Resumo
Introdução: A Síndrome de Down configura-se como uma das deficiências de maior incidência na população mundial. Nesse contexto, há um conjunto de demandas específicas que dizem respeito às possibilidades de suporte, tanto para as pessoas com a síndrome quanto para aquelas que compartilham da sua rotina. Objetivo: Buscou-se compreender a percepção dos profissionais bibliotecários sobre os serviços e produtos informacionais disponíveis para pessoas com Síndrome de Down, nas bibliotecas da cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, Brasil. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa de levantamento, no contexto das ciências humanas, de caráter exploratório, transversal, empregando-se um instrumento de coleta de dados desenvolvido para a pesquisa. As respostas dos participantes para as questões estruturadas foram descritas por frequência simples de número absoluto e, para as respostas das questões abertas, foi aplicada a análise temática com agrupamento de categorias. Resultados: Embora os bibliotecários participantes da pesquisa tenham indicado que não tiveram formação específica para atender demandas informacionais de pessoas com Síndrome de Down, manifestaram que possuem interesse em buscar informações e formação para aprimorar sua prática profissional e promover a justiça social e a acessibilidade. Conclusões: Observou-se a necessidade de educação continuada em relação às especificidades informacionais de todos os públicos, especialmente, para o atendimento às pessoas com Síndrome de Down nas bibliotecas. É fundamental investir em capacitação, parcerias interprofissionais e recursos tecnológicos para oferecer um serviço inclusivo, acessível e de qualidade para todos.
Referências
BERTI, I. C. L. W.; BARTALO, L.; ARAÚJO, C. A. A. Comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 225-248, jan./abr. 2014.
BIAGGI, C.; VALENTIM, M. L. P. Perspectivas e tendências da atuação do bibliotecário na área da saúde. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27-32, 2018.
BRASIL. Decreto n. º 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1999, seção 1, p. 10.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Organização Mundial da Saúde. Pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://acesse.one/KrU43. Acesso em: 4 out. 2022.
BRASIL. Lei n. º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015, seção1, p. 2.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. º 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, Brasília, DF. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.
BRASIL. Lei n. º 14.306, de 3 de março de 2022. Institui o dia nacional da Síndrome de Down. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. 2022, seção 1, p. 1.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, London, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRAUN, V. et al. Doing reflexive thematic analysis. In: Bager-Charleson, S.; McBeath, A. (ed.). Supporting research in counselling and psychotherapy: qualitative, quantitative, and mixed methods research. Hanover: Springer International, 2023. p. 19–38.
FARIA, S. et al. Competências do profissional da informação: uma reflexão a partir da Classificação Brasileira de Ocupações. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 26–33, ago.2005. Disponível em: www.mtecbo.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2023.
GIBSON, A. N.; MARTIN III, J. D. Re‐situating information poverty: Information marginalization and parents of individuals with disabilities. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 70, n. 5, p. 476-487, 2019.
MAJINGE, R. M.; MSONGE, V. T. The integration of special needs for people living with disabilities into Tanzania's LIS curriculum. South African Journal of Libraries and Information Science, Tanzania, v. 86, n. 1, p. 27-37, 2020.
MAZZOTTA, M. J. S.; D'ANTINO, M. E. F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, p. 377–389, 2011.
MONTEIRO, J. L. S.; CUNHA, K. R. F.; LIMA, R. A. O papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como fonte de disseminação da informação para pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE‟S). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 1-10, 2013.
PELOSI, M. B.; TEIXEIRA, P. O.; NASCIMENTO, J. S.O uso de jogos interativos por crianças com Síndrome de Down. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 27, n. 4, p. 718–733, 2019.
PRUDENCIO, D. S.; RODRIGUES, J. C. Profissional de informação emsaúde: perfis, atuações e outras discussões. Informação@ Profissões, Londrina, v. 9, n. 2, p.116–149, 2020.
RISSATO, H. Médico disse que meu filho é atípico, o que isso quer dizer? Genial Care Serviços Psicológicos, São Paulo, 2023. Disponível em: https://acesse.dev/Lk6X3. Acesso em: 4 jul. 2023.
SANTA ANNA, J. A cultura como elemento agregador para as unidades de informação: pluralizando manifestações culturais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 82–98, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8641700
SANTOS, I. L. Elaboração de produtos e serviços de informação: conceitos e etapas-chave, Aracaju, ConCI, v. 5, 2022. Dossie.
SEPEDI. Prefeitura Municipal. Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência, Caraguatatuba, 2021. Disponível em: https://l1nk.dev/5FAD6. Acesso em: 16 nov. 2022.
STORTI, A. J. Dia da Síndrome de Down: jovem de São Carlos fala sobre desafios e superação no mercado de trabalho. Portal G1, São Carlos e Araraquara. 21 de março de 2023. Disponível em: https://acesse.one/w7D5W. Acesso em 14 jun. 2023.
STROPARO, E.; MOREIRA L. Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-20, 2021.
TATAGIBA, A. B.; CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes, 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 13, n. 1, p. 205-208, 2012.
WELLICHAN, D. S. P.; MANZINI, E. J. Usuários da informação com deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 172–203, jul./set. 2021.
| 11
BRASIL. Decreto n. º 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1999, seção 1, p. 10.
BRASIL. Organização Mundial da Saúde. Pessoas com deficiência. IBGE, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://acesse.one/KrU43. Acesso em: 4 out. 2022.
BRASIL. Lei n. º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015, seção1, p. 2.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. º 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, Brasília, DF. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.
BRASIL. Lei n. º 14.306, de 3 de março de 2022. Institui o dia nacional da Síndrome de
Down. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 mar. 2022, seção 1, p. 1.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, London, 2006. Disponível em:
https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 2 abr. 2023.
BRAUN, V. et al. Doing reflexive thematic analysis. In: Supporting Research in Counselling and Psychotherapy: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Research, Hanover, Pennsylvania. Cham: Springer International Publishing, 2023. p. 19–38.
FARIA, S. et al. Competências do profissional da informação: uma reflexão a partir da Classificação Brasileira de Ocupações. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 34, n. 2,
p. 26–33, ago.2005. Disponível em: www.mtecbo.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2023.
GIBSON, A. N.; MARTIN III, J. D. Re‐situating information poverty: Information marginalization and parents of individuals with disabilities. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, New Jersey, v. 70, n. 5, p.
-487, 2019.
MAJINGE, R. M.; MSONGE, V. T. The integration of specialneeds for people living with disabilities into Tanzania's LIS curriculum. South African Journal of Libraries and Information Science, Tanzania, v. 86, n. 1, p. 27-37, 2020.
MAZZOTTA, M. J. S.; D'ANTINO, M. E. F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, p. 377–389, 2011.
MONTEIRO, J. L. S.; CUNHA, K. R. F.; LIMA, R. A. O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o Lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 1-10, 2013.
PELOSI, M. B.; TEIXEIRA, P. O.; NASCIMENTO, J. S.O uso de jogos interativos por crianças com Síndrome de Down. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 27, n. 4, p. 718–733, 2019.
| 12
PRUDENCIO, D. S.; RODRIGUES, J. C. Profissional de informação emsaúde: perfis, atuações e outras discussões. Informação@ Profissões, Londrina, v. 9, n. 2, p.116–149, 2020.
RISSATO, H. Médico disse que meu filho é atípico, o que isso quer dizer? Genial Care Serviços Psicológicos, São Paulo, 2023. Disponível em: https://acesse.dev/Lk6X3 Acesso em: 4 jul. 2023.
SANTA ANNA, J. A cultura como elemento agregador para as unidades de informação: pluralizando manifestações culturais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 82–98, 2017.
SANTOS, I. L. Elaboração de produtos e serviços de informação: conceitos e etapas-chave, Aracaju, ConCI, v.5, dossiê, 2022.
SEPEDI. Prefeitura Municipal. Uso de Termos Corretos Contribui para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Caraguatatuba, 2021. Disponível em: https://l1nk.dev/5FAD6. Acesso em: 16 nov. 2022.
STORTI, A. J. Dia da Síndrome de Down: jovem de São Carlos fala sobre desafios e superação no mercado de trabalho. Portal G1, São Carlos e Araraquara. 21 de março de 2023. Disponível em: https://acesse.one/w7D5W. Acesso em 14 jun. 2023.
STROPARO, E. MOREIRA L. Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-20, 2021.
TATAGIBA, A. B. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes, 3 ed., Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 13, n. 1, p. 205-208, 2012.
WELLICHAN, D. S. P.; MANZINI, E. J. Usuários da informaçãocom deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 172–203, jul./set. 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Luciana de Souza Gracioso, Maria Cristiane Barbosa Galvão, Paula Maria Pereira Merichelo