Banner Portal
Adeus, literatura
PDF

Palavras-chave

Literatura
Museu
Exposição.

Como Citar

OLIVEIRA, Eduardo Jorge de. Adeus, literatura: um passeio pelo Museu (de Harald Szeemann a Cesar Aira e Paul Valéry). Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 1, p. 63–86, 2019. DOI: 10.20396/remate.v39i1.8654038. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8654038. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O ensaio busca mostrar que existem tensões – entre o espaço literário e o espaço expositivo – que ocorrem pela autonomização e desvalorização da própria literatura ao longo de sua história (MARX, 2005). O museu possui, no entanto, uma dimensão ficcional, narrativa, com mitologias coletivas e individuais que, em parte, está ligada ao surgimento do estatuto do curador, fato que vai ter um efeito para os estudos literários e a expansão do seu campo (KRAUS, 1979; PERLOFF, 1995). Assim, William Marx (contextualizando o Adeus à literatura continental); Paul Valéry (em seu texto fundador sobre os museus e em Monsieur Teste); Marcel Broodthaers (a passagem do poeta ao artista e uma atribuição ao valor de exposição de autores ou atores do Adeus à literatura); Harald Szeemann (precursor do estatuto profissional, a curadoria, tal como a conhecemos; Georges Didi-Huberman (aquele que de algum modo pôs em livro o que para Harald Szeemann era objeto de exposição em museus e galerias); e César Aira (leitor de Marcel Duchamp) são alguns autores-artistas-ensaístas de distintas concepções de espaço expositivo que nos ajudam a redefinir os estudos literários no contexto de exposições no século XX.

https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8654038
PDF

Referências

ADORNO, Theodor. Museu Valéry Proust. In: Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998, pp. 173-185.

AIRA, César. Artforum. Buenos Aires: Blatt Rios, 2014.

AIRA, César. Sobre el arte contemporaneo. Barcelona: Literatura Random House, 2016.

ANDRADE, Mário de. Museus populares. Revista Problemas, São Paulo, 1938, pp. 53-55.

BENJAMIN, Walter. Anmerkungen zu Seite 431-508. In: TIEDEMANN, Rolf; SCHWEPPENHÄUSER, Hermann (Org.). Gesammelte Schriften. Band 1. Berlin: Suhrkamp, 1991, pp. 431-508.

BENJAMIN, Walter. Œuvres III. Paris: Folio, 2000.

BOLOGNA, Corrado. Per una filologia degli scarti, dei dislivelli, delle fratture. In: MANINCHEDDA, Paolo (Org.). Testi e tradizioni. Le prospettive delle filologie. Cagliari: Cuec, 2004, pp. 50-79.

BRAVO, Alvaro Fernandez. El Museo Vacio. Acumulación primitiva, patrimonio cultural e identidades colectivas Argentina y Brasil 1880-1945. Buenos Aires: Eudeba, 2016.

DÉOTTE, Jean-Louis. Le musée, l’origine de l’esthétique. Paris: L’Harmattan, 1993.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le temps. Histoire de l’art et anachronisme des images. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A la recherche du temps agi. In: PRÉVOST, Bertrand. La peinture en actes. Arles: Actes Sud/Le Méjan, 2007, p. 11.

ECO, Umberto; PEZZINI, Isabella. Le musée, demain. Casimiro: Paris, 2015.

JOUANNAIS, Jean-Yves. Artistes sans œuvres. I would prefer not to. Paris: Éditions Gallimard, 2009.

KRAUS, Rosalind. The sculpture in the expanded field. October, v. 8, Spring, 1979, pp. 30-44. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/778224?seq=1#metadata_info_tab_contents. Acesso em: nov. 2018.

LACOUE-LABARTHE, Philipe. Musica ficta. Figuras de Wagner. Trad. Eduardo Jorge de Oliveira e Marcelo Jacques de Moraes. Belo Horizonte: Relicário, 2016.

MARX, William. Adieu à la littérature. Histoire d’une dévalorisation. XVIII – Xxème Siècle. Paris: Les Éditions de Minuit, 2005.

OLIVEIRA, Eduardo Jorge de. Vender alguma coisa, dar certo na vida. Remate de Males, v. 37, n. 1, jan.-jun. 2017, pp. 261-284.

PEDROSA, Mario. Primary documents. Edited by Gloria Ferreira and Paulo Herkenhoff. New York: MoMa, 2015.

PERLOFF, Marjorie. Literature in the expanded field. In: BERNHEIMER, Charles (Org.). Comparative literature in the age of multiculturalism. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1995, pp. 175-186.

SZEEMANN, Harald. With by through because towards despite. Zurich: Voldemeer, 2007.

SZEEMANN, Harald. Les grands entretiens d’artpress. Paris: Imec/Art Press, 2012.

SZENDY, Peter. Le supermarché du visible. Essai d’iconomie. Paris: Les Éditions de Minuit, 2017.

VALÉRY, Paul. La conquête de l’ubiquité. In: Œuvres, tome II, Pièces sur l’art. Paris: Gallimard, 1972a[1929], pp. 1.284-1.287. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)

VALÉRY, Paul. Le problème des musées. In: Œuvres, tome II, Pièces sur l’art. Paris: Gallimard, 1972b, pp. 1.290-1.293. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)

VALÉRY, Paul. Présentation du “Musée de la Littérature”. In: Œuvres, tome II, Regards sur le monde actuel. Paris: Gallimard, 1972c, pp. 1.145-1.149. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)

VALÉRY, Paul. Un problème d’exposition. In: Œuvres, tome II, Regards sur le monde actuel. Paris: Gallimard, 1972d, pp. 1.150-1.156. (Coll. Bibliothèque de la Pléiade)

VALÉRY, Paul. Monsieur Teste. Paris: Gallimard, 2014[1946].

VILLA-MATAS, Enrique. Suicídios exemplares. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

WARBURG, Aby. El arte del retrato y la burguesía florentina [1905]. In: El renacimiento del paganismo. Aportaciones a la historia del Renacimiento europeo. Madrid: Alianza, 2005, pp. 147-176.

WARBURG, Aby. L’Atlas Mnémosyne. Paris: L’Écarquillé, 2012.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.