Resumo
Introdução Estudos revelam que o ensino da competência em informação (CoInfo) possibilita o acesso à informação científica de qualidade e manejo das tecnologias da informação e comunicação (TICs), indispensáveis ao exercício profissional do ensino e da pesquisa. Durante a pandemia da covid-19, o uso das tecnologias assumiu maior importância e se tornou uma tendência nas atividades de ensino. Objetivo Identificar inovações no ensino de CoInfo na pós-graduação, tendo como hipótese que a aprendizagem de discentes sobre CoInfo pode contribuir para o incremento de habilidades profissionais relacionadas à autonomia e eficiência no processo de busca, seleção e recuperação da informação científica. Metodologia Revisão bibliográfica de escopo sobre inovações no ensino de CoInfo em programas de pós-graduação, dentro e fora do Brasil. A busca foi feita nas bases de dados Medline, Lilacs, ERIC, Cinahl, Academic Search Premier, Scopus, Scielo e o repositório Oasis.Br, focando a produção científica, em inglês, espanhol e português, produzida de 2010 a 2022. Dos 632 artigos encontrados, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 14 trabalhos para análise Resultado Foram identificadas inovações no ensino da CoInfo na educação superior, como: tutoriais online, cursos assíncronos com uso do humor, visitas virtuais a bibliotecas, parcerias entre docentes, bibliotecários, pedagogos e Universidades. Conclusão Os achados atestam inovações no ensino da CoInfo que podem ser adequadas aos contextos dos programas de pós-graduação no país, visando incrementar o acesso dos discentes à informação científica de qualidade, necessária para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e produção do conhecimento.
Referências
ACRL STANDARDS. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: Ilinois, 2016. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/ilframework Acesso em: 11 nov. 2023.
ADAMS, C., BUETOW, S., EDLIN, R., ZDRAVKOVIC, N., HEYLIGERS, J. A Collaborative Approach to Integrating Information and Academic Literacy into the Curricula of Research Methods Courses. Journal of Academic Librarianship, [S.l.], v.42, n.3, p.222–231. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2016.02.010. Acesso em: 13 jan. 2024
AN, A., QUAIL, S. Building BRYT: A Case Study in Developing an Online Toolkit to Promote Business Information Literacy in Higher Education. Journal of Library and Information Services in Distance Learning, [S.l.], v.12, n.3-4, p.71-89, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1533290X.2018.1498615. Acesso em: 13 abr. 2023.
BEHRENS, S. J. A conceptual analysis and historical overview of information literacy. College & Research Libraries, Chicago: Ilinois, v. 55, n. 4, p. 309-322, 1994. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/viewFile/14902/16348. Acesso em:12 fev. 2024.
BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação: das origens às tendências. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Regina-Belluzzo-Artigo-Revista-Informação-Sociedade-dezembro-2020.pdf Acesso em: 12 maio 2023.
BODEN, D. Gaining a PILOT’s Licence: Supporting Researchers at Imperial College London through the Postdoctoral Information Literacy Online Tutorial. In: KOHL-FREY, O; SCHMID-RUHE, B (Eds). Advanced Users: Information Literacy and Customized Services Konstanz Workshop on Information Literacy. [S.l.], p.165-173, 2007. Disponível em: https://kops.uni-konstanz.de/server/api/core/bitstreams/ab7e0c13-a2d6-42cf-9ac2-fb56e8729dd0/content. Acesso em: 12 fev. 2024.
CALLISON, D. Information literacy to inquiry: A timeline. School Library Monthly, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 14-25, 2014. Disponível em: https://studylib.net/doc/8408476/information-literacy-to-inquiry--a-timeline Acesso em: 14 jan. 2024.
CARVALHO, L. F. de. Formação continuada em letramento informacional na modalidade EAD de professores e bibliotecários. 2016. 172 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
CLAPSOUPOULO, I., ZAPOUNIDOU, S., BALATZARAS, M., PATRINOS, D. Scientific information management policies and information literacy schemes in Greek higher education institutions and libraries. Information Services and Use, [S.l], v.34, n. 3-4, p.345-352, 2014. DOI : 10.3233/ISU-140758. Disponível em: https://doi.org/10.3233/ISU-140758. Acesso em: 12 mar. 2023.
CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. CONASS. Brasília, D.F. Disponível em: https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/. Acesso em: 2 fev. 2024.
DA SILVA, C. R. S.; NUNES, J. V.; TEIXEIRA, T. M. C. Do conceito de informação ao discurso sobre competência em informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 11, n. 2, p. 185-205, 2020. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v11i2p185-205. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v11i2p185-205. Acesso em: 10 abr. 2024.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003. Acesso em: 20 mar. 2024.
FARIAS, G.; MATA, M.; ALVES, A. P.; SANTOS, C. 20 anos de pesquisa sobre Information Literacy no Brasil: análise temática das teses e dissertações do Catálogo da CAPES. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 289–301, 2021. DOI: 10.26512/rici.v14.n1.2021.35349. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/35349 . Acesso em: 26 mar. 2024.
FUMIAN, A. M.; ANDRADE RODRIGUES, D. C. G. O Facebook enquanto plataforma de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 173-182, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1635. Acesso em: 4 fev. 2024.
GALVÃO, T; PEREIRA, M. Revisões sistemáticas e outros tipos de síntese: comentários à série metodológica publicada na Epidemiologia e Serviços de Saúde. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 31, n.3, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2237-96222022000300023. Acesso em: 2 jan. 2024.
GASQUE, K. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 3, p. 83-92, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652010000300007. Acesso em: 4 mar. 2024.
GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Info Libr J., [S.l.], v. 26, n. 2, p.91-108, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x . Acesso em: 21 fev. 2024.
HEPWORTH, M; WEMA, E. The design and implementation of an information literacy training course that integrated Information and Library Science conceptions of information literacy, educational theory and information behavior research: a Tanzanian pilot study. Innovation in Teaching and Learning in Information and Computer Sciences, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 1-23, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.11120/ital.2006.05010005. Acesso em: 02 jan.2024.
HUGHES, H. International students using online information resources to learn: Complex experience and learning needs. Journal of Further and Higher Education, [S.l.], v.37, n.1, p.126-146, 2013. Disponível: https://doi.org/10.1080/0309877X.2011.644778 . Acesso em:12 mar. 2023.
KANITAR, F. P.; LOUREIRO, M. J. Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior. Educação Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 13, n. 29, p. 61-85, 2018. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/490 . Acesso em: 10 fev. 2024.
KASOWITZ-SCHEER, A.; PASQUALONI, M. Information literacy instruction in higher education: Trends and issues. ERIC Digest, New York, EUA, June, 2002. (Librarie’s and Librarians’Publications, 34). Disponível em: https://surface.syr.edu/sul/34 .Acesso em: 13 maio 2023
KELT, M.D. Adaptação PILOT para uso na Universidade de Glasgow Caledonian usando recursos educacionais abertos e material existente. ALISS Trimestral, [S.l], v.8, n.3, 2013. p. 26-33. Disponível em: https://alissnet.files.wordpress.com/2012/11/51705-vol-8-no-3-apr-2013-proof.pdf. Acesso em: 11 jan. 2024.
MELO, A.V.; ARAÚJO, E. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 185-201, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000200012. Acesso em: 12 jan. 2024.
MIRRIAHI, N.; ALONZO, D., MCINTYRE, S.; KLIGYTE, G.; FOX, B. Blended learning innovations: Leadership and change in one Australian institution. International Journal of Education and Development using ICT, [S.l.], v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/151053/. Acesso em: 2 fev. 2024.
MUNE, C., GOLDMAN, C., HIGGINS, S., EBY, L., CHAN, E. K., CROTTY, L. Developing Adaptable Online Information Literacy Modules for a Learning Management System. Journal of Library and Information Services in Distance Learning, [S.l.], v. 9, n. 1-2, p. 101-118, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1533290X.2014.946351 . Acesso em: 20 maio 2023
MUNN, Z; PETERS, M. D. J.; STERN, C.; TUFANARU, C.; MCARTHUR, A.; AROMATARIS, E. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medical Research Methodology, [S.l.] v. 18, n. 143, p. 1-7, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x. Acesso em: 12 jan. 2024.
OLIVEIRA, N. M.; DIAS JUNIOR, W. O uso do vídeo como ferramenta de ensino aplicada em biologia celular. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer, Goiânia, v.8, n.14; p. 1788-1809, 2012. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3996. Acesso em 2 fev. 2024.
RAMOS, A.; FARIA, P. Literacia digital e literacia informacional: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, jul./dez. 2012, p. 29-50. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/33648. Acesso em: 11 jan. 2024.
SAMPLE, A. Using Augmented and Virtual Reality in Information Literacy Instruction to Reduce Library Anxiety in Nontraditional and International Students. Information Technology & Libraries, [S.l.], v. 39, n. 1, p.1-29, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ital.v39i1.11723 . Acesso em: 20 maio 2023.
SARAIVA JACOBSEN, P.; MANARA MILETTO, E.; BUEIRA LOUREIRO, C. Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042 . Acesso em: 26 mar. 2024.
SCHULTE, S. J.; SHERWILL-NAVARRO, P. J. Nursing educators' perceptions of collaboration with librarians. Journal of the Medical Library Association: JMLA, [S.l.], v. 97, n. 1, p. 57, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.3163%2F1536-5050.97.1.013. Acesso em: 14 fev. 2024.
SERAFIM, L. A.; ARAÚJO FREIRE, G. H. de. Incompetências em informação: o caso da conveniência na busca por informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 36-59, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245222.36-59. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/61565 . Acesso em: 26 mar. 2024.
SHAFFER, B. A. Graduate student library research skills: Is online instruction effective? Journal of Library and Information Services in Distance Learning, [S.l.], v. 5, n. 1-2, p. 35–55, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1533290X.2011.570546 . Acesso em: 18 jan. 2024.
SILVEIRA, A. C.; VIEIRA JUNIOR, N. A inteligência artificial na educação: utilizações e possibilidades. Interritórios. Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. v. 5, n. 8, p. 206-217, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241622 . Acesso em: 12 jan. 2024.
STAGG, A; KIMMINS, L. First year in higher education (FYHE) and the coursework post-graduate student. The Journal of Academic Librarianship, [S.l.], v. 40, n. 2, p. 142-151, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2014.02.005. Acesso em: 13 fev. 2024.
TOMASZEWSKI, R. A STEM e-class in action: A case study for asynchronous one-shot library instruction. Journal of Academic Librarianship, [S.l.], v. 47, n. 5, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2021.102414. Acesso em: 11 jan. 2024.
VINCENT, B. R. Competência em informação de discentes de pós-graduação em saúde pública. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52605 . Acesso em: 12 fev. 2024.
VINCENT, B. R. L. et al. Competência em Informação: o conceito revelado em estudos da área da saúde. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 376-388, set. 2014.
WEGENER, D. R. Information Literacy: Making Asynchronous Learning More Effective With Best Practices That Include Humor. Journal of Academic Librarianship, [S.l.], v. 48, n. 1, p. 102482, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2021.102482. Acesso em: 10 jan. 2024.
ZURKOWSKI, P. The information service environment relationships and priorities. Washington: NCLIS, 1974. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf . Acesso em: 11 nov. 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Gizele Rocha, Simone Monteiro