Prazo de submissão para dossiê “Discurso e Memória” é prorrogado até 10 de fevereiro

2016-01-28

Foi prorrogado até o dia 10 de fevereiro de 2016 o prazo de submissão de trabalhos para a próxima edição da Resgate, dedicada ao tema “Discurso e Memória”. Com organização do  Prof. Dr. Lauro José Siqueira Baldini, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp), o dossiê tem lançamento previsto para o final primeiro semestre de 2016.

A 31ª edição da revista tem como objetivo reunir trabalhos, em especial do campo da Análise de Discurso, que reflitam sobre as relações entre os conceitos de Memória, Arquivo, Corpus e Discurso, preferencialmente dentro de um dos eixos temáticos abaixo:

a)      O conceito de Memória em Análise de Discurso;
b)      O Arquivo e a Memória: descrição e interpretação;
c)       Possibilidades analíticas das diferentes dimensões da Memória;
d)      Acervos e bases de dados: de memória a arquivo institucionalizado;
e)      A queima de arquivo: discurso, silêncio, censura;
f)       O político e o ideológico na constituição de arquivos;
g)      Arquivo e gestos de leitura;
h)      Efeitos de arquivo na trama digital.
 
São aceitos para a publicação somente trabalhos inéditos, redigidos em português, de autores de instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, em especial doutores ou em coautoria com doutores - podem ser enviadas também entrevistas e resenhas dentro da temática proposta. Já na seção “Notas de Pesquisa”, serão aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisas de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, especialização e mestrado. 

Os autores devem observar atentamente as orientações para submissão de trabalhos clicando em Normas, sendo obrigatório enviar os originais de acordo com o modelo de submissão da revista, o qual reúne as especificações sobre formatação e normalização dos textos.

Confira a chamada pública retificada clicando aqui