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O letramento e a organização da informação digital aliados ao aprendizado ao longo da vida
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Palavras-chave

Letramento digital. Organização informacional. Competência informacional. Pensamento crítico. Aprendizagem ao longo da vida. Tecnologia da informação.

Como Citar

BOERES, Sonia. O letramento e a organização da informação digital aliados ao aprendizado ao longo da vida. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 483–500, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i2.8651507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8651507. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O letramento digital é fruto de pensamento crítico e busca potencializar os métodos de estudo pela tecnologia da informação. A questão de pesquisa aqui tratada é compreender como o letramento digital pode contribuir para o aprendizado ao longo da vida. O objetivo é traçar um paralelo entre o letramento e a informação digital e o aprendizado ao longo da vida. Como metodologia fez-se uma revisão de literatura, nacional e internacional, sobre o processo de ensino e aprendizagem, letramento informacional, digital e aprendizado ao longo da vida. Esta pesquisa é de natureza descritiva e base qualitativa. Os principais resultados observados foram que o letramento digital leva a variadas práticas de leitura e escrita por meio das tecnologias da informação. Estas trazem novas possibilidades para educadores e educandos, profissionais e usuários, transcendendo o simples ato de decodificar sinais ou pesquisar na Internet. Ser letrado digitalmente leva à compreensão de que a tecnologia da informação vai além de novas formas de acesso à informação, mas também a novos processos cognitivos e formas de conhecimento. Chegando-se a esse patamar, cabe o árduo e prazeroso trabalho de manter-se atualizado ao longo do tempo, por meio de um esforço pessoal, que envolvem cursos e treinamentos como fonte de aprendizagem e desenvolvimento de trabalho em conjunto com especialistas. Em suma, há que se manter atualizado, acompanhando a evolução tecnológica, e para tanto, ser destemido das tecnologias e do uso das mídias digitais.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i2.8651507
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