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A importância da família como expressão dos direitos humanos e as suas intersecções com a educação e a escola na educação básica brasileira.
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Palavras-chave

Família
Educação
Direitos Humanos

Como Citar

PRAZERES, Guilherme de Almeida. A importância da família como expressão dos direitos humanos e as suas intersecções com a educação e a escola na educação básica brasileira. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8660968. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8660968. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo busca refletir sobre as diferentes concepções de Família, tanto em sua constituição histórica quanto em sua formação cultural e social atual, com ênfase na garantia legal e institucional do “direito familiar” no Estado de Direito do Brasil. Analisa as transformações históricas da Família e destaca sua importância sociológica, psicológica e cultural, para a humanização e a formação da dignidade de cada pessoa. Trata-se de um estudo bibliográfico e histórico, com um resgate institucional e conceitual, seguido de uma interpretação das interrelações entre Famílias e Escolas, postas para a promoção do sucesso escolar e cultural das crianças e dos adolescentes. Aponta a Educação como um importante campo de articulação entre as esferas familiares e a sociedade, acentuando a importância de estudos que vinculem a questão da Família como Direito Humano inalienável.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8660968
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