Banner Portal
Cultura Amazônica e Ginástica para Todos
Capa: Lygia Eluf (sem título, série Desenhos da Quarentena, técnica: nanquim/papel, 35x15cm, 2020) e Carlos Lamari.
PDF

Palavras-chave

Cultura amazônica
Ginástica para Todos
Pandemia

Como Citar

CORRÊA, Lionela da Silva; VERDE, Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo; CARBINATTO, Michele Viviene. Cultura Amazônica e Ginástica para Todos: experiências em tempos de pandemia. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 33, n. 00, p. e025003, 2025. DOI: 10.20396/resgate.v33i00.8674791. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8674791. Acesso em: 13 maio. 2025.

Resumo

O estudo descreve a experiência vivida de um grupo amazonense de Ginástica para Todos na elaboração de uma coreografia com temática cultural amazônica, realizada de maneira remota. Para a construção dos dados foram realizadas: observação participante, grupos focais e entrevistas em profundidade com dezenove ginastas empregando os métodos visuais. A confiabilidade dos dados foi assegurada por meio da triangulação, cuja análise fenomenológica foi tomada como base. A história de vida, integrada ao processo de composição durante a pandemia, destacou-se na percepção dos entrevistados, especialmente pela participação dos familiares e utilização de aparatos da cultura local. A interlocução entre a cultura amazônica e a prática da ginástica de forma remota mostrou-se benéfica, evidenciando a incorporação de movimentos críticos, criativos e significativos aos participantes.

https://doi.org/10.20396/resgate.v33i00.8674791
PDF

Referências

AGUIAR, Adriano. A Poética do Imaginário Caboclo (Ao Vivo). [S. l.]: Boi Bumbá Caprichoso, 2019. 1 vídeo (4 min.). Disponível em: https://youtu.be/mnZHadaxYVI. Acesso em: 18 mar. 2021.

ALMEIDA, Camila das Mercês de; MOTA, Kaio César Celli; NASCIMENTO, Iracema Santos do; CARBINATTO, Michele Viviene. Pensamento Pedagógico Decolonial e a Ginástica: Diálogos Iniciais. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 20, n. 4, p. 85-92, 2021.

ANDRIEU, Bernard; NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Emergir na Natureza: ensaios de Ecologia Corporal. São Paulo: LiberArts, 2020.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Tradução de Cesar Augusto de Almeida, Antônio Abranches e Helena Martins. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

BATISTA, Josiel de Oliveira; ORLOWSKI, Nelem; PEREIRA, Eder Paulo; CAMPANUCCI, Tânia Mara Vitaczik; MOCROSKY, Luciane Ferreira. Tecnologias digitais, tempos de pandemia e o ensino de matemática: educação tecnológica em perspectiva. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 9, n. 20, p. 01-20, abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.424.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: Formação Social e Cultural. 3. ed. Manaus: Editora Valer, 2009.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Eu, a Educação Física e Merleau-Ponty. In: NÓBREGA, Terezinha Petrucia da; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Merleau-Ponty e a Educação Física. São Paulo: LiberArts, 2019. p. 57-67.

CARBINATTO, Michele Viviene; REIS-FURTADO, Lorena Nabanete. Choreographic process in gymnastics for all. Science of Gymnastic Journal, Ljubljana, v. 11, n. 3, p. 343-353, 2019. DOI: https://doi.org/10.52165/sgj.11.3.343-353.

CARBINATTO, Michele Viviene; SOARES, Daniela Bento; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Gym Brasil - Festival Nacional de Ginástica para Todos. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 49, p. 128-145, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p128.

CARVALHO, Rui Manuel Senico. Parintins: Boi-Bumbá e afirmação Identitária - Discurso, Representações, Sonoridades e Identidade no Amazonas Contemporâneo. 2014. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

COLETIVO GYMNUSP. Encontros Ginásticos. Programa completo do IX Festival Gymnusp - Festival on-line. São Paulo, 2020.

CONSELHO DE ARTE. Amazônia: nossa luta em poesia. Projeto de Arena do Boi Caprichoso. Revista Oficial, 2022.

CORRÊA, Lionela da Silva; CABO VERDE, Evandro Jorge Souza Ribeiro; SILVA, Enoly Cristine Frazão da; HENRIQUE, Nayana Ribeiro. Identidade cultural e ginástica para Todos: uma experiência amazônica. In: CARBINATTO, Michele Viviene; EHRENBERG, Mônica Caldas. Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento online. Curitiba: Bagai, 2020. p. 117-131. DOI: https://doi.org/10.37008/978-65-87204-79-6.16.11.20.

CRUZ NETO, Otávio. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 51-66.

DEZIN, Norman Kent. The Research Act: a theoretical introduction to sociological methods. New Brunswick: Aldine Transaction, 2009.

FURLANETTO, Beatriz Helena. Território e identidade no boi-bumbá de Parintins. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, v. 2, n. especial EGAL, p. 01-15, 2011.

GLAW, Xanthe; INDER, Kerry; KABLE, Ashley; HAZELTON, Michael. Visual Methodologies in Qualitative Research: Autophotography and Photo Elicitation Applied to Mental Health Research. International Journal of Qualitative Methods, [S. l.], v. 16, p. 01-08, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1609406917748215.

GRUPO RAÍZES CABOCLAS. Raízes Caboclas - Amazonas Moreno. Composição de Celdo Braga e Osmar Oliveira. [S. l.]: Músicas Amazonenses, 2012. 1 vídeo (3 min.). Disponível em: https://youtu.be/iAbrruTIeog. Acesso em: 18 mar. 2021.

HENNINK, Monique. International Focus Group Research: A Handbook for the Health and Social Sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

JOSGRILBERG, Fabio Botelho. A fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e a pesquisa em comunicação. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 8, n. 3, p. 223-232, 2006.

KRUEGER, Richard; CASEY, Mary Anne. Focus Groups: A Practical Guide for Applied Research. 5 ed. London: Sage, 2015.

LEÓN, Felipe; SZANTO, Thomas; ZAHAVI, Dan. Emotional sharing and the extended mind. Synthese, [S. l.], v. 196, p. 4847-4867, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11229-017-1351-x.

LIMA, Antonio Balbino Marçal. A relação sujeito e mundo na fenomenologia de Merleau-Ponty. In: LIMA, Antonio Balbino Marçal (Org.). Ensaios sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty [on-line]. Ilhéus: Editus, 2014. p. 77-102.

LOPES, Priscila; NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; NIQUINI, Claudia Mara. Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha: a compreensão dos formandos em Educação Física da UFVJM. Revista Vozes dos Vales, Diamantina, v. 8, n. 16, p. 01-24, 2019.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica – Uma poética do imaginário. 5. ed. Manaus: Editora Valer, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para Todos: o que a Praxiologia Motriz diz sobre isso? Conexões, Campinas, v. 18, e020014, p. 01-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8659110.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o Invisível. Tradução de José Artur Gianotti e Armando Mora d'Oliveira. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MOTA, Kaio César Celli; PATRICIO, Tamiris Lima; CARBINATTO, Michele Viviene. “Longe, mas juntos”: experiências vividas em um festival de ginástica para todos em tempos de pandemia. Movimento, Porto Alegre, v. 28, e28026, p. 01-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.120258.

NAKANOME, Erick; RODRIGUES, Ronaldo; COIMBRA, Tarcísio; TAVARES, Keandro. Pescador da Amazônia (Ao Vivo). [S. l.]: Boi Bumbá Caprichoso, 2019. 1 vídeo (3 min.). Disponível em: https://youtu.be/7HHkYAzcxIU. Acesso em: 18 mar. 2021.

NAKANOME, Erick da Silva; SILVA, Adan Renê Pereira da. Um olhar sobre o feminino: o que ensina a cunhã-poranga do boi-bumbá Caprichoso? Revista AMAzônica, Manaus, v. 22, n. 2, p. 187-206, 2018.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, Natal, v. 13, n. 2, p. 141-148, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2008000200006.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Uma Fenomenologia do Corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

OLIVEIRA, Ana Cláudia. Estesia e experiência do sentido. Cadernos de Semiótica Aplicada, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 01-12, 2010. DOI: https://doi.org/10.21709/casa.v8i2.3376.

PATRICIO, Tamiris Lima; CARBINATTO, Michele Viviene. Merleau-Ponty e Ginástica para Todos: repensando paradigmas na Educação Física/Esporte. Conexões, Campinas, v. 19, e021025, p. 01-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8661275.

SAURA, Soraia Chung. Manifestações populares e práticas educativas, dentro e fora da escola. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 7, p. 27-36, 2013.

SAURA, Soraia Chung. O imaginário do lazer e do lúdico anunciado em práticas espontâneas do corpo brincante. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 163-175, 2014.

SBORQUIA, Silvia Pavesi. Construção coreográfica: o processo criativo e o saber estético. In: PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 145-166.

SILVA, Dyana Ferreira da; EHRENBERG, Mônica Caldas. Corporalidade virtual e possibilidades de novas experiências In: EHRENBERG, Mônica Caldas. Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line. Curitiba: Bagai, 2020. p. 10-21.

SILVA, Helen Maria Rodrigues da; MENEGALDO, Fernanda Raffi; ALMEIDA, Tabata Larissa; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O processo de esportivização das práticas ginásticas: particularidades da Ginástica para Todos. Asociación Científico Cultural en Actividad Física y Deporte (ACCAFIDE), Las Palmas de Gran Canaria, v. 26, n. 1, p. 52-63, 2021.

SILVA, Lázaro Aparecido. Filosofia e política: o sentido da Educação e da Cultura. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

TEIXEIRA, Neiza. Para um pensar outro, a poética do imaginário. In: LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica – Uma poética do imaginário. 5 ed. Manaus: Editora Valer, 2015. p. 11-18.

TRAD, Leny Alves Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis - Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013.

TUZZO, Simone Antoniaci; BRAGA, Claudomilson Fernandes. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 4, n. 5, p. 140-158, 2016.

WILSON, Anthea. A guide to phenomenological research. Nursing Standard, [S. l.], v. 29, n. 34, p. 38-43, 2015. DOI: https://doi.org/10.7748/ns.29.34.38.e8821.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.