Banner Portal
v. 5 n. 2 (2013): Epistemologia e Teorias da Educação
Epistemologia e Teorias da Educação

Editorial

Régis Henrique dos Reis Silva, Márcia Chaves-Gamboa, Sarah Maria de Freitas Machado Silva
1-6
Epistemologia e teorias da educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635391
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635391

Dossiê

Sílvio Sánchez Gamboa
7-28
Evolução da análise da produção do conhecimento em educação e educação física: a dialética de um espectador (1987-2012)
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635392
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635392
Alexandro Andrade
29-42
Pós-graduação em educação física, inovação e prática pedagógica: reflexões iniciais
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635393
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635393
Carlos Jorge Paixão
43-56
Episteme dos métodos
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635394
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635394
Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
57-88
Afinidades eletivas entre a cientometria e os estudos sociais da ciência
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635395
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635395
Carlos Roberto Massao Hayashi
89-102
Apontamentos sobre a coleta de dados em estudos bibliométricos e cientométricos
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635396
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635396
Márcia Regina Silva, Solange Puntel Mostafa
103-119
A documentalidade das citações bibliográficas
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635397
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635397
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
120-165
Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635398
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635398
José Geraldo Silveira Bueno, Angelita Mendes Ramos de Oliveira
166-188
Balanço tendencial das dissertações e teses sobre dificuldades de aprendizagem (1987-2010)
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635399
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635399
Carlos Odilon da Costa, Vania Konell
189-207
Cosmovisão, educação e diversidade étnica para a emancipação xokleng/la klã nõ
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635400
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635400
Artur José Renda Vitorino
208-224
Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635401
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635401
Terezinha Duarte Vieira
225-240
A episteme e a opinião no projeto pedagógico de Platão
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635402
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635402
Michele Silva Sacardo, Janaina Walkíria Brito e Silva, Laylianne Torres Fernandes de Souza
241-263
Corpo e educação física: indicadores de produção científica
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635403
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635403
Rubens da Silva Ferreira, Ivson Conceição Silva, Gilson Trindade dos Santos
264-284
Análise da produção do conhecimento: pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635404
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635404
Cláudia Ramos de Souza Bonfim
285-301
A condição histórico-social da mulher na perspectiva socialista: um estudo das trajetórias de Rosa Luxemburgo e Alexandra Kollontai
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635405
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635405
Joelma de Oliveira Albuquerque
302-321
Crítica à pesquisa em educação do campo no Brasil: o limite crítico entre a educação do campo e a educação rural
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635406
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635406

Artigos

José Claudio Morelli Matos
322-340
Dewey e Dennett: dos fundamentos do naturalismo evolutivo aos fundamentos da educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635407
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635407