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Concepções de ciência de um curso de licenciatura em ciências biológicas
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Palavras-chave

Ciência
Formação de professores
Ensino de ciências biológicas

Como Citar

FEIO, Kleber Vinicius Gonçalves; PAIXÃO, Carlos. Concepções de ciência de um curso de licenciatura em ciências biológicas: excertos e reflexões introdutórias . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 342–354, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v11i2.8655799. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8655799. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo analisar excertos de entrevistas com professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a finalidade de estabelecer um panorama  analítico balizado por  reflexões de caráter introdutório, sobre as concepções de ciência explícitas e tácitas presentes nas respostas desses docentes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. A título de Conclusão, está investigação nos remete ao entendimento de que, existe no Curso estudado uma predominância de uma racionalidade técnica na interpretação e manutenção de um sentido de ciência aproximada de um tipo de positivismo alargado e um culto a noção de evolução-progresso de cunho neodarwinista.

https://doi.org/10.20396/rfe.v11i2.8655799
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