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Apontamentos para uma educação como exercício de espanto
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Palavras-chave

Ontologia
Fundamentos da educação

Como Citar

RIBEIRO, Luan Alves dos Santos. Apontamentos para uma educação como exercício de espanto. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 2148–2171, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8662123. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8662123. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo fazer apontamentos ontológicos acerca dos fundamentos da educação. Para tal, seguiremos a via do pensamento de Martin Heidegger, adentrando no âmbito da questão do ser (Seinsfrage). Para cumprir tal tarefa, subdividiremos o trabalho em três momentos distintos. Primeiramente, apresentaremos algumas críticas à educação como transmissão de conhecimento, como ensino humanista e como educação técnica. Após, apresentaremos alguns elementos basilares do pensamento heideggeriano. Por fim, faremos algumas reflexões e indicações de ordem hermenêutica e de ordem prática sobre a educação afim de pensarmos a sua essência (Wesen) como um perpétuo exercício de espanto.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8662123
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