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Mário de Andrade e o apocalipse das imagens
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Palavras-chave

Mário de Andrade
Macunaíma
Imagens.

Como Citar

STERZI, Eduardo. Mário de Andrade e o apocalipse das imagens. Remate de Males, Campinas, SP, v. 39, n. 1, p. 246–264, 2019. DOI: 10.20396/remate.v39i1.8654549. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8654549. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Mário de Andrade foi um colecionador de imagens, tanto suas – os desenhos e fotos que produziu ao longo da vida –, quanto alheias – obras brasileiras e estrangeiras, dos mais variados gêneros, formatos e técnicas, que foi adquirindo ou ganhando de presente. Por outro lado, sua obra literária tem sido recriada imageticamente com notável frequência, seja em capas ou ilustrações dos livros, seja em telas e outros suportes pictóricos, seja em filmes, peças de teatro ou mesmo desfiles de carnaval. A partir dessas duas coleções sobrepostas, buscaremos pensar sobre os lugares ocupados pelas imagens no cruzamento de pesquisa histórica e antropológica, reflexão crítica e criação literária que singularizam esse autor: podemos depreender daí alguma teoria da imagem? Essa teoria da imagem, se existir, guiou a concepção e realização dos seus livros?

https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8654549
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