Revista Resgate publica dossiê “Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas”

2018-10-16

O Centro de Memória - Unicamp (CMU) acaba de publicar a 36ª edição da Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura, dedicada ao tema “Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas”.

Com organização das professoras Dra. Sylvia Furegatti, do Departamento de Artes Plásticas (DAP), e Dra. Iara Lis Schiavinatto, do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação (DMM), ambas docentes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, o dossiê reúne dez trabalhos de pesquisadores que discutem, a partir de diferentes perspectivas, as inúmeras relações estabelecidas entre Fotografia, Arte e História.

 

A proposta desta publicação deriva diretamente de parte das discussões levantadas durante o Fórum que abriu a 10ª edição do Festival Hercule Florence de Fotografia, realizado em abril de 2017.

O dossiê tem como foco pesquisas que combinam os campos de produção e reflexão contemporâneas dentre Fotografia, Artes Visuais e História. Segundo as organizadoras do dossiê, as inúmeras relações estabelecidas entre Fotografia, Arte e História delimitam um campo teórico instigante. Portanto, a ideia de relações praticadas abrange o conjunto dialógico formado por esses campos, tendo o potencial de promover a ressignificação dos papeis e das respectivas produções exercitadas pelo fotógrafo, pelo artista e pelo historiador.

As organizadoras do dossiê, Dra. Sylvia Furegatti (DAP) e Dra. Iara Lis Schiavinatto (DMM).

 

“Os artigos que apresentam este número podem ser lidos à luz das importâncias e urgências assumidas pela imagem poética, pela produção fotográfica estimulada pela migração dos sujeitos pelo mundo, de suas narrativas pessoais ou dos povos aos quais vinculam suas histórias, pela demanda de comprometimento ético-estético que a produção contemporânea da imagem tem demandado de boa parte dos seus representantes”, refletem as organizadoras.

 

A nova edição da Resgate pode ser lida neste site, sendo também possível vizualizar a edição completa clicando aqui.