Banner Portal
O debate público sobre o distanciamento social no contexto da COVID-19
Homem ao centro de um globo, envolvido por estrutura de rede de computador
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B
PARECER C

Palavras-chave

COVID-19
Estudos métricos da informação
Comunicação Científica
Comunidades

Como Citar

GONTIJO, Marília Catarina Andrade; ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. O debate público sobre o distanciamento social no contexto da COVID-19: análise de uma comunidade de atenção no X (Twitter). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e025002, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v23i00.8675743. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8675743. Acesso em: 16 fev. 2025.

Resumo

Introdução: Durante a pandemia da COVID-19, pesquisas científicas começaram a ser amplamente compartilhadas nas mídias sociais, com destaque para a rede social X. A altmetria ajuda a entender o impacto dessas pesquisas e o perfil das comunidades que interagiram com elas nesse ambiente. Objetivo: Este estudo de caso visa mapear a rede de comunidade de atenção que interagiu com o artigo sobre COVID-19 mais compartilhado no X no Brasil entre 2020 e 2022. Metodologia: O artigo "Social Distancing Alters the Clinical Course of COVID-19 in Young Adults: A Comparative Cohort Study" foi selecionado na base de dados Dimensions. Utilizou-se o Altmetric.com para rastrear menções no X, com exclusão de retweets sem comentários. Os dados foram analisados com o software VOSviewer. Resultados: Foram analisadas 483 menções no X, sendo 7,03% tweets originais e 92,96% retweets comentados. A comunidade de atenção incluiu 470 usuários, com 12 contas verificadas. A maioria dos perfis eram individuais, com destaque para perfis acadêmicos e científicos, que demonstraram preocupação em compartilhar informações baseadas na ciência. Conclusão: A comunidade de atenção no X mostrou-se comprometida em disseminar informações científicas legítimas sobre saúde e proteção contra a COVID-19.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v23i00.8675743
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B
PARECER C

Referências

ADIE, E.; ROE, W. Altmetric: enriching scholarly content with article‐level discussion and metrics. Learned Publishing, London, v. 26, n. 1, p. 11-17, jan. 2013. DOI: https://doi.org/10.1087/20130103.

AMARAL, H. O papel das tvs públicas no contexto da pandemia de covid-19: análise noticiosa da JFTV Câmara. In: CORDEIRO, D. F. et al. (org.). Mídias, informação e ciência de dados: pesquisas, tendências e interfaces. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. cap. 16, p. 237-251.

ARAÚJO, R. F de. Communities of attention networks: introducing qualitative and conversational perspectives for altmetrics. Scientometrics, Hungary, v. 124, p. 1793-1809, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-020-03566-7.

ARAÚJO, R. F. de et al. O debate público e a desinformação científica: estudo sobre a nitazoxanida como tratamento para COVID-19. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: Universidade Estadual de Sergipe, 2023. p. 1-11.

BAI, Q. et al. A systematic review of emoji: current research and future perspectives. Frontiers in Psychology, Switzerland, v.10, n. 2.221, p. 1-16, oct. 2019. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02221.

BARTHEL, S. et al. What does twitter measure? influence of diverse user groups in altmetrics. In: PROCEEDINGS OF THE 15TH ACM/IEEE-CS JOINT CONFERENCE ON DIGITAL LIBRARIES, 15., 2015. Anais [...]. New York, USA: Association for Computing Machinery, 2015. p. 119-128.

BATOOLI, Z.; SAYYAH, M. Measuring social media attention of scientific research on Novel Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): an investigation on article-level metrics data of Dimensions, Preprint, [S.l.], 14 apr. 2020. DOI: https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-21980/v1.

BIELECKI, M. et al. Social distancing alters the clinical course of COVID-19 in young adults: a comparative cohort study. Clinical Infectious Diseases, Belgium, v. 72, n. 4, p. 598-603, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/cid/ciaa889.

BIK, H. M.; GOLDSTEIN, M. C. An introduction to social media for scientists. PLoS Biology, United States, v. 11, n. 4, p. 1-8, apr. 2013. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1001535.

BORNMANN, L.; HAUNSCHILD, R. Alternative article-level metrics: the use of alternative metrics in research evaluation. EMBO Reports, London, v. 19, p. 1-4, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.15252/embr.201847260.

DAS, A. K.; MISHRA, S. Genesis of altmetrics or article-level metrics for measuring efficacy of scholarly communications: Current perspectives? Journal of Scientometric Research, India, v. 3, n. 2, p. 82-92, 2014. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.1408.0090.

DAS, G.; WIENER, H. J. D.; KAREKLAS, I. To emoji or not to emoji? examining the influence of emoji on consumer reactions to advertising. Journal of Business Research, Papua New Guinea, v. 96, p. 147-156, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.11.007.

EISNER, B. et al. emoji2vec: Learning emoji representations from their description. In: PROCEEDINGS OF THE 4TH INTERNATIONAL WORKSHOP ON NATURAL LANGUAGE PROCESSING FOR SOCIAL MEDIA AT EMNLP 2016, 4., 2016. Anais [...]. Austin, USA: Association for Computational Linguistics, 2016. p. 1-7.

GOUVEIA, F. C. Altmetria: métricas de produção científica para além das citações. Liinc Em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 214-227, 2013. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v9i1.569.

HAUSTEIN, S. Scholarly Twitter metrics: how, when and what does the Twittersphere tweet about science? In: BRAZILIAN MEETING OF BIBLIOMETRICS AND SCIENTOMETRICS, 6., 2018. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.

HAUSTEIN, S. et al. Tweeting biomedicine: an analysis of tweets and citations in the biomedical literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, United States, v. 65, n. 4, p. 656-669, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23101.

HISING, E. Rede social X é suspensa no Brasil após ordem de Moraes. G1, [S.l.], 31 ago. 2024. Disponível em: https://l1nk.dev/XggVl. Acesso em: 26 jul. 2022.

HOLMBERG, K. et al. Astrophysicists’ conversational connections on Twitter. PLoS ONE, San Francisco, v. 9, n. 8, p. 1-13, aug. 2014. DOI: https://doi.org/doi:10.1371/journal.pone.0106086.

JOUBERT, M.; COSTAS, R. Getting to know science tweeters: a pilot analysis of south African Twitter users tweeting about research articles. Journal of Altmetrics, United States, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.29024/joa.8.

LEAL, M. R. C.; RIBEIRO, G. M. de C. Disputas discursivas em torno da cloroquina / hidroxicloroquina no combate ao coronavírus no Brasil: entre a ciência e a desinformação. In: CORDEIRO, D. F. et al. (org.). Mídias, informação e ciência de dados: pesquisas, tendências e interfaces. Goiânia : Cegraf UFG, 2020. cap. 13, p. 188-207.

LIU, J.; ADIE, E. New perspectives on article-level metrics: developing ways to assess research uptake and impact online. Insights, United Kingdom, v. 27, n. 2, p. 153-158, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1629/2048-7754.

MALEKI, A.; HOLMBERG, K. Tweeting and retweeting scientific articles: implications for altmetrics. Scientometrics, Hungary, v.129, p. 6197-6220, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-024-05127-8.

MARICATO, J. M.; MANSO, B. L. C. Characterization of the communities of attention interacting with scientifc papers on Twitter: altmetric analysis of a Brazilian University. Scientometrics, Hungary, v. 127, p. 3815-3835, jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-022-04442-2.

MENDES, M. M.; MARICATO, J. de M. Das apresentações públicas às redes sociais: : apontamentos sobre divulgação científica na mídia brasileira. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v23i.49959.

ORDUÑA-MALEA, E.; MARTÍN-MARTÍN, A.; DELGADO-LÓPEZ-CÓZAR, E. The next bibliometrics: almetrics (author level metrics) and the multiple faces of author impact. El profesional de la información, Spain, v. 25, n. 3, p. 485-470, may/jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2016.may.18.

ORTEGA, J. L. To be or not to be on Twitter, and its relationship with the tweeting and citation of research papers. Scientometrics, Hungary, v. 109, p. 1353-1364, aug. 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-016-2113-0.

PALLUDETO, A. W. A.; FELIPINI, A. R. Panorama da literatura sobre a financeirização (1992-2017): uma abordagem bibliométrica. Econ. e Soc., Campinas, v. 28, n. 2, p. 313-337, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8656961. Acesso em: 03 jul. 2022.

PANDIAN, N. D. S. et al. Altmetrics: factor analysis for assessing the popularity of research articles on Twitter. Journal Of Information Science Theory And Practice, Republic of Korea, v. 7, n. 4, p. 33-44, 2019. DOI: https://doi.org/10.1633/JISTaP.2019.7.4.3.

PEIXOTO, P. N.; ARAÚJO, R. F. de. Práticas informacionais na web social e os influenciadores digitais: uma análise espaço-temporal dos YouTubers brasileiros. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 8, n. 1, p. 162-187, abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.46902/2022n1p162-187.

PULIDO, C. M. et al. COVID-19 infodemic: more retweets for science-based information on coronavirus than for false information. International Sociology, United Kingdom, v. 35, n. 4, p. 377-392, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/026858092091475.

ROBINSON-GARCÍA, N. et al. New data, new possibilities: exploring the insides of Altmetric.com. El profesional de la información, Spain, v. 23, n. 4, p. 359-366. 2014. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.1408.0135.

SHAMSI, A.; LUND, B. D.; SEYYEDHOSSEINI, S. Sharing of retracted COVID-19 articles: an altmetric study. Journal of the Medical Library Association, United States, v. 110, n. 1, p. 97-102, jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.5195/jmla.2022.1269.

SILVA, M. M.; CENDON, B. V. Análise da produção e divulgação de desinformação científica no meio digital. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 17, n. 4, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/245453. Acesso em: 20 ago. 2024.

SUGIMOTO, C. R. et al. Scholarly use of social media and altmetrics: a review of the literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, United States, v. 68, p. 2037-2062, 2017. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23833.

THELWALL, M.; WILSON, P. Mendeley readership altmetrics for medical articles: An analysis of 45 fields. Journal of the Association for Information Science and Technology, United States, v. 67, p. 1962-1972. 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23501.

TRAJKOVSKI, V. The role of article level metrics in scientific publishing. The Journal of Special Education and Rehabilitation, Skopje, Republic of Macedonia, v.17, n. 1-2, p. 5-15, 2016. DOI: https://doi.org/10.19057/jser.2016.0.

X Corp. Glossario. 2024. Disponível em: https://help.x.com/pt/resources/glossary. Acesso em: 27 nov. 2024.

VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. VOSviewer Manual. Universiteit Leiden, 2022. p. 1-52.

VANTI, N. A. P.; SANZ-CASADO, E. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 349-358, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892016000300009.

WELLE, D. Julho foi mês mais fatal da pandemia de covid-19 no Brasil: foram quase 33.000 mortes SP foi o Estado mais atingido... Poder 360. [S.l.], 2 ago. 2020. Disponível em: https://encr.pw/RcDLs. Acesso em: 3 jul. 2022.

YOUSEFIFINAGHANIA, S. et al. An analysis of COVID-19 vaccine sentiments and opinions on Twitter. International Journal of Infectious Diseases, Netherlands, v. 108, p. 256-262, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijid.2021.05.059.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Marília Catarina Andrade Gontijo, Ronaldo Ferreira de Araújo

Downloads

Não há dados estatísticos.