Banner Portal
Bibliotecas enquanto espaços de inclusão para pessoas com Síndrome de Down
Um óculos sobre vários livros em uma mesa
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B
PARECER C

Palavras-chave

Síndrome de Down
Produtos informacionais
Serviços informacionais
Bibliotecas
Bibliotecários

Como Citar

GRACIOSO, Luciana de Souza; GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; MERICHELO, Paula Maria Pereira. Bibliotecas enquanto espaços de inclusão para pessoas com Síndrome de Down. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e025003, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v23i00.8677233. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8677233. Acesso em: 16 fev. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: A Síndrome de Down configura-se como uma das deficiências de maior incidência na população mundial. Nesse contexto, há um conjunto de demandas específicas que dizem respeito às possibilidades de suporte, tanto para as pessoas com a síndrome quanto para aquelas que compartilham da sua rotina. Objetivo: Buscou-se compreender a percepção dos profissionais bibliotecários sobre os serviços e produtos informacionais disponíveis para pessoas com Síndrome de Down, nas bibliotecas da cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, Brasil. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa de levantamento, no contexto das ciências humanas, de caráter exploratório, transversal, empregando-se um instrumento de coleta de dados desenvolvido para a pesquisa. As respostas dos participantes para as questões estruturadas foram descritas por frequência simples de número absoluto e, para as respostas das questões abertas, foi aplicada a análise temática com agrupamento de categorias. Resultados: Embora os bibliotecários participantes da pesquisa tenham indicado que não tiveram formação específica para atender demandas informacionais de pessoas com Síndrome de Down, manifestaram que possuem interesse em buscar informações e formação para aprimorar sua prática profissional e promover a justiça social e a acessibilidade. Conclusões: Observou-se a necessidade de educação continuada em relação às especificidades informacionais de todos os públicos, especialmente, para o atendimento às pessoas com Síndrome de Down nas bibliotecas. É fundamental investir em capacitação, parcerias interprofissionais e recursos tecnológicos para oferecer um serviço inclusivo, acessível e de qualidade para todos.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v23i00.8677233
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B
PARECER C

Referências

BERTI, I. C. L. W.; BARTALO, L.; ARAÚJO, C. A. A. Comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 225-248, jan./abr. 2014.

BIAGGI, C.; VALENTIM, M. L. P. Perspectivas e tendências da atuação do bibliotecário na área da saúde. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27-32, 2018.

BRASIL. Decreto n. º 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1999, seção 1, p. 10.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Organização Mundial da Saúde. Pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://acesse.one/KrU43. Acesso em: 4 out. 2022.

BRASIL. Lei n. º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015, seção1, p. 2.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. º 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, Brasília, DF. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.

BRASIL. Lei n. º 14.306, de 3 de março de 2022. Institui o dia nacional da Síndrome de Down. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. 2022, seção 1, p. 1.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, London, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 2 abr. 2023.

BRAUN, V. et al. Doing reflexive thematic analysis. In: Bager-Charleson, S.; McBeath, A. (ed.). Supporting research in counselling and psychotherapy: qualitative, quantitative, and mixed methods research. Hanover: Springer International, 2023. p. 19–38.

FARIA, S. et al. Competências do profissional da informação: uma reflexão a partir da Classificação Brasileira de Ocupações. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 26–33, ago.2005. Disponível em: www.mtecbo.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2023.

GIBSON, A. N.; MARTIN III, J. D. Re‐situating information poverty: Information marginalization and parents of individuals with disabilities. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 70, n. 5, p. 476-487, 2019.

MAJINGE, R. M.; MSONGE, V. T. The integration of special needs for people living with disabilities into Tanzania's LIS curriculum. South African Journal of Libraries and Information Science, Tanzania, v. 86, n. 1, p. 27-37, 2020.

MAZZOTTA, M. J. S.; D'ANTINO, M. E. F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, p. 377–389, 2011.

MONTEIRO, J. L. S.; CUNHA, K. R. F.; LIMA, R. A. O papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como fonte de disseminação da informação para pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE‟S). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 1-10, 2013.

PELOSI, M. B.; TEIXEIRA, P. O.; NASCIMENTO, J. S.O uso de jogos interativos por crianças com Síndrome de Down. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 27, n. 4, p. 718–733, 2019.

PRUDENCIO, D. S.; RODRIGUES, J. C. Profissional de informação emsaúde: perfis, atuações e outras discussões. Informação@ Profissões, Londrina, v. 9, n. 2, p.116–149, 2020.

RISSATO, H. Médico disse que meu filho é atípico, o que isso quer dizer? Genial Care Serviços Psicológicos, São Paulo, 2023. Disponível em: https://acesse.dev/Lk6X3. Acesso em: 4 jul. 2023.

SANTA ANNA, J. A cultura como elemento agregador para as unidades de informação: pluralizando manifestações culturais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 82–98, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8641700

SANTOS, I. L. Elaboração de produtos e serviços de informação: conceitos e etapas-chave, Aracaju, ConCI, v. 5, 2022. Dossie.

SEPEDI. Prefeitura Municipal. Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência, Caraguatatuba, 2021. Disponível em: https://l1nk.dev/5FAD6. Acesso em: 16 nov. 2022.

STORTI, A. J. Dia da Síndrome de Down: jovem de São Carlos fala sobre desafios e superação no mercado de trabalho. Portal G1, São Carlos e Araraquara. 21 de março de 2023. Disponível em: https://acesse.one/w7D5W. Acesso em 14 jun. 2023.

STROPARO, E.; MOREIRA L. Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-20, 2021.

TATAGIBA, A. B.; CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes, 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 13, n. 1, p. 205-208, 2012.

WELLICHAN, D. S. P.; MANZINI, E. J. Usuários da informação com deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 172–203, jul./set. 2021.

| 11

BRASIL. Decreto n. º 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1999, seção 1, p. 10.

BRASIL. Organização Mundial da Saúde. Pessoas com deficiência. IBGE, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://acesse.one/KrU43. Acesso em: 4 out. 2022.

BRASIL. Lei n. º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015, seção1, p. 2.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. º 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, Brasília, DF. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.

BRASIL. Lei n. º 14.306, de 3 de março de 2022. Institui o dia nacional da Síndrome de

Down. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 mar. 2022, seção 1, p. 1.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, London, 2006. Disponível em:

https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 2 abr. 2023.

BRAUN, V. et al. Doing reflexive thematic analysis. In: Supporting Research in Counselling and Psychotherapy: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Research, Hanover, Pennsylvania. Cham: Springer International Publishing, 2023. p. 19–38.

FARIA, S. et al. Competências do profissional da informação: uma reflexão a partir da Classificação Brasileira de Ocupações. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 34, n. 2,

p. 26–33, ago.2005. Disponível em: www.mtecbo.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2023.

GIBSON, A. N.; MARTIN III, J. D. Re‐situating information poverty: Information marginalization and parents of individuals with disabilities. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, New Jersey, v. 70, n. 5, p.

-487, 2019.

MAJINGE, R. M.; MSONGE, V. T. The integration of specialneeds for people living with disabilities into Tanzania's LIS curriculum. South African Journal of Libraries and Information Science, Tanzania, v. 86, n. 1, p. 27-37, 2020.

MAZZOTTA, M. J. S.; D'ANTINO, M. E. F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, p. 377–389, 2011.

MONTEIRO, J. L. S.; CUNHA, K. R. F.; LIMA, R. A. O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o Lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 1-10, 2013.

PELOSI, M. B.; TEIXEIRA, P. O.; NASCIMENTO, J. S.O uso de jogos interativos por crianças com Síndrome de Down. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 27, n. 4, p. 718–733, 2019.

| 12

PRUDENCIO, D. S.; RODRIGUES, J. C. Profissional de informação emsaúde: perfis, atuações e outras discussões. Informação@ Profissões, Londrina, v. 9, n. 2, p.116–149, 2020.

RISSATO, H. Médico disse que meu filho é atípico, o que isso quer dizer? Genial Care Serviços Psicológicos, São Paulo, 2023. Disponível em: https://acesse.dev/Lk6X3 Acesso em: 4 jul. 2023.

SANTA ANNA, J. A cultura como elemento agregador para as unidades de informação: pluralizando manifestações culturais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 82–98, 2017.

SANTOS, I. L. Elaboração de produtos e serviços de informação: conceitos e etapas-chave, Aracaju, ConCI, v.5, dossiê, 2022.

SEPEDI. Prefeitura Municipal. Uso de Termos Corretos Contribui para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Caraguatatuba, 2021. Disponível em: https://l1nk.dev/5FAD6. Acesso em: 16 nov. 2022.

STORTI, A. J. Dia da Síndrome de Down: jovem de São Carlos fala sobre desafios e superação no mercado de trabalho. Portal G1, São Carlos e Araraquara. 21 de março de 2023. Disponível em: https://acesse.one/w7D5W. Acesso em 14 jun. 2023.

STROPARO, E. MOREIRA L. Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-20, 2021.

TATAGIBA, A. B. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes, 3 ed., Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 13, n. 1, p. 205-208, 2012.

WELLICHAN, D. S. P.; MANZINI, E. J. Usuários da informaçãocom deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 172–203, jul./set. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Luciana de Souza Gracioso, Maria Cristiane Barbosa Galvão, Paula Maria Pereira Merichelo

Downloads

Não há dados estatísticos.