Resumo
A entrevista realizada com Angela de Castro Gomes pelos organizadores do dossiê "História Oral e Mundos do Trabalho" foi marcada pela efemêride dos 30 anos de fundação da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e pela relação que a mesma estabeleceu com a metodologia. Ao longo da entrevista, tem-se uma visão ampliada da formação da professora e pesquisadora e da maneira como a mesma praticou a história oral a partir de seu trabalho no Centro de Pesquisa e Documentação do Brasil Contemporâneo (CPDOC-FGV) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atuou no Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI). Seu papel na difusão da história oral, na fundação da ABHO, bem como a relação entre história oral e os mundos do trabalho em suas pesquisas foram temas abordados na entrevista, destacando as obras A Invenção do Trabalhismo (1988), Velhos militantes (1988) e Ministério do Trabalho: uma história de vida e contada (2007).
Referências
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3ª ed. – Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2005.
ALBERTI, Verena. Ouvir contar. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ORAL et al. Fórum Saberes Históricos, 2022. Compromissos éticos na produção e difusão de saberes históricos. Disponível em: https://www.forumsabereshistoricos.com/. Acesso em: 12 jul. 2024.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: EDUSP, 1978.
FERREIRA, Marieta de Moraes; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). O desafio do diálogo: reflexões sobre história oral nos 30 anos da ABHO. São Paulo: Editora da FGV; Letra e Voz, 2024.
GOMES, Angela de Castro (Org.). Casa da moeda por seus moedeiros. Rio de Janeiro: Casa da Moeda, CPDOC, 2011.
GOMES, Angela de Castro (Org.). Ministério do Trabalho: uma história vivida e contada. Rio de Janeiro: CPDOC, 2007.
GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2001 [1989].
GOMES, Angela de Castro. História Oral e Historiografia: questões sensíveis. São Paulo: Letra e Voz, 2020.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004 [1968].
LOBO, Eulália Maria Lahmeyer (org.). Rio de Janeiro operário. Rio de Janeiro: Portnho Cavalcanti, 1992.
LOBO, Eulália Maria Lahmeyer. História do Rio de Janeiro – do capital comercial ao capital industrial e financeiro. 2ª ed. – São Paulo: Huitec, 2002.
LOBO, Eulália Maria Lahmeyer. Imigração Portuguesa no Brasil. São Paulo: Huitec, 2001.
LOPES, José Sérgio Leite. A tecelagem dos conflitos de classe na cidade das chaminés. Brasília: Marco Zero/ Universidade de Brasília, 1988.
RAMALHO, José Ricardo. Estado-patrão e luta operária: o caso FNM. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura