Banner Portal
Dilemas educacionais
PDF

Palavras-chave

Tecnologias
Educação
Pandemia

Como Citar

SILVA, Floriano Euclides Gomes da Silva; CERIGATTO, Mariana Pícaro. Dilemas educacionais : domínio tecnológico, saber e a crise de desempenho em meio à pandemia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v12i3.8661969. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661969. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo visa discutir no campo educacional a presença das tecnologias e suas influencias quanto à crise de desempenho do indivíduo dentro da sociedade, analisar como a escola e a educação passaram a lidar com a propagação de informações por parte dos alunos, e compreender os impactos advindos desse isolamento social provocado pela Pandemia da COVID-19. Com base em autores como Foucault (2009), Han (2018), França (2018) e Serres (2013). Concluindo que se deve ter criticidade ao utilizar esses recursos, ponderando o que se busca a partir deles, sendo que os mesmos podem ampliar como também contribuir para a limitação e submissão do sujeito.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661969
PDF

Referências

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciênc. saúde coletiva vol.25 supl.1 Rio de Janeiro June 2020 Epub June 05, 2020. disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csc/v25s1/1413-8123-csc-25-s1-2411.pdf.> Acesso em: 09 out. 2020.

FOUCUALT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFYS, Hubert & RABINOW, Paul. Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 273-295, 2009.

FOUCAULT, Michel. Poder - Corpo. In: Microfísica do poder. 2. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro. O modelo de negócios Facebook -Instant Articles no financiamento do jornalismo online no Brasil. Aracaju-SE: Editora Amazilia Coral, 2018. O modelo da Cauda Longa.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Editora Âyiné Âyiné. Belo Horizonte, 2018.

HAN, Byung-Chul, No Enxame: Reflexões Sobre o Digital. Lisboa, Relógios D’Águas Editores, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação/Vani Moreira Kenski. - 8ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012. – (Coleção Papirus Educação).

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASSETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12ª ed. Campinas: Papirus, 2006.

PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

PONTES, A. N. Um ponto aparentemente consensual é que a formação do cidadão para o acesso ao mundo digital depende diretamente da qualidade. I Seminário ATIID - Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (S. Paulo, Brasil, 28-29/08/2011)

SERRES, Michael. Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos – Rio de Janeiro; Editora Bertrand Brasil, 2013.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.