Resumo
Introdução: Durante a pandemia da COVID-19, pesquisas científicas começaram a ser amplamente compartilhadas nas mídias sociais, com destaque para a rede social X. A altmetria ajuda a entender o impacto dessas pesquisas e o perfil das comunidades que interagiram com elas nesse ambiente. Objetivo: Este estudo de caso visa mapear a rede de comunidade de atenção que interagiu com o artigo sobre COVID-19 mais compartilhado no X no Brasil entre 2020 e 2022. Metodologia: O artigo "Social Distancing Alters the Clinical Course of COVID-19 in Young Adults: A Comparative Cohort Study" foi selecionado na base de dados Dimensions. Utilizou-se o Altmetric.com para rastrear menções no X, com exclusão de retweets sem comentários. Os dados foram analisados com o software VOSviewer. Resultados: Foram analisadas 483 menções no X, sendo 7,03% tweets originais e 92,96% retweets comentados. A comunidade de atenção incluiu 470 usuários, com 12 contas verificadas. A maioria dos perfis eram individuais, com destaque para perfis acadêmicos e científicos, que demonstraram preocupação em compartilhar informações baseadas na ciência. Conclusão: A comunidade de atenção no X mostrou-se comprometida em disseminar informações científicas legítimas sobre saúde e proteção contra a COVID-19.
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