Banner Portal
A imaginação da materialidade e a materialidade da imaginação
PDF

Palavras-chave

Cidade
Urbanismo
História urbana
Cidades imaginadas.

Como Citar

BERNARDINI, Sidney Piochi; ATIQUE, Fernando. A imaginação da materialidade e a materialidade da imaginação: a memória que percorre as cidades. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 27, n. 1, p. 7–10, 2019. DOI: 10.20396/resgate.v27i1.8655694. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8655694. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Quais são os desígnios propostos pela História para pensar a relação entre pensamento e materialidade? Haveria alguma forma de olharmos para as ideias e traduzi-las em artefatos? Quais são os caminhos possíveis para a compreensão daquilo que a ideia colocou como marco de produção da vida urbana? Não haveria, por assim dizer, uma História que pudesse por à prova aquilo que a ideia não consegue concretizar, ou mesmo que a concretude não consegue transparecer? Se tais perguntas são feitas durante o ofício de pensar as cidades, aqueles que o carregam consigo não o fazem sem a angustiante trajetória de olhar para trás e observar seu próprio mundo, que se transfigura a cada passo e se transforma a cada nova percepção. Pois a materialidade, em si, não é nada mais do que a representação, para cada um, do significado subjacente às experiências de vida. A cidade, pois, habita no imaginário de cada um.
https://doi.org/10.20396/resgate.v27i1.8655694
PDF

Referências

.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.