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Devaneio e educação
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Palavras-chave

Devaneio. Educação. Repetição.

Como Citar

SILVA, Vagner da. Devaneio e educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 100–124, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i2.8635426. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635426. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mostrar que é possível interpretar o pensamento de Rousseau como cíclico, no qual a última etapa, que o encerra e enseja a repetição é o devaneio. Apesar desta circularidade o pensamento de Rousseau não anula história e educação, pois o devaneio possibilita ao indivíduo um contato com a realidade objetiva e também uma fuga dela, fuga que torna o devaneio um marcador temporal e histórico.
https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635426
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