Edição sobre "Discurso e Memória" recebe submissões

2015-12-21

O Centro de Memória - Unicamp está com chamada pública aberta a trabalhos que tenham interesse em compor a 31ª edição da Resgate, dedicada ao tema “Discurso e Memória”. Os textos devem ser submetidos até o dia 31 de janeiro de 2016, exclusivamente através deste site.

O dossiê será organizado pelo Prof. Dr. Lauro José Baldini, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp), e também integrante do Comitê Editorial do periódico. A publicação deve ser lançada no primeiro semestre de 2016.

A edição tem como objetivo congregar trabalhos, especialmente do campo da Análise de Discurso, cuja reflexão incida sobre as relações entre os conceitos de Memória, Arquivo, Corpus e Discurso, buscando refletir sobre a atualidade desses conceitos e problematizá-los em sua relação com os seguintes eixos:

a)    O conceito de Memória em Análise de Discurso;

b)    O Arquivo e a Memória: descrição e interpretação;

c)    Possibilidades analíticas das diferentes dimensões da Memória;

d)    Acervos e bases de dados: de memória a arquivo institucionalizado;

e)    A queima de arquivo: discurso, silêncio, censura;

f)     O político e o ideológico na constituição de arquivos;

g)    Arquivo e gestos de leitura;

h)   Efeitos de arquivo na trama digital.

 

A convocação é destinada a autores de instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, preferencialmente doutores ou em coautoria com doutores, dispostos a publicar artigos, em língua portuguesa, relacionados ao tema. 

Confira a chamada pública completa clicando aqui.