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Modelo de negócio Canvas aplicado à repositórios digitais institucionais
Um homem realizando pesquisa num tablet com dados estatísticos
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Palavras-chave

Gestão de negócios
Gestão da informação
Preservação digital
Repositórios digitais

Como Citar

ALVES, Renato Marques; SILVA, Ana Paula Lopes da; DUARTE, Francisco Ricardo; RAMOS, Jorge Luis Cavalcanti; OLIVEIRA, Lúcia Marisy Souza Ribeiro de. Modelo de negócio Canvas aplicado à repositórios digitais institucionais . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e025005, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v23i00.8676600. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8676600. Acesso em: 16 fev. 2025.

Resumo

Introdução: Na era da economia do conhecimento, o gerenciamento da informação é um desafio para as instituições no que se refere à preservação digital a longo prazo, à gestão de metadados e às normas de direito autoral para acesso aberto. O repositório DSpace foi criado para gestão e difusão de conteúdos produzidos por uma instituição, porém, sua implementação exige atuação de diversos colaboradores e organização de tarefas, e pode ser estruturada por meio de um modelo de negócios para sistemas organizacionais complexos. Objetivo: Estruturar um Modelo de Negócios Canvas para o Repositório Digital da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura sobre modelo de negócios e Business Model Canvas aplicada a repositórios digitais e análise de documentos oficiais de órgãos públicos. Para execução prática da pesquisa, utilizou-se o método Business Model Canvas, seguindo-se as etapas: 1) identificação e compreensão dos nove blocos que compõem o método; 2) delimitação da ordem de preenchimento; 3) levantamento de informações prévias; 4) comparação com modelo aplicado a repositórios digitais; 5) adaptação e aplicação ao contexto do RIU; 6) estruturação do Business Model Canvas RIU/Univasf. Resultados: Apresenta-se o modelo como ferramenta prática para clarificar a proposta e o conhecimento do negócio, e facilitar a comunicação conceitual entre os gestores e stakeholders. Conclusão: Sugere-se que o Modelo de Negócios Canvas estruturado para o Repositório Digital da Univasf seja reaplicado no processo de implantação e validado em pesquisas posteriores. 

https://doi.org/10.20396/rdbci.v23i00.8676600
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Copyright (c) 2024 Renato Marques Alves, Ana Paula Lopes da Silva, Francisco Ricardo Duarte, Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira

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