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O arquivista como moderno profissional da informação: análise de competências à luz da literatura e da formação curricular
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Palavras-chave

Ciência da informação. Arquivologia. Arquivista. Moderno profissional da informação. Competências profissionais.

Como Citar

SANTA ANNA, Jorge. O arquivista como moderno profissional da informação: análise de competências à luz da literatura e da formação curricular. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 289–307, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i2.8644523. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8644523. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

As demandas e exigências do mercado de trabalho no âmbito das profissões da informação desencadeiam necessidades de aprimoramento das práticas profissionais, por conseguinte, remetem à reforma curricular, haja vista formar profissionais competentes que atendam as necessidades sociais. Os arquivistas, ao serem categorizados como profissionais da informação, também se inserem nesse contexto, devendo adquirir status de um Moderno Profissional da Informação (MIP). Sendo assim, este estudo analisa as competências do MIP relacionando-as ao arquivista, com base na literatura e na formação curricular. Investiga na literatura o que vem sendo publicado sobre o MIP; compara as competências do MIP com o arquivista; e investiga essas competências no âmbito da formação arquivística. Metodologicamente, realizou-se revisão na literatura sobre as competências do MIP e suas relações com os arquivistas e análise a dez currículos de escolas de Arquivologia do Brasil, haja vista detectar disciplinas voltadas para construção das competências do MIP. Após pesquisa teórica e documental, percebeu-se que a maioria dos estudos realizados (80%) compara o MIP ao bibliotecário. A literatura é escassa (10%) ao direcionar o MIP ao arquivista, como também sem delineá-lo a profissionais específicos (10%). Quanto à formação acadêmica, as escolas, em linhas gerais, disponibilizam disciplinas, cujo enfoque curricular contempla as quatro competências do MIP. Detectou-se que as escolas reconhecem a necessidade de ampliar as competências dos arquivistas, a ponto de eles se tornarem MIPs, haja vista adequarem-se aos novos desafios impostos pelo mercado de trabalho.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i2.8644523
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