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Capacitação de bibliotecários para acessibilidade e inclusão : desafios e impactos do regime de informação nas bibliotecas universitárias
Pessoa levando numa rampa um cadeirante
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Palavras-chave

Bibliotecas Universitárias
Regimes de informação
Acessibilidade
Pessoas com deficiência
Capacitação de equipes bibliotecárias

Como Citar

Capacitação de bibliotecários para acessibilidade e inclusão : desafios e impactos do regime de informação nas bibliotecas universitárias . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e025018, 2025. DOI: 10.20396/rdbci.v23i00.8679425. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425. Acesso em: 20 maio. 2025.
Recebida 2025-03-14
Aceita 2025-04-17
Publicada 2025-04-17

Resumo

Introdução: O artigo se propõe investigar o interesse e o engajamento dos bibliotecários na formação voltada à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (PcD) em bibliotecas universitárias. Objetivo: O estudo parte da premissa de que a capacitação desses profissionais é essencial para garantir um ambiente informacional inclusivo, porém, a análise de currículos na Plataforma Lattes e dados do Portal da Transparência revela uma baixa adesão a cursos e treinamentos sobre o tema. Metodologia: Para compreender esse cenário, a pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, baseada na análise documental e no conceito de regime de informação. Resultados: Os resultados demonstram que, apesar do alto nível de qualificação acadêmica dos bibliotecários, a acessibilidade e a inclusão ainda não é uma prioridade na formação profissional. Além disso, as políticas institucionais das universidades analisadas (UFF, UNIRIO, UFRRJ e UFRJ) não incluem diretrizes claras sobre capacitação obrigatória para acessibilidade, o que contribui para a perpetuação do capacitismo estrutural no ambiente acadêmico. Conclusão: O estudo conclui que, para promover a inclusão efetiva, é necessário revisar os currículos dos cursos de Biblioteconomia, incluir disciplinas obrigatórias sobre acessibilidade e incentivar a formação continuada dos bibliotecários nessa área. Além disso, sugere-se a criação de políticas institucionais que tornem a capacitação em acessibilidade um requisito formal para os profissionais que atuam nas bibliotecas universitárias. 

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Referências

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