Resumo
Com o intuito de avaliar as relações entre a canção e o poema nas obras de Waly Salomão do princípio da década de 1970, o ensaio procede à escuta analítica de “Vapor barato” e “Mal secreto”, parcerias com Jards Macalé incluídas no repertório do show – FA – TAL – Gal a todo vapor, e à leitura atenta, mas panorâmica, do livro Me segura qu’eu vou dar um troço, estreia literária do autor publicada em 1972 por José Álvaro Editor na coleção Na Corda Bamba.
Referências
ARANTES, Paulo. 1964. In: O novo tempo do mundo. São Paulo: Boitempo, 2014, pp. 281-314.
APOLLINAIRE, Guillaume. Simultanisme – Librettisme. Les Soirées de Paris, n. 25, pp. 322-325, 15 jun. 1914.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 8. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012a, pp. 123-128.
BENJAMIN, Walter. Melancolia de esquerda: a propósito do novo livro de poemas de Erich Kästner. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 8. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012b, pp. 77-82.
BENJAMIN, Walter. O surrealismo: o último instantâneo da inteligência europeia. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 8. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012c, pp. 21-36.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 8. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012d, pp. 241-252.
BISCHOF, Betina. Razão da recusa: um estudo da poesia de Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Nankin, 2005.
BOSI, Viviana. Poesia em risco: itinerários para aportar nos anos 1970 e além. São Paulo: Editora 34, 2021.
BRITTO, Paulo Henriques. A temática noturna no rock pós-tropicalista. In: DUARTE, Paulo Sergio; NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). Do samba-canção à tropicália. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003, pp. 191-200.
CACASO; HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Nosso verso de pé quebrado. In: CACASO. Não quero prosa. Org. e seleção de Vilma Arêas. Campinas, SP/Rio de Janeiro, RJ: Editora da Unicamp/Editora da UFRJ, 1997, pp. 53-65.
CANDIDO, Antonio. A literatura brasileira em 1972. Revista Iberoamericana, n. 98-99, pp. 5-16, 1977.
COSTA, Nelson Barros da. A produção do discurso lítero-musical brasileiro. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
DE PAULA, José Agrippino. PanAmérica. São Paulo: Ed. Papagaio, 2001[1967].
Deus lhe pague. In: BUARQUE, Chico. Construção. Rio de Janeiro: Phonogram/Philips, 1971. Disco (vinil). Duração da faixa: 3’19”.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.
FAVARETTO, Celso. 60/70: da participação ao comportamental. Literatura e Sociedade, n. 29, pp. 105-114, 2019.
GALVÃO, Walnice Nogueira. MMPB: uma análise ideológica. In Saco de gatos: ensaios críticos. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1976, pp. 93-119.
GULLAR, Ferreira. Teoria do não-objeto. In: Experiência neoconcreta: momento-limite da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2007, pp. 90-100.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Impressões de viagem. CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. 5. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
LIMA, Luiz Costa. Abstração e visualidade. In: Intervenções. São Paulo: Edusp, 2002, pp. 135-179.
MERQUIOR, José Guilherme. Verso universo em Drummond. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001.
NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. Actas del IV Congreso Latinoamericano de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular, pp. 1-12, 2002.
NUERNBERGER, Renan. Inquietudo: uma poética possível no Brasil dos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Pedro Pedreiro. In: BUARQUE, Chico. Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: RGE, 1966. Disco (vinil). Duração da faixa: 2’36”.
PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre e a linguagem da ruptura. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Edusp, 2018.
CORREIA, Raimundo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1961, pp. 135-136.
SALOMÃO, Waly. Poesia total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
SANTIAGO, Silviano. Os abutres [1972]. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, pp. 128-145.
SCHWARZ, Roberto. A carroça, o bonde e o poeta modernista. In: Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987, pp. 11-28.
SIMON, Iumna Maria; DANTAS, Vinicius. Poesia ruim, sociedade pior. Remate de Males, Campinas, v. 7, pp. 95-108, 1987.
SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. 2. ed. revista. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994.
TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia: Ateliê Editorial, 2016.
VIEIRA, Beatriz de Moraes. A palavra perplexa: experiência histórica e poesia no Brasil nos anos 1970. São Paulo: Hucitec, 2011.
ZULAR, Roberto. O que fazer com o que fazer? Algumas questões sobre Me segura qu’eu vou dar um troço de Waly Salomão. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 10, n. 8, pp. 46-59, 2005.
ZULAR, Roberto. As algaravias de Waly Salomão. Teresa, Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, v. 10-11, pp. 202-215, 2010.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Licença Creative Commons