Banner Portal
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia
PDF

Palavras-chave

Fotografia. Período entreguerras. Pierre Verger.

Como Citar

ROLIM, Iara Cecília Pimentel. "Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 15–30, 2014. DOI: 10.20396/resgate.v22i27.8645764. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645764. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No período entreguerras, em países como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, a fotografia passou a ocupar um lugar central nos meios de comunicação de massa, na área da publicidade, na ilustração de livros e na moda. Com a forte demanda de imagens, a profissão de fotógrafo estruturou-se e o mercado organizou-se para suprir as necessidades daquele período. Em Paris, especificamente, havia uma grande circulação de imagens, onde uma mesma fotografia poderia transitar entre o documento, a arte e a memória. Desta forma, o artigo é sobre a fotografia "Pêch au harpon", de Pierre Verger, e sua trajetória na Paris dos anos 1930.
https://doi.org/10.20396/resgate.v22i27.8645764
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna, São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

BARTHE, Christine & PIERR, Anne-Laure. « La photothèque du musée de l´Homme. » Gradiva. Revue d´historie et d´archives de l´anthropologie 1999. Paris : jean michel place, gradhiva 25, 1999.

BAXANDALL, Michael, O Olhar Renascente. Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, São Paulo: Editora Paz e Terra, 1991.

BOUQUERET, Christian, La Nouvelle Photography en France, 1919-1939, Paris: Poitiers,1986.

BOUQUERET, Christian, Pierre Boucher, Photomonteur, Paris: Marval,2003.

DENOYELLE, Françoise. La lumière de Paris les usages de la photographie 1919-1939. Paris: L’Harmattan, 1997.

DIAS, Nélia. Le Musée d´Ethnographie du trocadéro (1878-1908). Paris :Centre National de la Recherche Scientifique, 1991.

EDWARDS, Elizabeth, “Antropologia e Fotografia”, Cadernos de Antropologia e Imagem, 2, 11-28, 1996.

FRASCINA, Francis, in Harrison, Charles, 1998, Primitivismo, Cubismo, Abstração, começo do século XX, São Paulo: Cosac & Naify Edições.

GAUTRAND, Jean-Claude. “Looking at others. Humanism and neo-realism”, in FRIZOT, Michel, Nouvelle Histoire de la Photographie, Paris : Bordas, 1994.

GUNTHER, Thomas. “The Spread of Photography Commissions, advertising, publishing.” In FRIZOT, Michel, Nouvelle Histoire de la Photographie, Paris : Bordas, 1994.

JEHEL, Pierre-Jerôme, “Fotografia e antropologia na França no século XIX”, Cadernos de Antropologia e Imagem 6, Rio de Janeiro:UERJ, 1998.

LAURIÈRE, Christine. « Georges Henri Rivière au Trocadéro. »

GRADHIVA. Revue d´historie et d´archives de l´anthropologie 2003. Paris : jean nichel place ,gradhiva 33, 2003.

RUBIN, Willian, “Modernist Primitivism na introduction” in RUBIN, W. (ed) Primitivism in Twentieth-Century Art: Affinity of the Tribal and the Modern, catálogo da exposição, MOMA, Nova York, 1984.

VERGER, Pierre, 50 Anos de Fotografia, Salvador:Editora Corrupio, 1982.

VERGER, Pierre, South Sea Island, Londres: Routlege & Sons, 1937.

O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.