Banner Portal
Disputas pela memória no ensaio argentino – o incômodo “Invierno”, de Juan José Saer
PDF

Palavras-chave

Ensaio argentino. Juan José Saer. Literatura argentina contemporânea.

Como Citar

CHECCHIA, Cristiane. Disputas pela memória no ensaio argentino – o incômodo “Invierno”, de Juan José Saer. Remate de Males, Campinas, SP, v. 37, n. 2, p. 697–719, 2018. DOI: 10.20396/remate.v37i2.8648795. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8648795. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Publicado originalmente em 1991, El río sin orillas, do escritor argentino Juan José Saer (1937-2005), configura-se como uma obra bastante singular dentre a vasta produção do autor: ainda que admita não se tratar de obra “voluntariamente ficcional”, Saer recusa reiteradamente reconhecê-lo como ensaio, preferindo antes a denominação esquiva de “tratado imaginário” e descrevendo-o como um “híbrido sem gênero definido”. No presente artigo, propõe-se a análise do polêmico e incômodo capítulo “Invierno”, de El río sin orillas, no qual se acentuará uma linha bastante pronunciada que distanciará a voz do ensaísta da voz do escritor de ficções. Em “Invierno”, a história da formação da sociedade argentina, bem como a história recente do país são revistas a partir de um posicionamento específico, pelo qual o autor se insere polemicamente no campo político argentino, inclusive às custas da verve literária do texto que predomina no restante do livro. A leitura de “Invierno” será contrastada com alguns relatos ficcionais de Saer, de modo a evidenciar-se a diferença de tratamentos do topos da violência e da política na ficção e no ensaio. Espera-se, por um lado, que este trabalho permita uma aproximação crítica a questões nucleares do projeto estético saeriano, mas também, e por outro lado, que torne possível uma reflexão mais ampla acerca das tensões envolvidas nas disputas pela memória do passado recente argentino e da forma como o ensaio é convocado a participar desse conflito.
https://doi.org/10.20396/remate.v37i2.8648795
PDF

Referências

ABBATE, Florencia. La historia en las ficciones de Saer. In: SAER, J.J. Glosa / El entenado – edición crítica. Julio Premat (org.). Poitiers / Córdoba: CRLA – Archivos / Alción Editora, 2010, pp. 667-682.

CAVAROZZI, Marcelo. Autoritarismo y democracia (1955-1996) – la transición del Estado al mercado en la Argentina. Buenos Aires: Ariel, 1997.

CHECCHIA, Cristiane. Identidade e violência na literatura argentina: uma leitura de “El camino de la costa”, de Juan José Saer. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: UFMG, 2009, pp. 1-10.

COLOMBI, Beatriz. Representaciones del ensayista. Cuadernos de Recienvenido (USP-FFLCH), São Paulo, n. 26, n. 19. 2004, pp. 5-18. Disponível em: http://dlm.fflch.usp.br/sites/dlm.fflch.usp.br/files/00%20Cuadernos%2026.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.

DALMARONI, Miguel. El deseo, el relato, el juicio. In: Tramas, para leer la literatura argentina. Córdoba: Centro de Investigaciones Literarias y Sociales, 1999, pp. 35-42.

DALMARONI, Miguel.; MERBILHAÁ, Margarita. “Un azar convertido en don” – Juan José Saer y el relato de la percepcón. In: JITRIK, Noé (org.). Historia crítica de la literatura argentina, v. 11. Buenos Aires: Emecé, 1999, pp. 321-343.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GRAMUGLIO, Maria Teresa. Estética y política. Punto de Vista, ano IX, n. 26, abr. 1986, pp.2-3. Disponível em: http://www.ahira.com.ar/ revistas/pdv/21/pdv26.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.

IANNI, Octavio. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

MARTÍNEZ ESTRADA, Ezequiel. Radiografía de la Pampa. Madri: ALLCA XX, 1996. (Colección Archivos, v. 19)

RICHARD, Nelly. Intervenções críticas – arte, cultura, gênero e política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

RIERA, Gabriel. Littoral of the Letter. Saer’s Art of Narration. Lewisburg: Bucknell University Presses, 2006.

SABATÉS, Paula. Los artistas contra Lopérfido. Página/12, 22 maio 2016 (on-line). Disponível em: https://www.pagina12.com.ar/diario/sociedad/3-299962-2016-05-22.html. Acesso em: 20 ago. 2017.

SAER, Juan José. La vuelta completa. Rosario: Ed. Biblioteca Polpular Constancio C. Vigil, 1966.

SAER, Juan José. La pesquisa. Buenos Aires: Seix Barral, 1997.

SAER, Juan José. La narración-objeto. Buenos Aires: Seix Barral, 1999.

SAER, Juan José. El río sin orillas. Buenos Aires: Seix Barral, 2003[1991].

SAER, Juan José. El concepto de ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 2004.

SAER, Juan José. Trabajos. Buenos Aires: Seix Barral, 2005.

SAER, Juan José. Cuentos completos (1957-2000). Buenos Aires: Seix Barral, 2006.

SAER, Juan José. Glosa. Buenos Aires: Seix Barral, 2010.

SELIGMANN-SILVA, Marcio. Imagens precárias: inscrições tênues de violência ditatorial no Brasil. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 43, 2014, pp. 13-34.

SONDERÉGUER, María. Los relatos sobre el pasado reciente en Argentina: una política de la memoria. In: Observatorio memoria y praxis social en derechos humanos, Universidad Nacional de Quilmes, Iberoamericana, n. 1 (segunda etapa) AméricaLatina-España-Portugal. Madrid, 2001, pp. 12-13. Disponível em: http://www.observatoriomemoria.unq.edu.ar/publicaciones/iberoamericana.pdf. Acesso

em: 10 abr. 2017.

VIDAL, Paloma. A história em seus restos – literatura e exílio no cone sul. São Paulo: Annablume, 2004.

VIDAL, Paloma. Memória em desconstrução: da ditadura à pós-ditadura. Alea, v. 8, n. 2, jul.-dez, 2006, pp. 249-261. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2006000200007. Acesso em: 10 abr. 2017.

WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

WEINBERG, Liliana. Situación del ensayo. México: UNAM, 2006.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.