Banner Portal
Destruição da história da educação: Indicações programáticas a partir da hermenêutica heideggeriana
PDF

Palavras-chave

Hermenêutica. Fenomenologia. Fundamentos filosóficos da educação

Como Citar

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto Saraiva. Destruição da história da educação: Indicações programáticas a partir da hermenêutica heideggeriana. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 117–136, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i3.1753. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1753. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo deseja responder o seguinte problema: como a hermenêutica fenomenológica de Heidegger possibilita pensar os conceitos fundamentais da educação? Para responder esta pergunta precisaremos: a) Apresentar o projeto heideggeriano da hermenêutica da facticidade; b) Caracterizar a história da educação como narrativa dos seus fundamentos, e c) Indicar como a hermenêutica heideggeriana liberaria o sentido das interpretações de educação, tornando seus fundamentos compreensíveis e permitindo interpretações radicais dos mesmos. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i3.1753
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.