Banner Portal

Filosofia e Educação

Edição Atual

v. 15 (2023)
Publicado em junho 18, 2024

Escopo: O periódico Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, organizada e editada pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destina-se à divulgação e ao debate de ideias nas áreas de Filosofia e Educação. A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca, dessa forma, não só contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição crítica da Filosofia e do pensamento educacional, pautando-se pelo pluralismo e pela abertura ao debate.
Qualis: A4 
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação:2009
E-ISSN: 1984-9605
Título abreviado: Filos. e Educ.
E-mailrfe@unicamp.br
Unidade: FE
Editor: Cesar Apareciddo Nunes
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Editorial

Cesar Apareciddo Nunes
e023001
Pluralidade do legado de Sílvio Ancízar Sanchez Gamboa: Editorial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8676839

Artigos

José Renato Polli, Charles Lamartine de Sousa Freitas
e023002
Silvio Gamboa: coerência militante e consistência teórica na defesa de uma educação humanizadora e como direito.
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673815
Rosana Helena Nunes
e023003
Contribuição do Prof. Sílvio Gamboa ao campo da educação, linguagem e ensino
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673190
Régis Henrique dos Reis Silva
e023004
Sílvio Gamboa : um filósofo democrático
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673141
Cesar Apareciddo Nunes, Manoel Francisco do Amaral
e023005
O legado de Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa (1949-2022): vida e luta pela democratização da educação como direito humano
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673761
Elismar Bezerra Arruda
e023006
A filosofia política de Anísio Teixeira em face do interesse capitalista
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671179
Damião Bezerra Oliveira, Ivys de Alcântara Silva, Camila de Souza da Silva
e023007
Diálogo como princípio formativo em Sócrates e Paulo Freire
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8675966
Wesley Silva Mauerverck, Catia Regina Assis Almeida Leal
e023008
Reflexões a partir do conceito de trabalho em Marx: a formação do homem histórico ou a história na formação humana?
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8674858
Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borges
e023009
Educação física escolar: conhecimento, natureza e especificidades
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673006
Genival Santos de Oliveira, Lucas Villa
e023010
Seja queer você quiser, segundo Judith Butler
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8675457
Matheus Vinícius Cavalcante, Neriely Dantas da Silva, Rodrigo Marcos de Jesus
e023011
O problema do racismo na formação do estudante de licenciatura em Filosofia
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673754
Roberta de Oliveira Barbosa, Deise Aparecia Peralta
e023012
Conhecimento, linguagem e educação: a concepção de Nietzsche e a produção discursiva neoliberal
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671496
Thiago Silva Freitas Oliveira
e023013
A racionalidade neoliberal e a lógica concorrencial na educação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8664103
Camila Faedo, Roseli de Fátima Rech Pilonetto
e023014
A fenomenologia na pesquisa da prática pedagógica da educação infantil
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673924
Antonio Carlos Valini Vacilotto
e023015
A educação em Direitos Humanos e a possibilidade histórica de proposição de uma ética universal dos Direitos Humanos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8676824

Resenha

Raylson Conceição, Michelle Nascimento Cabral Fonseca (Resenhista)
e023016
El tonto y los canallas: proposta transmoderna para perspectiva decolonial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8674524
Kleber Santos Chaves (Resenhista)
e023017
O ensino de Filosofia entre nós: um mosaico do Centro de Formação de Professores (CFC) da UFRB
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8672944

Ensaios

Thiago Sardenberg, Helenice Maia
e023018
Tecnologia: concepções a luz da Filosofia
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671978
Ver Todas as Edições