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Epistemologia da ciência cognitiva e sua implicação no ensino de ciências
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Palavras-chave

Ciência cognitiva. Ensino de ciências. Epistemologia.

Como Citar

OLIVEIRA, Elizângela Silva de; GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Ethel Silva de. Epistemologia da ciência cognitiva e sua implicação no ensino de ciências. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 424–438, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635514. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635514. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo procura extrair a contribuição para o Ensino de Ciências das reflexões e discussões sobre o conceito de mente. O texto evidencia como os processos mentais podem contribuir para se pensar uma epistemologia do Ensino de Ciências. Ao fazer a articulação entre os processos mentais discutido, avalia-se a possibilidade de uma Didática centrada nos processos cognitivos que ultrapassam formas tradicionais de pensar as Ciências da Educação. Conclui que o conceito de mente é insuficiente para sustentar uma epistemologia do ensino, mas desenha um modelo de conhecimento que supera os limites da pedagogia construtivista.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635514
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