicadores de Ciencia y Tecnología de Paraguay 2020. Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, 2021b. Disponível em: https://www.conacyt.gov.py/sites/default/files/upload_editores/u489/Resultados-ACT2020-Indicadores-CyT_Paraguay-2020.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
CONSEJO NACIONAL DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (CONACYT). Programa Nacional de Incentivo a los Investigadores (PRONII). Disponível em: https://www.conacyt.gov.py/pronii. Acesso em: 21 out. 2021c.
CONSEJO NACIONAL DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (CONACYT). ¿Qué es el CVPy? Disponível em: https://cv.conacyt.gov.py/. Acesso em: 30 jan. 2022.
DÁVALOS, L. Ciencia en Paraguay. Una radiografía cuantitativa. 1.a ed. Sociedad Científica del Paraguay, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3ONPkl1. Acesso em: 29 set. 2021
DUARTE-MASI, S. Indicadores Bibliométricos de Paraguay. Revista Memorias del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Salud, v. 2, n. 1, p. 49-53, jun. 2006. Universidad Nacional de Asunción. Disponível em: http://scielo.iics.una.py/pdf/iics/v4n1/v4n1a13.pdf. Acesso em: 12 out. 2021
GOOGLE SCHOLAR. Disponível em: https://scholar.google.com/. Acesso em: 24 nov. 2021.
LAMEDA, C. et al. Importancia de publicar artículos científicos desde las perspectivas individual, de las organizaciones y la sociedad. Revista Digital de Investigación y Postgrado, v. 5, n. 4, p. 914-927, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5329319. Acesso em: 20 out. 2021.
MIGUEL, S. Revistas y producción científica de América Latina y el Caribe: su visibilidad en SciELO, RedALyCy SCOPUS. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 34, n. 2, p. 187-199, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179022554006. Acesso em: 30 set. 2021.
MORENO-FLEITAS, O. E. Producción científica de los investigadores categorizados en el Programa Nacional de Incentivo a los Investigadores (PRONII) de Paraguay (2005-2015). Academo Revista de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades, v. 6, n. 1, p. 23-28, jan-jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.30545/academo.2019.ene-jun.4. Disponível em: https://revistacientifica.uamericana.edu.py/index.php/academo/article/view/105/10. Acesso em: 20 out. 2021.
NIÑO-PUELLO, M. El inglés y su importancia en la investigación científica: algunas reflexiones. Revista Colombiana de Ciencia Animal - Recia, v. 5, n. 1, p. 243, 13 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.24188/recia.v5.n1.2013.487. Disponível em: https://revistas.unisucre.edu.co/index.php/recia/article/view/487/534. Acesso em: 5 nov. 2021.
ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICOS. Manual de Frascati 2015: guía para la recopilación y presentación de información sobre la investigación y el desarrollo experimental. [S.l.]: Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología, 2018. http://dx.doi.org/10.1787/9789264239012-en. Disponível em: https://bit.ly/3Nl1yAd. Acesso em: 28 dez. 2021.
PAZ-ENRIQUE, L. E.; HERNANDEZ-ALFONSO, E. A. Estudio de productividad científica internacional de la temática Caña de Azúcar relacionada con Química Aplicada. RTQ, Santiago de Cuba, v. 35, n. 3, p. 295-307, dez. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3bpTO2B. Acesso em: 22 dez. 2021.
PIEDRA-SALOMÓN, Y.; MARTÍNEZ-RODRÍGUEZ, A. Producción científica. Ciencias de la Información, v. 38, n. 3, p. 33-38, dez. 2007. Instituto de Información Científica y Tecnológica. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181414861004. Acesso em: 18 nov. 2021.
RAU, J. R. ¿Sigue la producción de artículos ISI de los ecólogos chilenos (sensu lato) la ley de Lotka (1926)? Revista Chilena de Historia Natural, v. 84, n. 2, p. 213-216, jun. 2011. http://dx.doi.org/10.4067/s0716-078x2011000200007. Disponível em: https://bit.ly/3u1kbCD. Acesso em: 7 out. 2021.
RED DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA -IBEROAMERICANA E INTERAMERICANA (RICYT). Indicadores. Disponível em: http://www.ricyt.org/category/indicadores/. Acesso em: 30 nov. 2021.
RODRÍGUEZ-DEL VALLE, R. E; DÁVALOS-DÁVALOS, L. A. Concentration and dispersion of Paraguayan scientific production. Mathematical model of Bradford. Revista Científica de la UCSA, v. 6, n. 3, p. 23-31, 30 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.18004/ucsa/2409-8752/2019.006.03.023-031. Disponível em: https://bit.ly/3NoIrFI. Acesso em: 10 nov. 2021.
SPINAK, E. Diccionario enciclopédico de Bibliometría, Cienciometría e Informetría. UNESCO, 1996. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243329. Acesso em: 25 out. 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Mónica Báez Escalante, Mariana Cáceres Ruiz Díaz, Emilce Sena Correa