Política de Ciência Aberta

Com o foco na implantação da Ciência Aberta, a RDBCI esclarece aos nossos leitores e colaboradores sobre nossa política:

  • Implantação de imediato, do recebimento de dados de pesquisa publicados com os artigos submetidos e que apresentam essa modalidade.
  • Implantação imediata do processo da avalição por pares aberta, oferecendo a opção de abertura dos pareceres semiabertos.

Esclarecemos ainda que, atualmente, a RDBCI adota a política de avaliação por pares duplamente cega. Os revisores são pesquisadores com título de doutor e experiência na publicação em periódicos indexados.

Dessa forma, em consonância com práticas de comunicação da Ciência Aberta, o periódico passa a adotar em sua política editorial, as seguintes ações:

  1. abertura do processo de peer review em comum acordo com o parecerista;
  2. disponibilização de materiais suplementares da pesquisa, conforme citado acima, e
  3. aceitação de preprints.

Reforçando que este processo está sendo implantado de forma mais rápida possível. Desse modo, o periódico busca maximizar a transparência dos processos de produção do conhecimento, bem como proporcionar o compartilhamento e reuso dos dados e outros conteúdos das pesquisas subjacentes aos textos dos artigos. Cabe ressaltar que artigos preprints passarão pela avaliação por pares cega (e não duplamente cega).