Banner Portal
O processo de (re)orientação teórico-epistemológica do departamento III - FACED/UFBA (2004-2006)
PDF

Palavras-chave

Epistemologia. Produção do conhecimento. Capoeira.

Como Citar

MIRANDA, Vamberto Ferreira. O processo de (re)orientação teórico-epistemológica do departamento III - FACED/UFBA (2004-2006). Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 211–226, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635501. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635501. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Buscamos analisar de um ponto de vista epistemológico (Habermas) três teses produzidas recentemente pelo Departamento de Educação III - FACED/UFBA que têm como objeto de estudo a capoeira. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa, destacando elementos da racionalidade diferenciada para pesquisa e produção do conhecimento na educação física presente nestas teses. Os resultados apontaram alguns indicadores duma (re) orientação teórico-epistemológica no campo acadêmico da educação física no estado da Bahia, a partir do diálogo com formas de manifestação da cultura corporal dos povos afro-descendentes.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635501
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.