Resumo
O objetivo deste artigo é analisar um conjunto de entrevistas decorrentes de pesquisa de doutorado sobre o processo de construção social da qualificação, a fim de caracterizar possíveis expressões de socialização constitutivas de experiências qualificadoras de trabalhadores(as) em Penedo/Alagoas, entre os anos de 1957 e 1963. A metodologia utilizada nessa análise se caracterizou por uma abordagem qualitativa, com influência da técnica de coleta em história oral. As análises sinalizaram a ocorrência de duas formas de socialização nas experiências narradas, tais formas de socialização produziram expressões diferenciadas de qualificação, mediadas por relações entre os modos de vida, o trabalho e as alternativas de educação existentes. O artigo também identifica a coexistência de processos concomitantes de qualificação em operação nesse período, denominadas “experiências qualificadoras, costumeira e difusa”.
Referências
ALALUF, Matéo. Le temps du labeur: formation, emploi et qualification en sociologie du travail. Bruxelas: Editions de l'Université Libre de Bruxelles, 1986.
BERTUCCI, Liane Maria; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; OLIVEIRA, Marco Aurélio Taborda de. Edward P. Thompson: história e formação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
ENGUITA, Mariano Fernández. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014. Acesso em: 27 ago. 2024.
LOPES, José Sergio Leite. A tecelagem dos conflitos de classe na “cidade das chaminés”. São Paulo/Brasília: Marco Zero/Editora de UnB; em coedição com MTC/CNPq, 1988.
MELLO, Flávio Miguez de (Coord.); PIASENTIN, Corrado (Ed.). A história das barragens no Brasil, Séculos XIX, XX e XXI: cinquenta anos do Comitê̂ Brasileiro de Barragens. Rio de Janeiro: CBDB, 2011.
MONTENEGRO, Antônio Torres. Percursos historiográficos e metodológicos da contemporaneidade. In: SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de (Org.). Depois da utopia: a história oral em seu tempo. São Paulo: Letra e Voz, 2013. p. 69-70.
MOURA, Anderson Vieira. Trabalhadores, populismo e comunistas: os operários têxteis de Maceió/AL durante o governo Muniz Falcão (1956-1961). 2017. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
NAVILLE, Pierre. Essai sur la qualification du travail. Paris: Rivière, 1956.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da Teoria: um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa - 3 Volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura