Acessibilidade / Reportar erro

Visibilidade, Inovações e Boas Práticas Editoriais

Iniciamos esse editorial apresentando na lateral à esquerda a capa que identifica essa edição e ao mesmo tempo, homenageia a Biblioteca Central César Lattes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), representada pelo seu Sistema de Bibliotecas (SBU), sede da RDBCI. Chegamos a mais uma edição, que dar início às comemorações dos 20 anos da RDBCI, uma publicação focada nas áreas da Biblioteconomia e Ciência da informação (BCI), que teve grandes conquistas alcançadas ao longo de 2022, e por isso a temática desta vez refere-se à Visibilidade, Inovações e Boas Práticas Editoriais.

Salientamos que, a RDBCI, desde a sua criação em 2003, teve e tem sempre grande relevância para a área acadêmica da Biblioteconomia e Ciência da Informação, sendo referenciada e estudada em diversos trabalhos, comparativamente com outros periódicos da área, como poderá ser verificado por meio da base de dados BRAPCI. Ao completarmos vinte anos, em 2023, buscaremos mais ainda em nos consolidar como uma revista de referência na área, não somente nacional, mas também almejando alcançar o reconhecimento internacional nas áreas da BCI.

Como grandes conquistas, começamos falando da estratificação da revista no Qualis da Capes, de B1, na área de Comunicação e Informação, passando em 2022 para A3. Ainda que não nos convençamos da divulgação da revista com esse estrato, temos a plena consciência de que ela possui todas as qualificações para alcançar a nota máxima, razão que explicarei a seguir.

Entre as condições que podemos afirmar que a RDBCI poderia ter um maior estrato em relação ao Qualis citamos as seguintes:

  • A RDBCI é a única revista da área com publicação bilíngue (português e inglês), pois desde 2016 a RDBCI publica artigos com esses dois idiomas, melhorando cada vez mais a questão das barreiras linguísticas.

  • Desde 2017, a revista aceita apenas trabalhos submetidos por mestres acompanhados por doutores, ou simplesmente doutores, qualificando e demarcando os trabalhos produzidos por especialistas com formação de pós-graduação.

  • Na questão visibilidade para a publicação em relação aos indexadores, desde 2018, estamos indexados na base de dados Scopus, obtendo um quartil adequado em relação as nossas citações.

  • No perfil do Google Scholar Metrics, o índice H da revista está entre um dos melhores das publicações em Biblioteconomia e Ciência da Informação, como demonstrado na figura 1:

Figura 1
Publicações que correspondem Biblioteconomia no GSM2 2 Fonte: Biblioteconomia - Métricas do Google Acadêmico

Observa-se que a RDBCI está classificada como a terceira com maior índice H em relação as demais listadas.

  • Ainda sobre os indexadores, além da Scopus como citado acima, estamos também indexados na Web of Science, precisamente na base de dados ESCI - Emerging Sources Citation Index, na Clase/BIBLAT e recentemente no SciELO, sendo que neste último, permitiu-nos inclusive melhorar o site em relação as informações disponibilizadas para os usuários. Além desses indexadores, a RDBCI está mencionada e registrada num total aproximado de 30 (trinta) indexadores de áreas especializadas em BCI, e multidisciplinares entre bases de dados, diretórios, portais e índices.

  • Quanto ao tempo de existência, citado no início deste editorial (desde a sua existência em 2003), a RDBCI congrega uma gama de trabalhos publicados por profissionais da informação, docentes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da área e áreas afins que culmina na totalidade de 569 (quinhentos e sessenta e nove) trabalhos publicados entre artigos, artigos de pesquisa, relatos e resenhas.

  • Publicação de vídeo e áudio para acompanhar o desenvolvimento da acessibilidade em relação ao desenvolvimento e inovação do site para pessoas com deficiência, além de incluir um software, desenvolvimento pelo Governo Federal, que permite realizar a leitura das páginas pela modalidade de Libras. Esse tipo de ação, promove e divulga amplamente a revista nas redes sociais e outros canais de visualização de dados.

Sendo assim, esses são os itens de diferenciação da RDBCI, em relação as demais publicações que não estão com esses requisitos, e permite-nos concluir que a revista possui todo o potencial para ser um estrato A1 na área da Comunicação e Informação.

Mesmo assim, temos muito em agradecer o que aconteceu com a RDBCI em 2022, mesmo possuindo o estrato Qualis A3 recebido da Capes, agradecemos muito de sermos aprovados no processo de indexação e aceite da RDBCI na Web of Science / ESCI, na Clase/ BIBLAT e no SciELO.

Em consonância com práticas de comunicação da Ciência Aberta, a RDBCI ingressou na modalidade de abertura do processo de peer review em comum acordo com os pareceristas, além de aceitar a submissão de preprints, adoção e inclusão dos dados de pesquisa, iniciados desde o segundo semestre de 2022 com a alteração da sua política editorial.

Com o processo de abertura do processo de peer review, o avaliador concorda em abrir seu parecer juntamente com o artigo. O parecer pode conter a identificação do avaliador, como apenas abrir o parecer e não ser identificado. Esses termos foram incluídos no novo formulário de avaliação da RDBCI, justamente para acompanhar os critérios e condições de inclusão no indexador SciELO que prima pela Ciência Aberta.

Além disso, recentemente obtivemos, o Selo DOAJ, sele este que é concedido aos periódicos que demonstram as melhores práticas em publicações de acesso aberto. Cerca de 10% dos periódicos indexados no DOAJ foram premiados com o Selo. Os periódicos não precisam atender aos critérios do Selo para serem aceitos no DOAJ.

Existem sete critérios que um periódico deve atender para ser elegível para o Selo DOAJ. Estes se relacionam com as melhores práticas na preservação a longo prazo, uso de identificadores persistentes, descobertabilidade, políticas de reutilização e direitos dos autores. (DOAJ, 2022).

Tivemos uma grande melhora no Sistema de Classificação JITA3 3 Link JITA: https://periodicos.sbu.unicamp.br/vocab_jita/vocab/index.php , instrumento que classifica os artigos da RDBCI, que tem como objetivo classificar trabalhos da área de BCI, implementando o sistema a partir do software TemaTres. Isso facilitou muito a busca pelos termos de classificação, bem como começar a incluir novos termos, ampliando o leque de termos indexados com idioma em inglês e português.

Deixando de relatar as conquistas e inovações da RDBCI, partimos para a apresentação dos trabalhos que compuseram esta edição.

No contexto geral, destacamos nesta edição a publicação de 30 trabalhos4 4 As imagens foram extraídas do banco de imagens gratuito da Pixbay: https://pixabay.com/pt/ , sendo eles divididos em 24 (vinte e quatro) Artigos e 06 (seis) Artigos de Pesquisa.

Damos início ao primeiro artigo destacando a Abordagem da sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas: revisão da literatura internacional, de autoria de Edinei Antônio Moreno (Instituto Federal de Santa Catarina), Ademar Dutra (Universidade do Sul de Santa Catarina), Ivone Junges (Universidade do Sul de Santa Catarina) e Clarissa Carneiro Mussi (Universidade do Sul de Santa Catarina). Os autores afirmam que a adoção da sustentabilidade está cada vez mais presente na rotina das pessoas e nas atividades de gestão de instituições de ensino. Nesse sentido, o artigo aborda o conceito de sustentabilidade aplicado nas atividades de gestão no cenário das bibliotecas, tendo como objetivo analisar, a partir de um fragmento da literatura científica, os conteúdos do tema sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas. [MORENO et al., 2022MORENO, E. A.; DUTRA, A.; JUNGES, I.; MUSSI, C. C. Abordagem da sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas: revisão da literatura internacional. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022025, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670507. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No segundo artigo sobre a Análise de domínio de políticas institucionais de acesso aberto no Brasil, Luísa Chaves Café, Vanessa Oliveira de Macêdo Cavalcanti, Camila Monteiro de Barros e Luciane Paula Vital (todos da Universidade Federal de Santa Catarina) corroboram dizendo que o Acesso Aberto à literatura científica é um movimento que se desenvolve há mais de duas décadas e se torna mais complexo como domínio de conhecimento. Com os avanços da área, algumas instituições criam políticas de acesso aberto que expressam normas, valores e paradigmas acerca do tema. Assim, esse trabalho teve como objetivo a identificação dos aspectos fundamentais do acesso aberto em suas representações presentes nas políticas institucionais brasileiras. [CAFÉ et al. 2022CAFÉ, L. C.; CAVALCANTI, V. O. de M.; BARROS, C. M. de; VITAL, L. P.; BISSET ALVAREZ, E. Análise de domínio de políticas institucionais de acesso aberto no Brasil. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022020, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670092. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670092. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No terceiro artigo que versa sobre a Autoria, ordem de autoria e contribuição de autor uma revisão de literatura, Ana Paula Araújo Cabral da Silva e Samile Andréa de Souza Vanz (ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) discutem sobre o artigo a revisão de literatura acerca dos conceitos de autor, contribuição de autor, ordem de autoria e posição no byline do artigo, que teve como objetivo identificar na literatura padrões relativos à atribuição de autoria, bem como as diversos papeis dos autores. [SILVA; VANZ, 2022SILVA, A. P. A. C. da; VANZ, S. A. de S. Autoria, ordem de autoria e contribuição de autor: uma revisão de literatura. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022028, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8669142. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8669142. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Na sequência o artigo sobre O código de ética e deontologia do bibliotecário reflexões freirianas a respeito de elementos sociolaborais, Antonio Luiz Mattos de Souza Cardoso, Marcelo Calderari Miguel e Philippe Peterle Modolo (todos da Universidade Federal do Espírito Santo) discutem neste trabalho, de caráter ensaístico, alguns aspectos da ética do bibliotecário a partir do pensamento de Paulo Freire. O propósito do artigo foi identificar possíveis especificidades e mesmo orientações conceituais dos diversos fenômenos e pontos relevantes da ética universal do ser humano, situa-se a importância com um código sobre a atuação profissional e práticas bibliotecárias. [CARDOSO; MIGUEL; MODOLO, 2022CARDOSO, A. L. M. de S; MIGUEL, M. C.; MODOLO, P. P.O código de ética e deontologia do bibliotecário: reflexões freirianas a respeito de elementos sociolaborais. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022018, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670110. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670110. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Mónica Báez Escalante, Mariana Cáceres Ruiz Díaz e Emilce Sena Correa (todas da Universidad Nacional de Asunción) no artigo sobre o Comportamento da produção científica de pesquisadores categorizados no Nível III do Programa Nacional de Incentivo a Pesquisadores do Paraguai: período 2010-2020, destacam que a mensuração e caracterização da produção científica permite medir o grau e a direção do avanço da ciência. Elas tiveram como objetivo na realização deste estudo, descrever o comportamento da produção científica de pesquisadores categorizados no Nível III do Programa Nacional de Incentivo a Pesquisadores do Paraguai, no período 2010-2020. [BÁEZ ESCALANTE; RUIZ DÍAZ; SENA CORREA, 2022BÁEZ ESCALANTE, M.; RUIZ DÍAZ, M. C.; SENA CORREA, E. Comportamento da produção científica de pesquisadores categorizados no Nível III do Programa Nacional de Incentivo a Pesquisadores do Paraguai: período 2010-2020. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022014, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668672. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668672. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

O uso de linguagens de programação no contexto dos Estudos Métricos da Informação tem conquistado espaço junto à comunidade científica da área devido sua praticidade, gratuidade e possivelmente, baixo custo computacional. Nesse contexto, Rafael Gutierres Castanha (Universidade Estadual Paulista) apresenta o artigo The Coupler: uma nova ferramenta bibliométrica para análises relacionais de citação, acoplamento bibliográfico e cocitação. Neste artigo, o autor apresenta uma ferramenta bibliométrica nova, gratuita e alternativa, voltada para análises relacionais de citação, com foco no acoplamento bibliográfico, construída sobre a linguagem de programação R, intitulada The Coupler. [CASTANHA, 2022CASTANHA, R. G. The Coupler: uma nova ferramenta bibliométrica para análises relacionais de citação, acoplamento bibliográfico e cocitação. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022029, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8671208. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8671208. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Desafios para qualificação dos periódicos científicos digitais da Pós-Graduação na UNEB: a experiência com indicadores bibliométricos em uma revista de Educação no Quadriênio 2018-2021, de Márcea Andrade Sales e Gilvania Clemente Viana (ambas da Universidade do Estado da Bahia), teve como panorama destacar que os periódicos científicos digitais da Pós-Graduação Stricto Sensu são considerados de fundamental importância para difusão do conhecimento produzido por pesquisadores das diferentes áreas de atuação. As autoras tiveram como objetivo, descrever o acompanhamento de uma revista enquanto periódico científico digital vinculado a um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, em busca de melhoria da sua qualificação durante o quadriênio 2018-2021. [SALES; VIANA, 2022SALES, M. A.; VIANA, G. C. Desafios para qualificação dos periódicos científicos digitais da Pós-Graduação na UNEB: a experiência com indicadores bibliométricos em uma revista de Educação no Quadriênio 2018-2021. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022006, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668003. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No oitavo artigo sobre Epígrafes no sistema de recompensas da ciência notas teóricas e modelo de análise, de autoria de Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi (Universidade Federal de São Carlos), a autora destaca que as epígrafes são fenômenos da linguagem que ocorrem em várias áreas do conhecimento e no campo científico são parte fundamental da língua e da cultura histórica da ciência. Baseado teoricamente na Ciência da Informação, Sociologia da Ciência, Literatura e Linguística esse artigo defende a ideia de que as epígrafes em textos científicos podem integrar o sistema de recompensas da ciência pois, assim como as citações, sinalizam a importância e a contribuição dos autores epigrafados para o campo de conhecimento no qual se inserem. Sendo assim, o artigo teve como objetivos perscrutar teorias e metodologias sobre o significado das epígrafes em textos científicos; elaborar e aplicar um modelo de análise de epígrafes inseridas em teses doutorais da área de Ciência da Informação. [HAYASHI, 2022HAYASHI, M. C. P. I. Epígrafes no sistema de recompensas da ciência: notas teóricas e modelo de análise. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022004, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8667926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667926. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Hanna Sandy de Oliveira e Lidia Eugenia Cavalcante (ambas da Universidade Federal do Ceará) contribuíram com o artigo Ex-Libris: uma revisão integrativa. O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa sobre estudos atuais do ex-libris, marca de proveniência e propriedade de livros que representam, por meio de imagem e/ou inscrições, os donos desses dispositivos. [OLIVEIRA; CAVALCANTE, 2022OLIVEIRA, H. S. de; CAVALCANTE, L. E. Ex-Libris: uma revisão integrativa. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022022, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670945. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670945. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No artigo sobre a Importância das práticas de Ciência Aberta e de comunicação científica na perspectiva de atores envolvidos, Nivaldo Calixto Ribeiro (Universidade Federal de Lavras), Dalgiza Andrade Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais), Célia da Consolação Dias (Universidade Federal de Minas Gerais) e Angélica Conceição Dias Miranda (Universidade Federal do Rio Grande), tiveram como objetivo analisar a importância atribuída por atores envolvidos com a Ciência Aberta, seus movimentos e iniciativas, construindo uma metodologia por meio do envio de um questionário a personalidades envolvidas com o processo científico, composta por bibliotecários, pesquisadores, professores e editores. [RIBEIRO et al., 2022RIBEIRO, N. C.; OLIVEIRA, D. A.; DIAS, C. da C.; MIRANDA, A. C. D. Importância das práticas de Ciência Aberta e de comunicação científica na perspectiva de atores envolvidos. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022019, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670366. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670366. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

A integração de dados culturais de repositórios digitais: um panorama dos Hubs da DPLA, de autoria de Maria Lígia Triques (Universidade Estadual de Londrina), Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez (Universidade Federal do Espírito Santo), Ana Cristina de Albuquerque (Universidade Estadual de Londrina), apresentaram a Digital Public Library of America (DPLA), uma iniciativa que visa ampliar o alcance de seu conteúdo e as possibilidades de aprimoramento e utilização dos dados para a geração de novos conhecimentos a partir da a integração de dados. Os autores tiveram então como objetivo, apresentar um panorama das soluções tecnológicas subjacentes à coleta e disponibilização de dados dos repositórios parceiros da DPLA, denominados Hubs, de modo a pontuar aspectos das oportunidades e dos desafios de interoperabilidade que eles enfrentam na busca pelo acesso integrado. TRIQUES; GONÇALEZ; ALBUQUERQUE, 2022TRIQUES, M. L.; GONÇALEZ, P. R. V. A.; ALBUQUERQUE, A. C. de. A integração de dados culturais de repositórios digitais: um panorama dos Hubs da DPLA . RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022007, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8666967. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666967. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...

Hugo Avelar Cardoso Pires (Instituto Federal do Paraná) e Claudio Paixão Anastácio de Paula (Universidade Federal de Minas Gerais), trouxeram como contribuição: As mudanças curriculares da Biblioteconomia brasileira e suas relações com a generificação da profissão bibliotecária. Neste trabalho, eles destacam como as relações de gênero se inserem na lógica do poder e se apoiam na produção de difusão de discursos para penetrar no cotidiano das pessoas e produzir indivíduos dóceis. Os autores objetivaram em apresentar uma discussão teórica acerca de como as mudanças curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil - ora mais humanistas, ora mais técnicos - influenciaram no processo de feminização da profissão e de inserção da profissão no rol de profissões notadamente marcadas pela divisão sexual do trabalho. [PIRES; PAULA, 2022PIRES, H. A. C.; PAULA, C. P. A. de. As mudanças curriculares da Biblioteconomia brasileira e suas relações com a generificação da profissão bibliotecária. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022008, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668097. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668097. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Danilo Formenton e Luciana de Souza Gracioso (ambos da Universidade Federal de São Carlos) falam sobre os Padrões de metadados no arquivamento da Web: recursos tecnológicos para a garantia da preservação digital de websites arquivados. Os autores, dialogando sobre a preservação digital no arquivamento da Web, identificaram e definiram quais padrões de metadados poderiam ser julgados por instituições de memória e universidades para que estas pudessem atender a preservação digital em arquivos da Web. [FORMENTON; GRACIOSO,2022FORMENTON, D.; GRACIOSO, L. de S. Padrões de metadados no arquivamento da Web: recursos tecnológicos para a garantia da preservação digital de websites arquivados. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022001, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8666263. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666263. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Percepção sobre o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores sob a ótica dos editores científicos, de autoria de Francisca Clotilde de Andrade Maia, Gabriela Belmont de Farias e Maria Giovanna Guedes Farias (todas da Universidade Federal do Ceará), teve como objetivo analisar a percepção de editores sobre a contribuição do compartilhamento de conhecimento entre avaliadores de artigos científicos, visando o aperfeiçoamento da elaboração de pareceres. [MAIA; FARIAS; FARIAS, 2022MAIA, F. C. de A.; FARIAS, G. B. de.; FARIAS, M. G. G. Percepção sobre o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores sob a ótica dos editores científicos. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022003, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8667456. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667456. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Bianca Savegnago de Mira (Universidade Estadual Paulista), Caroline Gomes de Oliveira (Universidade Estadual Paulista) e Milton Shintaku (Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia) no artigo Percurso editorial e a visibilidade das publicações científicas: um estudo de caso exploratório sobre o periódico Tchê Química, os autores indagam que a produção científica na área das Ciências Rígidas no Brasil é predominantemente publicada em periódicos internacionais, sendo dessa forma compreensível que periódicos nacionais busquem relevância internacional a fim de atrair maior visibilidade e consequentemente garantir um maior número de publicações. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender quais são os problemas enfrentados por periódicos da área de Química, principalmente no que concerne à visibilidade. [MIRA; OLIVEIRA; SHINTAKU, 2022MIRA, B. S. de.; OLIVEIRA, C. G. de; SHINTAKU, M. Percurso editorial e a visibilidade das publicações científicas : um estudo de caso exploratório sobre o periódico Tchê Química. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022011, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668225. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668225. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

A performance literária do contador de causos brasileiro Rolando Boldrin, de autoria de Ana Paula Pereira (Universidade Estadual de Londrina), Sueli Bortolin (Universidade Estadual de Londrina) e João Arlindo dos Santos Neto (Universidade Federal do Pará) dialogam com a comunidade que a performance literária propicia a preservação da memória por meio das narrativas orais populares, sendo, portanto, uma forma de resistência a favor das gentes do Brasil e de nossa cultura. Quando é desenvolvida utilizando os causos, torna-se fascinante. Apesar de ser uma narrativa oral que nem sempre é valorizada, carrega a identidade, os traços e jeitos de personagens tipicamente brasileiros. Assim, o objetivo deste estudo consistiu em analisar a performance literária do contador de causos Rolando Boldrin. Destacamos aqui que coincidentemente, ao publicarmos esse artigo no dia 02 de novembro de 2022, na semana seguinte (09 de novembro de 2022), ouvimos nos noticiários sobre o falecimento do apresentador, cantor, contador de causos Rolando Boldrin. Dessa forma, Rolando Boldrin está sendo homenageado com a publicação do artigo pelos autores na RDBCI. Fica um registro para a memória da revista. [PEREIRA; BORTOLIN; SANTOS NETO, 2022PEREIRA, A. P.; BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A. dos. A performance literária do contador de causos brasileiro Rolando Boldrin . RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022024, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8671176. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8671176. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No trabalho seguinte, intitulado: Práticas de gestão do conhecimento nas instituições do Sistema de Justiça brasileiro, Thais Carrier Mendonça, Neri dos Santos e Gregório Varvakis (todos da Universidade Federal de Santa Catarina) buscam identificar como as práticas da Gestão do Conhecimento contribuem para a aprendizagem organizacional e inovação nas instituições do Sistema de Justiça brasileiro. [MENDONÇA; SANTOS; VARVAKIS, 2022MENDONÇA, T. C.; SANTOS, N. dos; VARVAKIS, G. Práticas de gestão do conhecimento nas instituições do Sistema de Justiça brasileiro. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022005, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668083. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668083. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Murilo Mauro Silveira (Poder Judiciário de Santa Catarina) e novamente Gregório Varvakis (Universidade Federal de Santa Catarina) no artigo Profissional da informação e a co-criação de valor em serviços informacionais: contribuições teóricas, tiveram como objetivo construir um quadro teórico de referência que permitisse a investigação acerca dos processos de co-criação de valor em serviços informacionais sob a perspectiva do provedor de serviços (biblioteca e seus profissionais). [SILVEIRA; VARVAKIS, 2022SILVEIRA, M. M.; VARVAKIS, G. Profissional da informação e a co-criação de valor em serviços informacionais: contribuições teóricas. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022026, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670520. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670520. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No décimo nono artigo sobre o Projeto The Uncensored Library: uma estratégia para burlar a censura em países predadores da liberdade de imprensa, Marccycleis Maria Cavalcanti, Sandra Albuquerque Siebra, Leilah Santiago Bufrem e Hélio Márcio Pajeú (todos da Universidade Federal de Pernambuco), discutiram sobre o projeto “The Uncensored Library “ como meio de acesso à informação censurada em países identificados como limitadores da liberdade de imprensa. Além disso, examinaram sua adequação as características de bibliotecas virtuais e refletiram sobre a aplicação de curadoria de conteúdo na composição do acervo. [CAVALCANTI et al., 2022CAVALCANTI, M. M.; SIEBRA, S. A.; BUFREM, L. S.; PAJEÚ, H. M. Projeto The Uncensored Library : uma estratégia para burlar a censura em países predadores da liberdade de imprensa. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022027, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8669187. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8669187. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Quadrinhos, cultura e sociedade: contribuições das narrativas sequenciais para formação do leitor, é a contribuição de Andrea Pereira dos Santos e André Roberto Custódio Neves (ambos da Universidade Federal de Goiás). O artigo trouxe a discussão em torno das experiências de leitores com histórias em quadrinhos suscita vários apontamentos, desde relações de identificação, produção de sentidos e ressignificação até preconceitos contra este tipo de suporte midiático. Teve como objetivo averiguar as contribuições das narrativas sequenciais na formação do leitor, analisando como tal objeto de entretenimento é capaz de abranger conceitos e informações capazes de gerar impactos sociais relevantes, identificando e provocando reflexões sociais. [SANTOS; NEVES, 2022SANTOS, A. P. dos.; NEVES, A. R. C. Quadrinhos, cultura e sociedade: contribuições das narrativas sequenciais para formação do leitor. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022002, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8667789. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667789. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No artigo sobre: As singularidades do processo de trabalho nas bibliotecas universitárias especializadas em saúde: o serviço de referência em debate, Gesner Francisco Xavier Junior e Alcenir Soares dos Reis (ambos Universidade Federal de Minas Gerais), tiveram como objetivos neste artigo, apresentar e discutir as singularidades do serviço de referência nas bibliotecas universitárias especializadas em saúde, assim como os desafios/potencialidades da atuação bibliotecária nesse contexto. [XAVIER JUNIOR; REIS, 2022XAVIER JUNIOR, G. F.; REIS, A. S. dos. As singularidades do processo de trabalho nas bibliotecas universitárias especializadas em saúde: o serviço de referência em debate. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022017, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670252. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670252. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Gercina Angela de Lima (Universidade Federal de Minas Gerais) e Maria Luiza Almeida Campos (Universidade Federal Fluminense), no artigo sobre Sistema de armazenamento e recuperação da informação: uma análise do impacto das variáveis e medidas visando à organização e recuperação de informação centrado no usuário, objetivaram avaliar o impacto das variáveis exaustividade e especificidade e das medidas de revocação e precisão, assim como os conceitos de relevância e pertinência, em Sistemas de Recuperação de Informação. [LIMA; CAMPOS, 2022LIMA, G. A. de; CAMPOS, M. L. A. Sistema de armazenamento e recuperação da informação: uma análise do impacto das variáveis e medidas visando à organização e recuperação de informação centrado no usuário. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022012, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8667925. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667925. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No artigo seguinte sobre Transdisciplinaridade: a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico, Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares (Universidade de Brasília) e Patrícia de Sá Freire (Universidade Federal de Santa Catarina) objetivaram compreender a relevância de buscar todos os aspectos de uma mesma situação, em que a pesquisa teve como objetivo aprofundar as contribuições e entendimentos de alguns dos primeiros pensadores que trataram sobre a unidade do conhecimento, estendendo-se até Kurt Gödel, considerado o pai da transdisciplinaridade e ao Modo 2 de produção de conhecimento de Michael Gibbons. [ALVARES; FREIRE, 2022ALVARES, L. M. A. de R.; FREIRE, P. de S. Transdisciplinaridade: a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico . RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022016, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

No último artigo da seção Artigo intitulado Uso do significado linguístico para suporte à comunicação da informação, Marcelo Alves dos Santos e Cláudio Gottschalg Duque (ambos da Universidade de Brasília), estudaram Ferdinand Saussure, linguista, semiólogo, filósofo e um dos principais fundadores da semiótica afirma que o “Significado” é uma representação de algo criado na mente, uma associação que que está relacionada a um “Significante” que é a impressão psíquica do som. Assim, os autores tiveram como objetivo verificar a viabilidade de gerar comunicação baseada em imagens formadas na mente (Significado) e o que ela pode representar cognitivamente relacionado ao Significante utilizando uma interface cérebro-computador. [SANTOS; DUQUE, 2022SANTOS, M. A. dos .; DUQUE, C. G. Uso do significado linguístico para suporte à comunicação da informação. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022010, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668196. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Abrindo a seção Artigos de Pesquisa, João Pedro Pereira Guimarães (Universidade do Minho), Morgana Carneiro de Andrade (Universidade Federal do Espírito Santo) e Ana Alice Baptista (Universidade do Minho), trazem nesta edição, o trabalho sobre o Alinhamento de vocabulário de domínio utilizando os sistemas AML e LogMap. Neste estudo, os autores entenderam que vocabulários controlados são uma forma particular de ontologias. Sendo assim, eles tiveram como objetivo obter um vocabulário resultante do alinhamento e fusão dos vocabulários Domínios Científicos e Áreas Científicas da FCT, EuroSciVoc e UNESCO nomenclature for fields of Science and Technology, no domínio Ciências da Computação, para ser usado no âmbito do projeto IViSSEM. [GUIMARÃES; ANDRADE; BAPTISTA, 2022GUIMARÃES, J. P. P.; ANDRADE, M. C. de; BAPTISTA, A. A. Alinhamento de vocabulário de domínio utilizando os sistemas AML e LogMap. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022015, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668437. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668437. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Avaliação de sistemas de gerenciamento de processos de negócios (BPMS): análise multicritério dos softwares Bizagi e Bonita, Wagner Junqueira de Araújo e Tamara Aureliano Gomes (ambos da Universidade Federal da Paraíba), descrevem o resultado de trabalho de pesquisa que avaliou o funcionamento dos BPMS Bizagi e Bonita, utilizados para gerenciar o processo de contratação de serviços de acesso a bases de dados de livros digitais, conduzido pela Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. O artigo teve como objetivo analisar e comparar dois softwares utilizados para mapeamento do fluxo informacional em processos de negócios - os Business Process Management Systems (BPMS) Bizagi e Bonita. ferramentas de mapeamento de fluxo informacional no processo de negócios apresentado, observando seus desempenhos. Conclusão: Ao final da pesquisa, verificou-se que o software Bizagi se apresentou como o BPMS mais adequado diante dos critérios selecionados. [ARAÚJO; GOMES, 2022ARAÚJO, W. J. de; GOMES, T. A. Avaliação de sistemas de gerenciamento de processos de negócios (BPMS): análise multicritério dos softwares Bizagi e Bonita. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022023, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670814. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670814. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Mudanças distintivas e fundamentais ocorridas nas bibliotecas ao longo do tempo refletem na nomenclatura utilizada para se referir às suas características. Defende-se a tese de que o paradigma da hibridez para bibliotecas se estagnou na década de 90, diante da aplicabilidade da tecnologia, contudo a gestão atual não se detém neste fator, mas na proximidade existente com as suas comunidades. No artigo intitulado: Bibliotecas híbridas e o desenvolvimento das sociedades, Rafaela Carolina da Silva e Rosângela Formentini Caldas (ambas da Universidade Estadual Paulista), tiveram como objetivo acompanhar a trajetória sociocultural do conceito de biblioteca híbrida, embasada na análise discursiva das novas perspectivas de existência de um contributo social, a fim de propor um conceito que integre a formação da complexidade, conhecimento e inovação. [SILVA; CALDAS, 2022SILVA, R. C. da; CALDAS, R. F. Bibliotecas híbridas e o desenvolvimento das sociedades. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022030, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8671435. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8671435. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Destacando a produção na pandemia, em Desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias no contexto da pandemia da Covid-19, contribuição de Flor de Maria Silvestre (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Murilo Bastos da Cunha (Universidade de Brasília) tiveram como objetivo analisar informações de seis bibliotecas universitárias do Distrito Federal, descrevendo quais foram as primeiras medidas e passos que essas bibliotecas implementaram para seguir vigente na vida dos seus usuários. [SILVESTRE; CUNHA, 2022SILVESTRE, F. de M.; CUNHA, M. B. da. Desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias no contexto da pandemia da Covid-19. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022009, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668168. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668168. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

O livro é um objeto simbólico ou um “semióforo”, o que denota sua condição de estar “para além da informação”, envolvendo, ademais, materialidade e institucionalidade. Neste artigo de pesquisa sobre a Materialidade do livro: mapeamento e visualização temática na literatura em Ciência da Informação, Ana Karolina Alves Amorim e Rodrigo Rabello (ambos da Universidade de Brasília), mapearam autores, obras e temas relativos ou tangentes ao assunto “materialidade do livro” no âmbito da Ciência da Informação. [AMORIM; RABELLO,2022AMORIM, A. K. A.; RABELLO , R. Materialidade do livro: mapeamento e visualização temática na literatura em Ciência da Informação. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022021, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670863. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Finalizando as apresentações da seção de Artigo de pesquisa, temo a contribuição de Mariângela Spotti Lopes Fujita (Universidade Estadual Paulista) falando sobre a Sistematização de modelo de avaliação do controle de vocabulários em repositório relato de pesquisa com o Repositório Institucional Unesp. A autora destaca que o controle de vocabulário em sistemas de armazenamento, tratamento e recuperação de recursos de informação é necessário para se obter consistência entre a indexação e a recuperação de modo a evitar a dispersão informacional. Assim, nesta pesquisa foi elaborado modelo de avaliação que se propõe a sistematizar métodos, procedimentos, recursos e técnicas para controle de vocabulário e uso de vocabulários controlados em repositórios universitários administrados por bibliotecas. [FUJITA, 2022FUJITA, M. S. L. Sistematização de modelo de avaliação do controle de vocabulários em repositórios: relato de pesquisa com o Repositório Institucional Unesp. RDBCI, Campinas, SP, v. 20, e022013, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668751. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668751. Acesso em: 19 dez. 2022.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
]

Mesmo passando pelo segundo ano, quase três da pandemia, conseguimos fechar o ciclo de artigos publicados nesta edição de 2022, concluindo assim, nosso editorial referente ao volume 20, com uma rica e valiosa coletânea de artigos inéditos e com temáticas diversificadas. Temos somente que agradecer aos nossos colaboradores por finalizar essa edição.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um ótimo 2023 para todos. Que venham novos trabalhos para a festividades dos 20 anos de existência da RDBCI!

Boa leitura.

REFERÊNCIAS DOS TRABALHOS PUBLICADOS NESTA EDIÇÃO

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2023
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Publicado
    19 Dez 2022
Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br