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Desativação dos cursos brasileiros de pós-graduação stricto sensu em ciência da informação
Plateia de alunos questionando o palestrante
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Palavras-chave

Pós-graduação brasileira
Avaliação de cursos
Desafios educacionais
Desenvolvimento acadêmico
Pesquisa e desenvolvimento

Como Citar

MARQUES, Francis Bento; MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos; SOUZA, Renato Rocha. Desativação dos cursos brasileiros de pós-graduação stricto sensu em ciência da informação: uma discussão inicial. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024023, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8675581. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8675581. Acesso em: 27 set. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: A importância da Pós-Graduação para o desenvolvimento de uma sociedade é inquestionável, embora muitos desafios dificultam a sobrevivência dos programas que oferecem esse nível de ensino. Objetivo: Pretende-se, com este estudo, caracterizar os programas brasileiros de Pós-Graduação da área da Ciência da Informação que foram desativados. Metodologia: O estudo caracteriza-se como uma pesquisa pura, descritiva e quantitativa, aplicando-se os procedimentos da pesquisa documental, por meio da consulta ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi considerado o intervalo de 2004 a 2021, e os procedimentos adotados identificaram os programas, caracterizaram os desativados e mapearam as temáticas das suas pesquisas. Resultados: Os resultados revelaram a existência de três programas desativados, sendo um deles de modalidade profissional e com um tempo curto de existência, embora tenha contribuído para elevar a parcela de produção dos estudos defendidos nos três programas, cujas temáticas abordaram a informação como objeto de estudo, representando, assim, o campo da Ciência da Informação. Conclusão: A análise dos programas desativados evidenciou o fortalecimento da área, reforçou o papel exercido pelos programas profissionais e indicou possíveis desafios, tal como a tentativa de atender aos critérios de avaliação em relação com as desigualdades socioeconômicas do território brasileiro.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8675581
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