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Educação e ideologia: uma análise ontológica
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Palavras-chave

Trabalho. Educação. Ideologia

Como Citar

ROSSI, Rafael. Educação e ideologia: uma análise ontológica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 168–193, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i2.8645985. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8645985. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Nos dias atuais, marcados predominantemente pela crise estrutural do capital, vários discursos e teses voltam a defender a necessidade de uma “neutralidade ideológica” frente aos processos educacionais em todas as instâncias. Partimos dos pressupostos mais gerais da relação que se estabelece entre a educação e a ideologia tendo por fundamento as bases históricas e ontológicas entre os complexos sociais com a totalidade e a categoria fundante do ser social: o trabalho. É por meio da abordagem ontometodológica que poderemos compreender corretamente a articulação entre estas categorias fundamentais para o debate teórico e ideopolítico em educação.

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645985
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