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A modernidade e suas sombras: problemas historiográficos no ensino de filosofia
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Palavras-chave

Modernidade. Historiografia. Eurocentrismo.

Como Citar

JESUS, Rodrigo Marcos de. A modernidade e suas sombras: problemas historiográficos no ensino de filosofia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 90–120, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8652000. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652000. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa a chamada Modernidade (sua periodização, caracterização, seus temas, problemas e filósofos significativos) apontando como seu estudo no ensino superior e no ensino médio apresenta uma historiografia marcada pela colonialidade do saber e pelo eurocentrismo. Propõe, assim, observar alguns problemas historiográficos da filosofia, entender suas causas e buscar ver o que está nas sombras da tradição filosófica.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652000
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