Banner Portal
A Gestão da Qualidade em Serviços de Informação com base na ISO 9000
HTML
PDF

Palavras-chave

Gestão da qualidade
Serviços de informação
ISO 9000

Como Citar

VALLS, Valéria Martin. A Gestão da Qualidade em Serviços de Informação com base na ISO 9000. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 64–83, 2006. DOI: 10.20396/rdbci.v3i2.2045. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2045. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Aborda a implantação da Gestão da Qualidade em Serviços de Informação com base nas normas da série ISO 9000, a partir de ampla revisão de literatura nacional e internacional, desde o início de sua incidência na literatura especializada até os dias atuais. São apresentados e discutidos os principais benefícios, críticas e dificuldades da implantação deste tipo de modelo, traçando um panorama do tema, com o objetivo de apoiar os gestores de Serviços de Informação na sua compreensão e entendimento, contribuindo para a consolidação da Gestão da Qualidade na área de administração de Serviços de Informação.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v3i2.2045
HTML
PDF

Referências

ABREU, M. C.; ANDALIA, R. C. Gerencia total de la calidad en las organizaciones.

ACIMED, Habana, v. 6, n. 2, p. 79-92. 1998. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/archive/00002044/01/aci02298.pdf>. Acesso em: 31 dez. 2004.

ASHCROFT, M.; BARTON, D. Quality management: towards BS 5750. Stamford: Capital Planning Information, 1993. 34 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade - fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2000. 26 p.

BALAGUÉ MOLA, N. Aplicación de las normas ISO 9000 en bibliotecas: la experiencia del Servicio de Bibliotecas de la Universidad Autónoma de Barcelona. CalidadLatina.Com, Barcelona, n. 14, oct. 2001. Disponível em: < http://www.calidadlatina.com/pub/014-OCT-01.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2004.

BALAGUÉ MOLA, N. La aplicación de las normas ISO 9000 en los centros de documentación: una oportunidad de mejora. In: SEMINARIO SOBRE CENTROS DE DOCUMENTACIÓN EN MATERIA DE MEDIO AMBIENTE Y ESPACIOS NATURALES PROTEGIDOS, 2002, Segovia, Ponencias... Centro Nacional de Educación Ambiental de Valsaín, 2002a. Disponível em:

<http://www.mma.es/educ/ceneam/pdf_w/balague1.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2004. (v. não paginado).

BALAGUÉ MOLA, N. Implementación de un sistema de calidad basado en la norma ISO 9002 en el servei de biblioteques de la Universitat Autònoma de Barcelona. Bellaterra, may 2000. 15 p. Disponível em: http://prisma.psc.uva.es/jornadas/Consultas/Word/Docu22.doc>. Acesso em: 30 dez. 2004.

BALAGUÉ MOLA, N. Implementing ISO 9000 standards in a University Library: The quality system at the Universitat Autònoma de Barcelona Library System. In: IFLA. Education and research for marketing and quality management in libraries. Munchen: Saur, 2002b. p. 145-156.

BARBÊDO, S. A. D. Sistema de gestão da qualidade em serviços: estudo de caso em uma biblioteca universitária. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004. Disponível em: <http://www.ppg.efei.br/cpgp/Dissertacao/2004/89.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2004.

BARBÊDO, S. A. D.; TURRIONI, J. B. Sistema de gestão da qualidade e um modelo de integração estrutural em bibliotecas: análise comparativa em dois estudos de caso. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2003, Bauru. Anais... Bauru: UNESP, 2003. Disponível em: < http://www.simpep.feb.unesp.br/anais10/gestaoqualidprodutividade/arq01.PDF>. Acesso em: 24 nov. 2004. (v. não paginado).

BROPHY, P. The quality program of the library and learning resources service at the University of Central Lancashire. Inspel, Berlin, v. 28, n. 2, p. 240-7, 1994. Disponível em: < http://www.fh-potsdam.de/~IFLA/INSPEL/94-2brpe.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2004.

COLES, J. A wirral si sperimenta il sistema qualità. Biblioteche Oggi, Milano, v. 17, n. 6, p. 6-13, lug./ago. 1999. Disponível em: < http://www.bibliotecheoggi.it/1999/19990600601.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2004.

DATE, D. A.; GOKHALE, P. A. Implementation of ISO 9000 in industrial libraries: a case study. Library Science with a slant to Documentation and Information Studies, Bangalore, v. 36, n. 2, p. 65-72, june 1999.

DAWSON, A., Quality first: the Taywood Information Centre and BS 5750. Aslib Information, London, v. 20, n. 3, p. 112-113, 1992.

DOBSON, C.; ERNST, C. ISO 9000: the librarian’s role. Information Outlook, Washington, p. 25-28, june 1999.

DUARTE BARRIONUEVO, M. Searching excellence in the Library System of the University of Cadiz. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON QUALITY MANAGEMENT IN ACADEMIC LIBRARIES. Bydgoszcz, 2000. Proceedings... Disponível em: < http://ebib.oss.wroc.pl/matkonf/atr/miquel_pl.html>. Acesso em: 30 dez. 2004.

ELLIS, D.; NORTON, B. Implementing BS EN ISO 9000 in libraries. London: Aslib, 1996. 138p.

GARCIA-MORALES, E. H. Gestión de calidad, análisis de necesidades de los usuarios e indicadores para servicios de información y documentación. In: JORNADAS DE INFORMACIÓN Y DOCUMENTACIÓN DE CIENCIAS DE LA SALUD, 5., 1994. Anais... Palma de Mallorca, 1994. Disponível em: <http://www.abadib.es/5jornadas-salud/comunicacion37.htm>. Acesso em: 31 dez. 2004. (v. não paginado).

GIRALDO ARREDONDO, C. M. Modelo de aseguramento de la calidad em Bibliotecas: el caso del Departamento de Cultura y Bibliotecas de Comfenaldo Antioquia. Revista Interamericana de Bibliotecologia, Medellin, v. 26, n. 1, p. 125-152, enero/junio 2003.

GLOWACKA, E. An introduction into quality assurance and total quality management with reference to library and informations institutions. EBIB, Bydgoszcz, n.1, 2002. Disponível em: < http://ebib.oss.wroc.pl/english/grant/glowacka.php>. Acesso em: 4 jan. 2005.

GÓMEZ HERNÁNDEZ, J. A. Gestion de bibliotecas. Calidad y Evaluacion, Murcia: 2002. p. 65-76. Disponível em: <http://gti1.edu.um.es:8080/jgomez/bibgen/intranet/04gestion-b.PDF>. Acesso em: 30 dez. 2004.

GRABOLOSA SELLABONA, M.; VICENS PERPINYÀ, J. Funcionament d’un centre de documentació amb la ISO 9002: el cas del Centre de Documentació del Parc Natural de la Zona Volcànica de la Grarrotxa. Biblioteca Informacions, Barcelona, v. 22, p. 14-18, 2000. Disponível em: < http://www.bib.uab.es/pub/bibinf/bi-22.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2004.

JACKSON, P.; ASHTON, D. Implementing quality through BS 5750 (ISO 9000). London: Kogan Page: 1993. 225p.

JHA, K. N. et al. Application of ISO-9000 for library and information services. Annals of Library Science and Documentation, New Delhi, v. 44, n. 3, p. 81-85, 1997.

JOHANNSEN, C. G. Application of quality management in the nordic countries: results from the nordic quality management project. FID News Bulletin, Hague, v. 45, n. 5, p. 149-52, 1995.

JOHANNSEN, C. G. Can the ISO-Standards on Quality Management be useful to libraries and how? Inspel, Berlin, v. 28, n. 2, p. 227-39, 1994. Disponível em: <http://www.fh-potsdam.de/~IFLA/INSPEL/94-2joca.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2004.

JOHANNSEN, C. G. ISO 9000: a managerial approach. Library Management, Bradford, v. 17, n. 5, p. 14-24, 1996.

KRESTEL, H. Certification of a patent information centre according to DIN EN ISO 9001. World Patent Information, Oxford, v. 22, p. 19-22, 2000.

LÓPEZ CALLE, N. H. El sistema de gestion de la calidad, una filosofia de trabajo en el Departamento de Bibliotecas de la Universidad de Antioquia. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS – LA BIBLIOTECA PARA UNA UNIVERSIDAD DE EXCELENCIA: HUMANIZACIÓN, INNOVACIÓN Y COOPERACIÓN, 2003, Medellín, Universidad de Antioquia, 2003. (v. não paginado).

MARTINS, V. dos S. G.; LOTTI, Luciane Politi. Guia para implantação da norma NBR ISO 9001:2000 em Bibliotecas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais... Natal: BCZM, 2004.

MULYE, R.; DESHPANDE, N. J. A review of quality systems and its applications to libraries. Library Science with a slant to Documentation and Information Studies, Bangalore, v. 35, n. 1, p. 3-20, 1998.

PACIOS LOZANO, A. R. ISO 9000 and the total quality management models. Library Management, Bradford , v. 18, n. 3, p. 148-150, 1997.

PELIZZARI, E. Qualità in biblioteca: linee per um progetto di certificazione. Bollettino AIB, Roma, v. 39, n. 3, p. 245-71, 1999.

PERSPECTIVAS: o futuro da gestão da qualidade. Falando de qualidade, São Paulo, v. 14, n. 151, dez. 2004. p. 6-7.

PORTUONDO SÁNCHEZ, María Elena. ISO 9000: ¿Realidad o utopía en organizaciones de información? Ciencias de la Información, Habana, v. 29, n. 3, p. 53-56, sept. 1998.

RAMESH, L.S.R.C.V. Role of ISO 9000 standards in obtaining TQM in libraries: some problems and prospects. Herald of Library Science, Varanasi, v. 39, n. 1/2, p. 19-28, jan./apr. 2000.

SARDELLI, A. Il caso BNCF: la prima biblioteca italiana a impostare un sistema qualità conforme alle ISO 9000. Bibliotime Rivista Elettronica per le Biblioteche, Bologna, v. 4, n. 1, mar. 2001. Disponível em: < http://www.spbo.unibo.it/bibliotime/num-iv-1/sardelli.htm>. Acesso em: 21 dez. 2004.

SARDELLI, A. ISO 9000: tecnica della qualità e biblioteche: il percorso per ottenere la certificazione ISO EN UNI 9000. Biblioteche Oggi, Milano, v. 17, n. 6, p. 50-62, lug./ago. 1999.

SELVI, G. T. Total Quality Management (TQM) and ISO 9000 in the context of Academic Library Services. SRELS Journal of Information Management, Bangalore, v. 39, n. 1, p. 105-115, mar. 2002.

TÉRMENS GRAELLS, M. Intranets para la gestión de una biblioteca: los flujos de información en un sistema de calidad ISO 9002. In: La gestión del conocimiento: retos y soluciones de los profesionales de la información. Bilbao: Servicio editorial de la Universidad del País Vasco, 2000. p. 607-612. Disponível em: <http://bd.ub.es/pub/termens/docs/intranets-

iso.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2004.

VALLS, V. M. A aplicação da série ISO 9000 nos Serviços de Informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: FEBAB, 2005.

VASSEUR, M. C. Au coeur de la démarche du certification ISO 9000: Le Centre de Documentation de la Société Grenobloise d’Études et d’Applications Hydrauliques. Bulletin des Bibliothèques de France, Paris, v. 43, n. 1, 1997. p. 44-46. Disponível em: < http://www.enssib.fr/bbf/bbf-98-1/08-vasseur.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2004.

VERGUEIRO, W. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002. 124 p.

WEDLAKE, L. J. An introduction to Quality Assurance and a guide to the implementation of BS 5750. Aslib Proceedings, London, v. 45, n. 1, p. 23-30, 1993.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Valéria Martin Valls

Downloads

Não há dados estatísticos.