Banner Portal
A episteme e a opinião no projeto pedagógico de Platão
PDF

Palavras-chave

Platão. Episteme. Opinião.

Como Citar

VIEIRA, Terezinha Duarte. A episteme e a opinião no projeto pedagógico de Platão. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 225–240, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635402. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635402. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este texto pretende compreender o lugar da episteme e da opinião no projeto pedagógico de Platão. Para isso, faz-se uma discussão sobre a poesia no contexto da paidéia poética para evidenciar o aspecto da transmissão oral  como preservação da história. Debate-se, também, sobre as matemáticas, retórica e virtude demonstrando como esses objetos do conhecimento são concebidos pelos sofistas. Ao mesmo tempo, procura-se entender, o sentido que Platão dar na paidéia platônica aos conteúdos já presentes na paidéia sofística. Tal estudo parece ser útil para compreender a maneira como Platão arquiteta e inova o discurso do projeto pedagógico do seu tempo, o qual se fundamenta, também, na relação entre opinião e episteme. Tema presente na obra A República, em específico no livro VII.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635402
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.