Banner Portal
Inserção da competência em informação na formação de bibliotecários em Moçambique
Bibliotecária com livros na mão em uma biblioteca da Africa
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Palavras-chave

Competência em informação
Biblioteconomia
Educação
Moçambique

Como Citar

MANHIQUE, Ilídio Lobato E.; CASARIN, Helen de Castro Silva. Inserção da competência em informação na formação de bibliotecários em Moçambique. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e025009, 2025. DOI: 10.20396/rdbci.v23i00.8677089. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8677089. Acesso em: 25 mar. 2025.

Resumo

Introdução: A competência em informação constitui um conjunto de processos, conhecimentos, habilidades e aprendizagens essenciais para a sobrevivência na sociedade contemporânea, pois habilita as pessoas a serem conscientes e críticas no uso da informação. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo investigar a inserção da competência em informação na formação de bibliotecários em Moçambique. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental, que consistiu na análise dos planos curriculares, e das entrevistas aplicadas a 22 alunos de graduação regularmente matriculados no terceiro e quarto anos dos cursos de Biblioteconomia e Documentação da Escola Superior de Jornalismo (ESJ) e de Biblioteconomia da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, por serem as únicas instituições de ensino superior que lecionam esses cursos em Moçambique. Resultados: Os resultados apontaram a ausência de disciplinas e conteúdos específicos com nomenclatura específica de competência em informação. Porém, foram identificados outros elementos implícitos em outras disciplinas dos cursos que trazem conteúdos que, potencialmente, podem desenvolver a competência em informação. Conclusão: Conclui-se que seja fundamental a explicitação da competência em informação nos cursos de Biblioteconomia, por estes serem responsáveis por qualificar pessoas com habilidades e conhecimentos para a implantação de programas educacionais nas bibliotecas e em outros ambientes de informação.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v23i00.8677089
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Referências

ÅKERLIND, Gerlese. Learning about phenomenography: Interviewing, data analysis and the qualitative research paradigm. In: BOWDEN, John A.; GREEN, Pam (Orgs.). Doing developmental phenomenography. Melbourne: Rmit University, 2005b. p. 103-127.

AREA MOREIRA, Manuel. Adquisición de competencias en información: Una materia necesaria en la formación universitaria. Madrid: REBIUN; CRUE, 2007. Online: https://repositoriorebiun.org/bitstream/handle/20.500.11967/332/Habilidades%20II%20PE.pdf?sequence=1

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Information Literacy Competency Standards for Higher Education. American Library Association, 2000.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís António Reto e Augusto Pinheiro Copa de Alceu Saldanha Coutinho. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1977

BRUCE, Christine. Information Literacy as a Catalyst for Educational Change. A Background Paper. In Danaher, Patrick Alan, Eds. Proceedings “Lifelong Learning: Whose responsibility and what is your contribution?”, the 3rd International Lifelong Learning Conference, pages pp. 8-19, Yeppoon, Queensland, 2004.

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.

CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 47-55, jan./dez. 2000.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.23-35, jan./abr., 2003.

ESCOLA SUPERIOR DE JORNALISMO – MOÇAMBIQUE. Projeto Pedagógico. ESJ: Direcção Científico-Pedagógica, 2016.

HICKS, Alison; MCKINNEY, Pam; INSKIP, Charlie; WALTON, Geoff; LLOYD, Annemaree. Leveraging information literacy: Mapping the conceptual influence and appropriation of information literacy in other disciplinary landscapes. Journal of Librarianship and Information Science, p. 1–19, 2022.

JOHNSTON , Bill; WEBBER, Sheila. Como podríamos pensar: alfabetización informacional como una de la era de la información. Anales de documentación, Murcia, n. 10, p. 491-504, 2007.

KUHLTHAU, Carol Collier. Information skills for an information society: A review of research. Syracuse, NY: ERIC Clearinghouse on Information Resources, 1987.

KUHLTHAU, C. C. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v. 42, n. 5, p. 361- 371, 1991.

LLOYD, A. Learning to put out the red stuff: becoming information literate through discursive practice. Library Quarterly, v. 77, n. 2, p. 181-198, 2007.

LUPTON, M. The Learning Connection. Information Literacy and the Student Experience. Adelaide: Auslib Press, 2004.

MATA, M. L.; CASARIN, H. C. S.; MARZAL, M. A. Da educação de usuários à competência em informação: perspectivas conceituais. In: ALVES, Fernanda Maria Melo; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. P. 279-299.

MATA, M. L.; CASARIN, H. C. S. Inserção de disciplinas sobre competência informacional nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 51, p. 1- 16, jan./abr., 2018.

MATA, M. L. A inserção da competência informacional nos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e nos cursos de Informação e Documentação na Espanha. 2014. 197 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

MIRANDA, A. M.; ALCARÁ, A. R. A competência em informação nos currículos de Biblioteconomia do sul do Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 24, n. 55, p. 1-23, 2019.

MORAES, M. B.; AYMONIN, Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei; MORÁN REYES, Ariel Antonio. Análise da inserção da competência em informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia e congêneres no Brasil e no México. Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação, v. 14, p. 1-23, 2022.

ROCKMAN, l. F.. Integrating information literacy into the learning outcomes of academic disciplines: A critical 2 lst-century issue. College & Research Libraries News, v. 64, n. 9, 2003.

URIBE TIRADO, A. La alfabetización informacional en la universidad: Descripción y categorización según los niveles de integración de ALFIN - Caso Universidad de Antioquia. Rev. Interam. Bibliot. Medellín (Colombia) Vol. 33, No. 1 enero-junio de 2010.

WANG, L.; BRUCE, C.; HUGHES, H. Sociocultural Theories and their Application in Information Literacy Research and Education. Australian Academic & Research Libraries, v. 42, n. 4, 20.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Ilídio Lobato E. Manhique, Helen de Castro Silva Casarin

Downloads

Não há dados estatísticos.