Dossiê “Cidades Imaginadas, Cidades Reais” recebe trabalhos até 10 de março de 2019.

2018-11-14

O dossiê será organizado pelos professores Dr. Sidney Piochi Bernardini, do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, e Dr. Fernando Atique, do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP).

 

Sobre o tema

Esta chamada busca artigos que tratem do espaço urbano em dupla perspectiva. Numa primeira visada, leituras sobre cidades e territórios que embora planejados ou projetados, não tenham tido suas propostas efetivadas, restando em arquivos como intenções de um futuro que não se realizou. Incorporam-se a estas intenções os planos urbanos, os diagramas, as representações pictóricas e iconográficas (telas, aquarelas, gravuras etc.), os escritos (manifestos, relatórios, memoriais justificativos, livros). Em outro espectro, uma leitura que compare os desvios, modificações, alterações entre projetos ou planos que tiveram alterações em sua implementação, eliminando, pelo decorrer das ações instituídas, as intenções inicialmente representadas.

Embora com grande intenção de discutirmos as cidades brasileiras, a revista também se interessa por espaços urbanos de outras partes do mundo que tenham aderência ao que aqui propomos.

 

Submissões

A convocação é destinada a autores de instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, preferencialmente doutores ou em coautoria com doutores, dispostos a publicar artigos, em língua portuguesa, relacionados ao tema. Além de ensaios e artigos, podem ser enviadas também entrevistas e resenhas dentro da temática proposta. Os textos devem ser enviados exclusivamente através do site oficial da revista, mediante cadastro prévio.

Os interessados devem observar atentamente as normas de publicação no site, enviando os originais de acordo com o modelo de submissão disponibilizado para download.

As submissões à Resgate são avaliadas por especialistas que emitem parecer dentro do rigor de sua área de conhecimento e dentro das exigências do Comitê Editorial da revista.

Confira a chamada pública completa clicando aqui.