Resumo
Introdução: A liberdade de expressão e o acesso à informação são dois pilares que sustentam uma sociedade democrática. No entanto, a censura, seja ela direta ou indireta, pode representar uma ameaça a esses direitos individuais fundamentais dos cidadãos. No contexto da imprensa e das mídias jornalísticas, especialmente em regimes ditatoriais ou autocráticos, a censura pode se manifestar de diversas formas, desde restrições governamentais explícitas até pressões econômicas e políticas que limitam a divulgação de informações e opiniões. Nos regimes democráticos, onde vigora a liberdade de expressão e o acesso à informação, a imprensa livre pode se tornar um grande aliado na divulgação e combate a tentativas de cerceamento desses direitos. Objetivo: Identificar como a censura de livros no país é retratada e discutida pela imprensa brasileira em matérias jornalísticas. Especificamente buscou-se identificar as matérias veiculadas nos principais jornais do Brasil sobre censura de livros; descrever os eventos apontados nessas notícias; e analisar como o tema foi apresentado e discutido nos casos que tiveram maior cobertura. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental e de abordagem qualiquantitativa, sendo os dados coletados por meio de matérias jornalísticas e submetidos à análise de conteúdo. Resultados: As matérias levantadas evidenciam que a censura de livros, seja motivada por conteúdo considerado impróprio para determinadas faixas etárias, por razões políticas ou ideológicas ou para preservação da privacidade, continua sendo um tema recorrente na sociedade brasileira. Conclusão: A pesquisa identificou desafios significativos relacionados ao acesso à informação jornalística e à abordagem superficial das notícias.
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