Resumo
A partir da contextualização da sociedade da informação e dos novos desafios da formação profissional, o objetivo deste trabalho é descrever e discutir uma experiência de estágio profissionalizante na área de Gestão da Informação no contexto da Educação a distância, analisando os seus limites, possibilidades e impactos a partir da apresentação das atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes. Participaram do estudo quatro estudantes do curso de Ciência da Informação e da Documentação e Biblioteconomia de uma universidade pública, ao longo de três anos. São descritas as atividades de gerenciamento de informação, desenvolvimento, verificação, controle e manutenção do ambiente virtual, entre outras atividades de suporte na implementação de novos cursos e ferramentas em educação a distância. Com a experiência desses estagiários ao longo do tempo, adquire-se conhecimento e expertise técnicos para a atuação na área de gestão da informação, possibilitando a construção de um agente qualificado para investigar questões como os impactos das novas tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, esses estudantes adquirem uma visão perspectiva do que se concebe como a gestão da informação em uma empresa da área de educação, passando a refletir a partir de suas experiências, em atenção aos renovados desafios do mercado de trabalho e de uma sociedade em constante transformação, assim como a informação.Referências
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