Banner Portal
Reflexões sobre a educação em Espinosa: a experiência do encontro como segundo nascimento
PDF

Palavras-chave

Educação. Espinosa. Ensino/Aprendizagem.

Como Citar

COSTA-PINTO, Alessandra Buonavoglia; RODRIGUES, Lisete. Reflexões sobre a educação em Espinosa: a experiência do encontro como segundo nascimento. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 111–129, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i1.8635412. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635412. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Espinosa nunca explicitou uma teoria sobre educação. Contudo, a leitura da sua obra dá-nos pistas para pensar a educação. A via para o conhecimento, que implica a interação de aspectos cognitivos e afetivos, dá-se como encontro daquele que se conhece com o conhecido, resultando no verdadeiro conhecimento, o qual é indissociável da felicidade suprema e do aumento de potência. O ignorante e o sábio são duas figuras extremas do devir-ético enquanto possibilidade de transformação inerente à existência humana, permitindo-nos refletir sobre a relação ensino/aprendizagem.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635412
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.