Resumo
Introdução: A democratização do acesso ao conhecimento científico deve ser uma atividade fundamental para universidades e instituições que desenvolvem pesquisas científicas. Repositórios digitais de acesso aberto surgem como potentes ferramentas nesse contexto. Com isso, questiona-se quais elementos caracterizam comunidades e coleções em repositórios digitais voltados para a divulgação científica? O Objetivo do presente artigo é mapear comunidades e coleções de divulgação científica em repositórios digitais do Brasil, a fim de sugerir orientações para o desenvolvimento de coleções com essas características. Para tanto, utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa descritiva através da pesquisa documental objetivando estabelecer um mapeamento de repositórios digitais de instituições públicas no Brasil (universidades públicas e instituições de pesquisa científicas públicas), identificando elementos que possam verificar seu compromisso com a divulgação científica através de seus repositórios. Como Resultados, as análises indicam que a maioria dos repositórios digitais não prioriza a divulgação científica para o público geral, com poucas iniciativas explícitas e sistematizadas, revelando uma lacuna significativa entre a disponibilidade de materiais e a efetiva democratização do conhecimento científico. Diante disso, pode-se concluir que os repositórios digitais de acesso aberto podem ser uma estratégia eficaz para disseminar o conhecimento produzido por instituições de pesquisa e universidades, facilitando o acesso à informação científica por um público amplo. Entretanto, o cenário desvelado apresenta poucas iniciativas contundentes com o panorama da divulgação científica. Com isso, sugerem-se diretrizes para a implementação der boas práticas de divulgação científica nessas plataformas objetivando democratizar o conhecimento para toda a sociedade
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