Banner Portal
Onde o signo se dissolve na sombra
PDF

Palavras-chave

Estetica
Adorno
Sloterdijk

Como Citar

BONAIUTI, Gianluca. Onde o signo se dissolve na sombra: a escrita da teoria depois de Adorno. Remate de Males, Campinas, SP, v. 41, n. 1, p. 6–44, 2021. DOI: 10.20396/remate.v41i1.8664222. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8664222. Acesso em: 31 ago. 2024.

Resumo

A definição da forma literária é a chave de acesso à estética de Adorno. Adorno tem uma concepção literária da arte, com um profundo significado humanista. As condições desta definição dependem da estrutura midiática da sociedade da qual ela trata. As estéticas atuais não são mais conduzidas pelo mesmo esforço, uma vez que as condições midiáticas mudaram. É possível entender isso se observarmos o desenvolvimento das diferentes filosofias da arte contemporânea. Mas é igualmente possível, se descrevermos o estilo de escrita do filósofo alemão contemporâneo Peter Sloterdijk, cuja forma narrativa de construção de teoria é tanto um legado original da estética de Adorno, quanto uma transformação de sua missão crítica.

 

https://doi.org/10.20396/remate.v41i1.8664222
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. Erpresste Versöhnung. Zu Georg Lukács’s “Wider den missverstandenen Realismus”. In: Noten zur Literatur II. Gesammelte Schriften, Band 11. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1961.

ADORNO, Theodor W. Filosofia na nova música. Perspectiva: São Paulo, 1974a.

ADORNO, Theodor W. Ist die Kunst heiter? In: Noten zur Literatur. IV, Gesammelte Schriften, Band 11. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1974b.

ADORNO, Theodor W. Drei Studien zu Hegel. In: Gesammelte Schriften. Band 5. Franfurt a.M.: Suhrkamp, 1990.

ADORNO, Theodor W. Kierkegaard. Konstruktion des Ästhetischen, in Gesammelte Schriften. Band 2. Franfurt a.M.: Suhrkamp, 2003a.

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003b, pp. 15-45.

ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003c, pp. 55-64.

ADORNO, Theodor W. Dialettica negativa. Torino: Einaudi, 2004.

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2008.

BEHLER, Ernst Irony and the Discourse of Modernity. Seattle/London: University of Washington Press, 1990.

BENASSI, Stefano; PULLEGA, Paolo (Eds.). Il saggio nella cultura tedesca del ‘900. Bologna: Cappelli, 1989.

BERNSTEIN, Jay M. The Fate of Art: Aesthetic Alienation from Kant to Derrida and Ador¬no. Cambridge: Polity Press, 1992.

BERNSTEIN, Jay M. Adorno: Disenchantment and Ethics. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

BLOCH, Ernst. Subject-Object. Erläuterungen zu Hegel. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1962.

BLUMENBERG, Hans. Anthropologische Annäherung an die Aktualität der Rhetorik. In: Wirklichkeiten, in denen wir leben. Aufsätze und eine Rede. Stuttgart: Reclam, 1981, pp. 104-136.

BODEI, Remo. Immaginare altre vite. Realtà, progetti, desideri. Milano: Feltrinelli, 2013.

BONAIUTI, Gianluca. L’offesa dei sistemi, ovvero l’arte esplicitata ai fini della sua riproduzione. Iride, XXXII, n. 86, gen.-apr. 2019, pp. 145-153.

CAMPANELLI, Vito. L’utopia di una società dialogica. Vilém Flusser e la teoria delle immagini tecniche. Bologna: Luca Sossella editore, 2015.

CIXOUS, Hélène. Le Rire de la Méduse. L’Arc, v. 61, 1975, pp. 39-54.

DANTO, Arthur. After the End of Art: Contemporary Art and the Pale of History. Princeton: Princeton University Press, 1997.

D’ERAMO, Marco. Il selfie del mondo. Indagine sull’età del turismo. Milano: Feltrinelli, 2017.

de DUVE, Thierry. Kant after Duchamp. Cambridge: MIT Press, 1998.

EISELEIN, Gregory. Society as Communication, Art as Communication, and the Para-doxes of Autonomous Systems. The Review of Communication, v. 2, n. 1, 2002, p. 41.

FARINA, Mario. La dissoluzione dell’estetico. Adorno e la teoria letteraria dell’arte. Macerata: Quodlibet, 2018.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Elogio da superficialidade. Annablume: São Paulo, 2008.

GOLDING, John. Paths to the Absolute. Mondrian, Malevich, Kandinsky, Pollock, Newman, Rothko and Still. Princeton: Princeton University Press, 2000.

GOLDMANN, Lucien. L’illuminismo e la società moderna. Torino: Einaudi, 1967.

GREENBERG, Clement. Homemade Esthetics: Observations on Art and Taste. Oxford: Oxford University Press, 1999.

GROYS, Boris. Uber das Neue. Miinchen: Carl Hanser Verlag, 1992.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da Modernidade. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

HEGEL, Georg. W. F. Cursos de estética, I. São Paulo: Edusp, 2001.

HEIDEGGER, Martin. Wozu Dichter? In: Holzwege. Gesamtausgabe, Band 5. Frankfurt a.M.: Klostermann, 1977.

JONGEN, Marc. La resurrezione dalla non-morte. Sloterdijk trainer dell’iperimmaginazione. aut-aut, 355, lug.-set. 2012, pp. 37-56.

LUHMANN, Niklas. Die Kunst der Gesellschaft. Franfurt a.M.: Suhrkamp, 1995.

LUHMANN, Niklas. Die Realität der Massenmedien. Opladen: Westdeutscher Verlag, 1996.

MacCANNELL, Dean. The Tourist. A New Theory of the Leisure Class. Berkeley: University of California Press, 1976.

MACHO, Thomas. “Kultur ist eine Ordensregel”. Zur Frage nach der Lesbarkeit von Kulturen als Texten. In: NEUMANN, Gerhard; WEIGEL, Sigrid (Eds.). Lesbarkeit der Kultur. Literaturwissenschaft zwischen Kulturtechnik und Ethnographie. Münçhen: Fink, 2000, pp. 223-244.

MAINA, Giovanna; ZECCA, Federico. Harder than Fiction: The Stylistic Model of Gonzo Pornography. Porn Studies, v. 3, n. 4, 2016, pp. 337-350.

MARQUIS, Alice G. Art Czar: The Rise and Fall of Clement Greenberg. Boston: MFA Publications, 2006.

MATTEUCCI, Giovanni (Ed.). Adorno e la teoria estetica (1969-2019). Nuove prospettive critiche. Milano: Aesthetica, 2020.

MENNINGHAUS, Winfried. Die Versprechen der Schönheit. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2003.

MÜHLMANN, Heiner. Countdown. 3: Kunstgenerationen. Wien: Springer, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano II. In: Obras incompletas. São Paulo: Abril, 1974.

SCHLEGEL, Friedrich. O dialeto dos fragmentos. São Paulo: Iluminuras, 1997.

SLOTERDIJK, Peter. Selbstversuch. Ein Gespräch mit Carlos Oliveira. München: Carl Hanser Verlag, 1996.

SLOTERDIJK, Peter. Luhmann, Anwalt des Teufels. Von der Erbsünde, dem Egoismus der Systeme und den neuen Ironien. In: Nicht gerettet. Versuche nach Heidegger. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2001a, pp. 82-141.

SLOTERDIJK, Peter. Was ist Solidarität mit Metaphysik im Augenblick ihres Sturzes? Notizen über kritische und übertriebene Theorie. In: Nicht gerettet. Versuche nach Heidegger. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2001b, pp. 235-274.

SLOTERDIJK, Peter. Sphären. Plurale Sphärologie. Band III: Schäume. Frankfurt a.M., 2004, pp. 523-533.

SLOTERDIJK, Peter. Du mußt dein Leben ändern: Über Anthropotechnik, Suhrkamp, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2009.

SLOTERDIJK, Peter. Für eine Architektur der Teilhabe. In: Der ästhetische Imperativ. Schriften zur Kunst. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2014, pp. 207-216.

SLOTERDIJK, Peter. Polyloquien. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2018.

TUCHMAN, Maurice (Ed.). The Spiritual in Art: Abstract Painting (1890-1985). Los Angeles: Los Angeles County Museum of Art, 1986.

VALERY, Paul. Eupalinos ou O arquiteto. São Paulo: Editora 34, 1996.

WARBURTON, Nigel. The Art Question. London: Routledge, 2003, pp. 80-85.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Gianluca Bonaiuti

Downloads

Não há dados estatísticos.