Banner Portal
Meu/nosso corpo estranho, o que temos é dele/nele que somos
PDF

Palavras-chave

Corpo estranho
Escola
Cultura.

Como Citar

FARIA, Juliano Ribeiro; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Meu/nosso corpo estranho, o que temos é dele/nele que somos: cultura, bios, educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 5–35, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v11i1.8655077. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8655077. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Construo esta pesquisa para dar visibilidade ao corpo estranho como produtor de arte, cultura e conhecimentos, quando esse encontra sua casa, o “seu corpo” (Bertherat, 2010), na escola. Esta se desenvolve epistemologicamente em Arte-educação descolonial a partir da condição na qual sempre fui colocado, de corpo estranho, por ser imperfeito ao modelo de corpo colonial imposto no ocidente, sempre em relação a um Outro. Continuamente, por isso, vivo sendo posto na categoria de “Ser menos”, na cultura, na vida, no aprendizado, como outros tantos corpos estranhos também vivem: ocupando o fundo da cena para deixar a coreografia em dança bonita ou as apresentações teatrais ou musicais harmônicas.

https://doi.org/10.20396/rfe.v11i1.8655077
PDF

Referências

BERTHERAT, Thérèse. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. Com colaboração de Carol Bernstein; tradução Estrela dos Santos Abreu. 21ª. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. “As fronteiras que es███████m as produções culturais da exterioridade”. Comunicação Oral apresentada durante o 13o Ciclo de investigações PPGAV: ███████. Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) realizado Florianópolis, Santa Catarina nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2018, p. 1-10.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. “(DE)CORPOSIÇÃO – CARVÃO E TINTA EM CORPONEG(R)ADO”. In: BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. (Org.). Anais da Jornada de Artes da UEMS 2018: para que serve o ensino das artes na escola?. Anais...Campo Grande(MS) UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UUCG - Unidade Universitária Campo Grande, 2018a. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/jart/108767-(DE)CORPOSICAO--CARVAO-E-TINTA-EM-CORPONEG(R)ADO. Acesso em: 04 nov. 2018 às 11:20.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Fronteira, biografia – biogeografias – como episteme descolonial para (trans)bordar corpos em artes da cena. In: Revista Conceição|Concept. Campinas, SP, v. 7, n. 1, jan./jun. 2018b, p. 142–157. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648471/18307. Acesso em 06 nov. 2018.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. O corpo que habito: esse não é o corpo da sala de aula, dos museus, nem o corpo da academia!. In: Acervo do autor. Campo Grande, MS, 2017, p. 1-15. (Texto no prelo).

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. (Trans)bordar fronteiras: estética bugresca para descolonizar corpos biogeográficos. In. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais... Uberlândia (MG) UFU, 2017. Disponível em www.even3.com.br/anais/IXCongressoABRACE. Acessado em: 08 fev. 2017, p. 4,493–4.518.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Ensino de artes X estudos culturais: para além dos muros da escola. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.

CARVALHO, Marília Pinto de. Gênero na sala de aula: a questão do desempenho escolar. In: MOREIRA, Antonio Flávio. CANDAU, Vera Maria. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 90-124.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Miriam Schnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.

FARIA, Juliano Ribeiro de; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. “CORPO ESTRANHO DA PERNA DE PAU: (UM SER MAIS) QUE HUMANIZA OS LUGARES QUE (DES)OCUPA ESCOLA E SOCIEDADE”. In: BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. (Org.). Anais da Jornada de Artes da UEMS 2018: para que serve o ensino das artes na escola?. Anais... Campo Grande(MS) UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UUCG - Unidade Universitária Campo Grande, 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/jart/109653-CORPO-ESTRANHO-DA-PERNA-DE-PAU--(UM-SER-MAIS)-QUE-HUMANIZA-OS-LUGARES-QUE-(DES)OCUPA-ESCOLA-E-SOCIEDADE. Acesso em: 04 nov. 2018 18:06.

FARIA, Juliano Ribeiro de; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Corpos estranhos: um “kahlo” para além dos muros da escola. In: PAES, Ademilson Batista; FIGUEIRA, Kátia Cristina Nascimento. (Org.). Anais Eletrônicos do IV EHECO, Campo Grande, MS, 2017, ISSN 22374310. Disponível em: http://eheco.com.br/ARQUIVOS/ANAIS/Juliano%20Ribeiro%20de%20Faria.pdf – acessando em: 04/11/2018.

FARIA, Juliano Ribeiro de; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. O corpo “Sofrido Kahlo” na escola: corpos estranhos que re-existem!. In: Acervo do autor. Campo Grande, MS. 2017a, p. 1-13. (Texto no prelo)

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.

GAVILÁN, Victor Manuel. El pensamiento en espiral: el paradigma de los pueblos Indígenas. Santiago, Chile: Ñuke Mapuförlaget; Editor Generali Jorge Calbucura; Diseño gráfico Susana Gentil. Ebook, 2012. (Working paper series 40).

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio. CANDAU, Vera Maria. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 67-89.

GÓMEZ, Pedro Pablo. MIGNOLO, Walter. Esteticas decoloniales. sentir. pensar Hacer en Abya yala y la gran comarca. In: GÓMEZ, Pedro Pablo. Estéticas decoloniales. [recurso electrónico]. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012, p. 6-23. Disponível em: https://adelajusic.files.wordpress.com/2012/10/decolonial-aesthetics.pdf – Acessado em: 22 out. 2018.

GREINER, Christine. Em busca de uma metodologia para analisar a alteridade na arte. In: Conceição / Concept. Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 10-21, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/issue/view/1417/showToc. acesso em: 06 nov. 2018.

GUERRA, Vânia Maria Lescano; NOLASCO, Edgar Cézar. (Org.). Michel Foucault: entre o passado e o presente, 30 anos de (des)locamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

HISSA, Cássio E. Viana. (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. (Humanitas).

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. In: Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu/PR, 1 (1), pp. 12-32, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acessado em: 22 nov. 2017.

MIGNOLO, Walter. D.. Habitar la frontera: Sentir y pensar la descolonialidad (Antología, 1999-2014). Francisco Carballo y Luis Alfonso Herrera Robles (Prólogo y selección). Primera edición en español. «La globalización de la indianización» / Global Indianization (2009, técnica y dimensiones variable). De Pedro Lasch. Edicions Bellaterra, S.L: Barcelona, Espanha, 2015.

MIGNOLO, Walter D.. “Desobediencia epistémica II. Pensamiento independiente y libertad De-colonial”. In: Otros logos – Revista de Estudios Críticos. Año I. Nro. 1. 2009, Centro de Estudios y Actualización en Pensamiento Político, Decolonialidad e Interculturalidad. Universidad Nacional del Comahue – Facultad de Humanidades. Neuquén – Argentina, p. 8-42. Disponível em: http://www.ceapedi.com.ar/otroslogos/revistas/0001/mignolo.pdf. Acessado em: 05 maio 2016.

MIGNOLO, Walter D.. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. In: Cadernos de Letras da UFF: Dossiê: Literatura, língua e identidade, n.34, 2008, p. 287-324. Disponível em: www.uff.br/ cadernosdeletrasuff/34/traducao.pdf. Acessado em: 08 jul. 2018.

MIILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

NOLASCO, Edgar Cézar. A (des)ordem epistemológica do discurso fronteiriço. In: BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio; NOLASCO. Edgar Cézar; GUERRA, Vânia Maria Lescano; FREIRE, Zélia R. Nolasco dos S. (Org.). Fronteiras Platinas em Mato Grosso do Sul (Brasil/Paraguai/Bolívia): biogeografias na arte, crítica biográfica fronteiriça, discurso indígena e literatura de fronteira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 65-93.

SKLIAR, Carlos. A escrita na escrita: derrida e educação. In: SKLIAR, Carlos. (Org.). Derrida & a Educação. 1. ed.. 1 reimp.. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 9-33.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. SP: Ed. Perspectiva, 2003.

STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: formação do artista da dança. Campinas SP: Papirus, 2006.

STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na educação. Discutindo questões básicas e polêmicas. In: Pensar a Prática. no. 6., Jul./Jun., p. 73-85. 2002-2003. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/55/54. Acesso em: 08 mar. 2018.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.