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A lógica na construção de perguntas de investigação na produção do conhecimento stricto sensu
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Palavras-chave

Epistemologia
Lógica
Produção do conhecimento
Educação física

Como Citar

VILAS BÔAS JUNIOR, Jaildo; SÁ, Kátia Oliver de; ALVES , Moisés Henrique Zeferino. A lógica na construção de perguntas de investigação na produção do conhecimento stricto sensu. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 2056–2081, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8663836. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8663836. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Objetivamos elaborar um balanço sobre lógica das perguntas científicas na produção do conhecimento stricto sensu. Tomamos como fontes 100 dissertações e 32 teses escritas por docentes que trabalham em cursos de Educação Física no Estado da Bahia – 1982 a 2018, abordando enquanto objeto a lógica instituída pelas perguntas científicas na referida produção. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como método o materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que 48% das produções têm suas perguntas de investigação construída a partir da lógica formal; 28% apresenta uma lógica dialética na elaboração das perguntas científicas; e 24% não apresentam problema de investigação.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8663836
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