Banner Portal
Por uma pedagogia da tolerância
PDF

Palavras-chave

Tolerância. Educação. Religião.

Como Citar

COSTA, Israel Alexandria; ALBUQUERQUE, Tereza Cavalcante. Por uma pedagogia da tolerância. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 152–176, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i2.8635428. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635428. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objeto principal a exploração da possibilidade da existência de um compromisso de engajamento de Jean-Jacques Rousseau na luta filosófica contra a intolerância. Através de um exame hermenêutico em torno do Émile ou de L'Éducation, busca-se destacar e articular as reflexões rousseaunianas sobre a ideia de pitié naturelle de modo a sugerir que esta poderia substanciar um método pedagógico dirigido à formação de uma opinião e de uma vontade condizentes com a proposta de uma tolerância secularizada.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635428
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.