Banner Portal
O futuro influencia o presente?
Capa: Lygia Eluf (sem título, série Desenhos da Quarentena, técnica: nanquim/papel, 35x15cm, 2020) e Carlos Lamari.
PDF

Palavras-chave

Ficção científica
Processo civilizatório
Educação
Variáveis contemporâneas

Como Citar

DALMOLIN, Cesar. O futuro influencia o presente? perspectivas de catástrofes para transformações do contemporâneo. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 32, n. 00, p. e024015, 2024. DOI: 10.20396/resgate.v32i00.8675451. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8675451. Acesso em: 19 abr. 2025.

Resumo

É pertinente conhecer o passado da humanidade para não repetir erros. Nesta perspectiva, o futuro influencia o presente? Obras de ficção científica trazem cenários e estabelecem a essência desse ensaio: instigar o exercício da reflexão sobre problemáticas da atualidade para minimizar a possibilidade de futuros catastróficos. Da ficção para o real, levanta-se a importância da avaliação desse tema usando exemplos que retratam aspectos preocupantes do presente. Na análise do real, a equação civilizatória e as variáveis contemporâneas viram o elo para o contexto dos graus de catástrofes que dependem exclusivamente das ações da humanidade. Através da evidência de elementos proporcionados pela ficção científica e exame do real, atenção é dada sobre a necessidade da realização dessas abordagens em ambientes escolares.

https://doi.org/10.20396/resgate.v32i00.8675451
PDF

Referências

ASIMOV, Isaac. Escolha a Catástrofe. São Paulo: Editora Círculo do Livro S.A., 1979.

BAZZO, Walter A. Ponto de ruptura civilizatória: a pertinência de uma educação “desobediente”. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 11, n. 33, p. 73-91, set. 2016.

BAZZO, Walter A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. 5. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2017.

CIVIERO, Paula Andreia G. Gênese e desenvolvimento do conceito de equação civilizatória na sociedade contemporânea. 2021. Relatório (pós-doutoramento em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

ELIAS, Nobert. O Processo civilizador - Volume 1: Uma história dos Costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

HARARI, Yuval N. 21 lições para o século 21. São Paulo. Companhia das Letras, 2018.

L’AMOUR, Louis. A Honra dos Sackett. Editora Globo, 1961.

LYNAS, Martin. Seis graus: o aquecimento global e o que você pode fazer para evitar uma catástrofe. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

OLIVEIRA, Fabiola de. O futuro está aí. Veja. São Paulo, p. 09-11, 13 nov. 1996. Entrevista: Arthur C. Clarke. Disponível em: http://md-m09.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/md-m09@80/2008/04.28.13.34/doc/o%20futuro.pdf. Acesso em: 31 dez. 2023.

REES, Martin. Sobre o Futuro: Perspectivas para humanidade: Questões críticas sobre ciência e tecnologia que definirão a sua vida. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

TAVARES, André Ramos. Vestígios do futuro: 100 anos de Isaac Asimov /André Ramos Tavares coordenador. São Paulo: Etheria Editora, 2020.

PIASSI, Luís Paulo de C. Ciência, Ficção Científica e Direitos Humanos: desafios educativos da contemporaneidade. In: TAVARES, André Ramos. Vestígios do futuro: 100 anos de Isaac Asimov /André Ramos Tavares coordenador. São Paulo: Etheria Editora, 2020, p. 21-26.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.