Prazo de submissão para dossiê “Memória e Arquivo” é prorrogado

2016-07-12

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto de 2016 o prazo de submissão de trabalhos para a 32ª edição da Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura, dedicada ao tema “Memória e Arquivo”. O dossiê será organizado pela Prof.ª Dr.ª Ana Maria de Almeida Camargo, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).  


Sobre o tema

Memória e arquivo são palavras que costumam andar juntas, como se fossem equivalentes, embora tenham significados variáveis. Como sinônimas, são associadas a espaços de armazenamento de informações; já como opostas, contrapõem a dinâmica do ato de lembrar à estabilidade dos documentos como estatuto probatório.

Nesse sentido, tais palavras têm sido utilizadas para fundamentar posições distintas em relação ao papel da crítica documental no processo de conhecimento científico. Assim, para determinados autores, os arquivos são construções discursivas cuja natureza se altera à medida que seu conteúdo é mobilizado em favor de certas hipóteses; para outros, os arquivos representam e refletem sempre as atividades que lhes deram origem, não se deixando contaminar pelo uso secundário que suscitam.

É desse embate que se ocupará o número especial da Resgate, cujo lançamento está previsto para o final do segundo semestre de 2016.


Submissões

A convocação é destinada a autores de instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, preferencialmente doutores ou em coautoria com doutores, dispostos a publicar artigos, em língua portuguesa, relacionados ao tema. Além de ensaios e artigos, podem ser enviadas também entrevistas e resenhas dentro da temática proposta. Os textos devem ser enviados exclusivamente através do site da revista, no endereço:

http://www.cmu.unicamp.br/resgate

Os interessados devem observar atentamente as normas de publicação da revista, enviando os originais de acordo com o modelo de submissão disponibilizado para download. Artigos e ensaios devem ter entre 35 e 50 mil caracteres com espaços; resenhas e entrevistas até 8 mil.

As submissões à Resgate são avaliadas por especialistas que emitem parecer dentro do rigor de sua área de conhecimento e dentro das exigências do Comitê Editorial da revista.

Confira a chamada pública completa clicando aqui.